11 nomes de menina deslumbrantes inspirados nas divas do cinema
Inspirada tanto no mundo cinematográfico nacional quanto internacional, a lista traz opções como Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Fernanda Montenegro.
Homenagear uma pessoa importante da família, apostar na tendência dos curtinhos ou preferir um bem diferente, que vem diretamente das estrelas… As inspirações para escolher o nome do pequeno são muitas e o importante é que, na hora de bater o martelo, os pais estejam felizes com o que ele representará.
Só que às vezes, diante de um leque de alternativas tão grande, precisamos de uma mãozinha para selecionar, né? Por isso, prepare o caderno (ou o bloco de anotações do celular) para deixar registrado nomes bonitos e marcantes do mundo cinematográfico – tanto nacional quanto internacional.
Além de relembrarmos as histórias de figuras icônicas de mulheres que brilharam em frente às câmeras, você também poderá ver o significado de cada um dos nomes (artístico ou não). Inclusive, na nossa lista, tem até mesmo o mais popular há anos nos rankings mundiais.
Ficou curioso? Confira:
1. Marilyn Monroe
Diretamente do glamour de Hollywood da década de 50, dificilmente alguém não conhece a icônica figura de Marilyn Monroe. A marcante mulher de cabelos loiros e uma pinta na bochecha direita estreou no cinema com o filme “The Shocking Miss Pilgrim”, em 1947. Mas o seu papel de destaque veio quatro anos depois, com “O Segredo das Viúvas”, passando por “O Inventor da Mocidade” até chegar em “Quanto Mais Quente Melhor” – considerada na época como a melhor comédia de todos os tempos.
A título de curiosidade, Marilyn Monroe foi o nome artístico adotado por Norma Jeane Mortensen, após uma vida atribulada com a família e relacionamentos que não deram certo. E a sua origem é a mistura de dois nomes: Mary e Linn. O primeiro é a versão norte-americana de Maria, mãe de Jesus na Bíblia, carregando conotações como “a pura”, “senhora soberana” ou ainda “a vidente”.
Já o significado do segundo nome é frequentemente encontrado quando pesquisado com um “n” só. Ele é unissex, de origem chinesa e remete a “floresta” ou “bela jade”.
2. Fernanda Montenegro
Arlette Pinheiro Esteves da Silva, popularmente conhecida pelo nome artístico Fernanda Montenegro, começou a carreira cinematográfica sendo dubladora do filme “Mãos Sangrentas”, em 1955, e dez anos depois como atriz em “A Falecida”. Na trajetória da artista, ela marcou presença em filmes brasileiros de sucesso como “O Auto da Compadecida”, “Central do Brasil” e “O Tempo e o Vento”, isso sem falar nas séries, novelas e peças de teatro.
Mesmo com 91 anos, o legado da atriz continua e isso aparece marcado desde o seu nome. De origem germânica, Fernanda significa “aquela que segue com coragem” ou ainda “aquela que é ousada para atingir a paz”. Forte, né?
3. Audrey Hepburn
De geração para geração, a icônica Audrey Hepburn ficou famosa por clássicos como “Bonequinha de Luxo”, uma produção inspirada no conto de Truman Capote e lançado em 1961. Só que para os seus fiéis fãs, outros títulos entram na lista como “A Princesa e o Plebeu”, “Cinderela em Paris” e “Sabrina”.
Para quem gosta do nome da atriz e pensa em trazê-lo para a pequena que está a caminho, saiba que ele nasceu na época inglesa medieval e significa “aquela que é nobre e forte”.
4. Carmen Miranda
Nascida em Portugal e criada no Brasil, Carmen Miranda começou sua carreira no rádio, sendo a primeira mulher a assinar o contrato com uma emissora radialista em território brasileiro. Mas o seu talento não parou por aí! Em 1939, ela concretizou seu papel de atriz com a participação no filme “Banana da Terra”, em que interpretava a famosa música “O que que a baiana tem”, de Dorival Caymmi.
A marcante figura de turbante e looks exuberantes acabou ficando reconhecida como a representação do Carnaval no exterior e ganhou o apelido de “a pequena notável” ao esbanjar tanto carisma e talento em um pouco mais de 1,50m.
O seu nome tem duas origem: a primeira é hebraica, da expressão “karmel” que significa “vinha de Deus”. Já a outra é do latim “carmen” que remete a “canção”, “poesia” ou ainda “aquela que profetiza em forma de versos”. Tudo a ver com a potência musical de Carmen Miranda!
5. Angelina Jolie
Com o sucesso em “Garota, interrompida” em 2000, o período marcava o nascimento de Angelina Jolie no mundo hollywoodiano ao levar para casa o troféu do Oscar, na categoria de melhor atriz coadjuvante. A partir de então, a diva tem encantado o público com longas famosos como “Malévola”, “Sr. e Sra. Smith” e “O Colecionador de Ossos”.
Já o seu nome tem origem na expressão grega “ággelos”, que significa “mensageiro” e, mais tarde, resultou na palavra “angelus”, que traduzida significa “anjo”. Assim, há quem some as definições, dizendo que o nome corresponde a “anjo mensageiro”.
6. Grace Kelly
Se você já ouviu falar sobre o famoso diretor Alfred Hitchcock, Grace Kelly também está na sua mira. Isso porque o cineasta foi um grande admirador da atriz, que iniciou a carreira com o filme “High Noon”, mas foi realmente vista em “Mogambo”. Mais tarde, ainda com Hitchcock, ela participou dos filmes “Disque M para Matar”, “Ladrão de Casaca” e “Janela Indiscreta”.
De origem latina, o nome Grace significa “a que traz bênçãos”. Já Kelly é categorizado como um nome unissex, mas há estudos que indicam que quando ele passou a ser usado por mulheres, o termo que remetia a “descendente da guerra” passou a significar “donzela guerreira”. Assim, juntando os dois, há um mix de graciosidade e força que pode inspirar sua bebê desde o nascimento!
7. Sônia Braga
“Sábia”. É com esta palavra singular que se define o nome da atriz que, após conquistar o coração de muitos fãs em novelas como “Selva de Pedra” e “Irmãos Coragem”, estrelou no cinema com um dos filmes de maior bilheteria brasileira, “Dona Flor E Seus Dois Maridos”, em 1977. Cinco anos depois, Sônia Braga levou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado com a personagem Maria, do filme “Eu Te Amo”. Já com o longa “O Beijo da Mulher Aranha”, o público estrangeiro pôde apreciar o talento da artista brasileira.
Recentemente, Sônia voltou aos holofotes com a participação em dois filmes do diretor Kleber Mendonça. A primeira na trama “Aquarius”, em 2016, e a segunda no hit “Bacurau”, em 2019, que chegou a ser cogitado como um dos possíveis indicados ao Oscar no ano.
8. Greta Garbo
Nascida em Estocolmo, capital da Suécia, Greta Garbo é conhecida como a diva do cinema hollywoodiano das décadas 20 e 30. Isso porque, entre idas e vindas de longas cinematográficos, foi apenas em 1927 que a artista foi reconhecida por seu talento, ao estrelar o filme mudo “A Carne e o Diabo”. Mesmo com uma grande parcela de pessoas duvidando da sua capacidade com a criação do cinema falado, a atriz deu um show na trama “Anna Christie”, ao ponto de ser indicada ao seu primeiro Oscar como melhor atriz.
O nome da artista conhecida por filmar tanto a versão muda quanto sonora de “Anna Karenina” e fazer sucesso com “A Dama das Camélias” é bastante comum no seu país de origem e significa “pérola”.
9. Elizabeth Taylor
Com a possibilidade de ser escrito tanto com “s” quanto com “z”, o nome feminino significa “a prometida por Deus”. Além da relevância bíblica dada a ele, o que também contribuiu para a sua popularidade ao redor do mundo foi a fama da atriz Elizabeth Taylor, quem estreou em filmes icônicos como “Cleópatra”, “A Megera Domada”, “Quem tem medo de Virginia Woolf?” e “Os Farsantes”.
10. Glória Pires
Além das muitas novelas – e de sempre estar envolta em brincadeiras nas redes sociais-, Glória Pires também é um nome famoso associado ao cinema brasileiro. A atriz faz parte de tramas como “O Quatrilho” – que concorreu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro -, “Irmã Dulce”, “Lula, o filho do Brasil”, “O outro lado do paraíso” e também “Se eu fosse você”.
O nome Glória tem origem latina e significa “famosa”. Entretanto, a sua popularidade ao redor do mundo se deu principalmente pela história cristã em que a expressão “glória!” é usada para saudar Nossa Senhora. Além disso, destaca-se o fato de que é um nome facilmente transformado em composto, como é o caso de Maria da Glória, comumente usado em Portugal para cultuar a santa.
11. Sophia Loren
Diretamente da Itália, a atriz começou sua jornada no cinema com o filme “O Ouro de Nápoles”, em 1954. Mas foi apenas oito anos depois que ela teve a carreira concretizada ao ser indicada ao prêmio de melhor atriz tanto no Oscar quanto no Festival de Cannes com o longa “Duas mulheres”. A sua presença no mundo cinematográfico foi tão importante que, em 1991, recebeu uo Oscar Honorário por ser vista como um dos tesouros do ramo.
E enquanto Sophia Loren marca presença nas telonas, seu nome também faz história nos registros dos cartórios. De acordo com rankings anuais, Sofia é o nome mais popular ao redor do mundo e não por acaso: de origem grega, ele remete à “sabedoria” ou “conhecimento” – e pode ser escrito de acordo com a preferência dos pais, sem perder seu valor!
(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O da sua filha vai estar lá!)