É fã de esportes? 10 nomes inspirados em atletas que fizeram história!

Do futebol ao tênis: separamos opções com significados lindos para você registrar o seu filho e transmitir para ele o espírito batalhador dos esportistas!

Registrar o pequeno com o nome de uma pessoa que você admira é um jeito especial de homenageá-la e de tentar transmitir as características positivas dela – que pode ser uma personagem que revolucionou a história, uma cantora famosa e, por que não, um atleta de sucesso?

E no caso da última opção, melhor ainda se for um esportista cujas conquistas foram acompanhadas de pertinho (ou da tela da televisão) por vocês. Pensando nisto, separamos 10 atletas femininos e masculinos, do futebol à ginástica artística, que podem servir de inspiração na hora de escolher o nome do bebê.

Aliás, alguns deles são papais, e não pudemos deixar de compartilhar tanta fofura junta:

1. Cristiano

Eleito cinco vezes o melhor jogador futebol do mundo, Cristiano Ronaldo não poderia ficar fora da lista! O português já passou por várias seleções de renome mundial e surpreende em campo por sua agilidade e gols improváveis (e, pelo jeito, é também pai babão de três crianças fofíssimas!).

Seu nome, aliás,/ é uma ótima opção para os pais que – além de amantes do esporte – também gostam de nomenclaturas religiosas, já que o significado do termo de origem latina é “aquele que segue Jesus Cristo”.

2. Jaqueline

A estrela do vôlei feminino coleciona títulos nacionais e internacionais, além de ter sido eleita a melhor ponteira na Superliga Brasileira de 2019-20. E não é que o nome da jogadora faz jus ao seu espírito batalhador? Isso porque Jaqueline é a forma feminina e reduzida de Jacó, que significa “calcanhar de Deus”, expressão que simboliza uma pessoa combatente e incansável.

No registro acima cheio de amor, a ponteira da Seleção aparece com o filho Arthur, que completa seu sétimo ano de vida em dezembro.

3. Michael

Um atleta de renome é pouco? Então trouxemos logo dois que com certeza você já ouviu falar: o nadador e recordista norte-americano Michael Phelps (na foto com seus filhos) e o ex-jogador de basquete, considerado por muitos o melhor de todos os tempos, Michael Jordan.

O que eles têm em comum é o nome charmoso, considerado a versão inglesa e alemã de Miguel, que foi inclusive a nomenclatura mais escolhida para registrar meninos em 2019 aqui no Brasil. Sua tradução, derivada do hebraico, significa “semelhante a Deus”. 

4. Tom

Tom Brady é um dos maiores jogadores de futebol americano de todos os tempos! Ele, que atua no time New England Patriots, já foi eleito o esportista do ano diversas vezes e é detentor de vários recordes individuais. Mas se você não acompanha o esporte, te damos outra referência: o astro é casado com a modelo brasileira Gisele Bündchen, com quem tem dois filhos – Vivian, de sete anos, e Benjamin, de dez.

E se a ideia é escolher um nome cuja pronúncia fica linda em vários idiomas, Tom é uma ótima opção! O curtinho é o diminutivo de Tomás ou Thomas, que quer dizer “gêmeo”, mas também pode receber o significado de Antônio, que seria “valioso” ou “de valor inestimável”. Sem falar que as nomenclaturas que parecem apelidos estão super em alta, né?

Veja também

5. Serena

Tranquilidade e plenitude são características que exalam deste nome feminino! Sério mesmo: Serena deriva da palavra latina “serenus”, que pode ser traduzida como “serenidade”. Além disso, ela é a versão espanhola de Sirena, que por sua vez vem do grego “siren”, responsável por dar origem ao que chamamos de sereia. 

Quem é chamada assim é a tenista Serena Williams, que aparece na foto com sua pequena Alexis, de apenas três anos. Muita fofura ela imitando a pose da mãe, né?

Veja também

6. Alisson

O eleito melhor goleiro da Copa América de 2019 é também pai de dois pequenos – Helena e Matteo (passe a foto para o lado para se deliciar com as carinhas deles 😍 ). Alisson, além de seguir a tendência dos nomes unissex, que valem para meninos e meninas, carrega um significado bem emblemático, referindo-se a alguém “de qualidade nobre” ou “que vem da nobreza”.

7. Felipe

Felipe é um queridinho pelos pais e presença confirmada nas listas dos nomes mais escolhidos (em 2019, por exemplo, ele ficou em 27º lugar). É assim também que se chama o piloto brasileiro e vice-campeão de Fórmula 1, Felipe Massa.

Pela junção de dois termos gregos, o nome costuma ser traduzido como “aquele que ama cavalos”. Provavelmente por esta relação com a cavalaria, ele é uma nomenclatura bastante frequente entre os membros da realeza na Europa até os dias de hoje.

8. Marta

Ser eleita a melhor futebolista do mundo seis vezes não é pra qualquer uma, né? Marta é inspiração para muitas meninas apaixonadas por futebol e sua luta pela visibilidade feminina neste esporte já é motivo o suficiente para escolher chamar a sua filha assim.

Além da força que o termo traz consigo, ele também pode significar “senhora” se considerarmos sua origem aramaica. Ah, e outra correspondência aparece no Antigo Testamento, em que Marta é irmã de Virgem Maria e celebrada no dia 29 de julho.

Veja também

9. Rafael

Apesar de não ser brasileiro, o tenista espanhol Rafael Nadal que ocupa o segundo lugar no ranking mundial masculino tem um nome bastante comum no nosso país – que esteve entre os 20 mais escolhidos para meninos no último ano.

Na tradição católica, Rafael foi um arcanjo importante que teria realizado algumas curas, e sua tradução do hebraico tem relação com este feito, já que significa “o que Deus tocou” ou ainda “o que Deus curou”.

10. Daiane

Como ouvir a música “Brasileirinho” e não lembrar das apresentações emocionantes de Daiane dos Santos? Ela foi a primeira ginasta a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial e continua recebendo homenagens carinhosas pelas suas vitórias.

E o nome da atleta não fica para trás em termos de preciosidade! Proveniente do latim, ele significa “divina” e na mitologia romana era como se chamava a deusa da lua e da caça, sendo associado também a características de brilho e iluminação.

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho ou filha vai estar lá! )

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.