11 nomes poderosos que significam força

Cauã, Valentina, Brian... Vários dos hits entre os pais são também ótimas opções para desejar que a criança seja forte para lidar com as adversidades.

Por Flávia Antunes Atualizado em 30 ago 2021, 15h20 - Publicado em 30 ago 2021, 17h00

Como pais, não podemos negar os nossos mais sinceros votos para que o pequeno chegue ao mundo protegido, cheio de amor para dar e livre para ser o que quiser. Outro atributo que a criança vai desenvolvendo aos poucos, conforme tem novas experiências é a força para lidar com as adversidades. Mas enquanto isso, que tal deixar registrada essa potência na certidão de nascimento do filho?

Separamos aqui 11 nomes emblemáticos que remetem a pessoas fortes e valentes. Alguns carregam traduções literais e outros possuem sentidos mais metafóricos. Qual será que ganha o seu ❤?

1. Eric

Quem se lembra do príncipe marinheiro de “A Pequena Sereia”? O personagem da Disney é retratado de forma valente nas telinhas e sua elegância se estende também para a pronúncia e significado do seu nome, que quer dizer “sempre com força” ou “sempre poderoso”.

A nomenclatura de origem escandinava tem ainda ligação com a realeza, visto que doze reis europeus na História já foram registrados desta forma, além de ser uma opção que fica boa tanto em português quanto em inglês.

2. Valentina

Outro nome, desta vez para meninas, que remete à valentia e força é Valentina. Desde 2017, a opção vem ganhando o coração dos pais e, apesar de ter caído algumas posições no ranking dos mais escolhidos, continua sendo o oitavo lugar nos favoritos da última década.

Apesar da tradução mais literal, a palavrinha também é associada a pessoas vigorosas e cheias de saúde. Tudo o que mais desejamos para a pequena nesses tempos, né?

3. Brian

“Colina”, “montanha”, “virtuoso” ou “aquele que é forte”. São inúmeras possibilidades de definição deste nome curtinho, mas todas apontam para um menino de personalidade marcante. E olha só que curioso: as duas últimas traduções têm relação com a figura do rei irlandês Brian Boru, responsável por eliminar os vikings do território europeu em meados do século 11.

4. Audrey

Vai uma inspiração autêntica – e bem Hollywoodiana – aí? O nome que nos lembra a icônica atriz Audrey Hepburn vem do inglês para “nobre força” e apareceu pela primeira vez no Reino Unido, através de uma princesa do antigo Reino de Estanglia. 

5. Cauã

Nem sempre os significados bonitos dos nomes são encontrados ao pé da letra. Cauã, por exemplo, vem diretamente da língua tupi para “gavião” ou “falcão”, mas podemos ampliar a sua simbologia considerando as características de força e determinação da ave de rapina, que carrega presas com pesos semelhantes ao seu.

Continua após a publicidade

6. Luan

Ainda nas opções baseadas na beleza do reino animal, temos Luan. Como a pronúncia já sugere, o nome significa “leão” em albanês – remetendo à liderança desta espécie – mas alguns estudiosos apontam para sua raiz germânica ou gaélica, que traria a conotação de uma pessoa guerreira.

Pela semelhança na escrita, há ainda a possibilidade de que seja o masculino de Luana, que quer dizer “calma” ou “tranquila”. Só traduções especiais!

7. Bernardo

Nossa última sugestão que remete à fauna é também um grande hit entre os pais! Bernardo foi o sexto nome mais escolhido em 2020 para meninos e refere-se a uma pessoa “forte como um urso”. Caso queiram homenagear a descendência francesa da família, é possível optar pela variação Bernard, que deixa a certidão de nascimento ainda mais “moderninha”!

8. Matilda

Pense em um nome com ar de “antiguinho”, mas que está voltando à moda. Em Portugal, a variante Matilde já faz sucesso, mas aqui encontramos mais sua forma escrita com “a”. De todo modo, a nomenclatura germânica significa “mulher forte e batalhadora” e inclusive denomina uma santa alemã vivida no século 9.

9. Alana

Alguns nomes são mais usados para registrar meninos, mas ficam ainda mais diferentes e charmosos em sua versão feminina. Este é o caso de Alana, que vem do celta para “pedra”, em referência a um marco de conquista e que permite associarmos a qualidades de firmeza e determinação.

Pesquisadores dizem que o termo pode também derivar de uma palavra gaélica, que traz consigo atributos da beleza e formosidade, além de ser utilizado no Havaí para alguém que está sempre à frente.

10. Gabriel

Quem disse que nome de anjo não pode ser imponente? Gabriel é famoso por remeter a um dos sete arcanjos de Deus, o portador das boas notícias e encarregado de avisar Maria que ela estava esperando Jesus.

Por conta disso, o termo de origem hebraica significa “o tem a força divina” ou então “homem forte de Deus”. E como se não bastasse ser o quarto mais escolhido para meninos na última década, a nomenclatura ganhou ainda mais popularidade pela atuação do atleta Gabriel Medina, primeiro brasileiro a vencer um mundial de surfe.

11. Astrid

Escrita poderosa e significado também! Astrid ganhou relevância por aparecer na linhagem de várias famílias da realeza, como uma rainha da Bélgica no início do século 20, e quer dizer “força divina”.

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! 😉)

Continua após a publicidade

Publicidade