Os nomes de bebês mais bonitos inspirados em músicas contagiantes

De "minha pequena Eva" até "Valerie". Separamos canções nacionais e internacionais cujos títulos podem dar uma forcinha na hora de registrar o pequeno!

Por Flávia Antunes Atualizado em 11 fev 2021, 10h02 - Publicado em 8 fev 2021, 18h20

Sabe aquele ditado de que a arte imita a vida? Quando se trata de escolher como seu filho ou filha irá se chamar, o inverso também pode acontecer! Sim, para uma escolha difícil como essa, vale buscar inspiração naquilo que realmente faz o seu coração bater mais forte: seja no nome de sua escritora preferida, de um atleta que você admira ou daquela mulher forte que fez história por uma conquista revolucionária.

E se nenhum deles te conquistou, a boa notícia é que o mundo musical é repleto de ideias para todos os gostos! Além dos próprios artistas serem chamados de formas muitas vezes inéditas e criativas, existem vários títulos de canções que recebem nomes próprios – tanto nacionais quanto internacionais.

Não importa se você curte pop, MPB ou rock: selecionamos opções para meninos e meninas baseadas em nomes de músicas atuais – que você pode escutar ali no fim da matéria, na nossa playlist no Spotify. Separe o fone de ouvido e venha com a gente!

1. Ana

Um clássico é um clássico! Ana é um daqueles curtinhos que nunca sai de moda no Brasil – especialmente quando usamos a criatividade para formar belos nomes compostos, como é o caso de “Analua”, música do cantor Armandinho.

O termo hebraico, que significa “cheia de graça” ou “abençoada” também é título de uma composição da artista Mallu Magalhães. Apesar dos ritmos diferentes, ambas as canções exalam brasilidade e são perfeitas para dar o play quando quiser relaxar!

2. Cecília

E falando em popularidade, temos aqui o nome que ocupou o décimo lugar no ranking dos mais escolhidos para meninas em 2020! A palavra designa uma pessoa cheia de sabedoria, capaz de enxergar além do óbvio, do que os olhos são capazes de ver e, de tão especial, foi escolhida para nomear várias músicas nacionais.

Temos, por exemplo, o hit “Cecília”, da dupla ANAVITÓRIA, e a composição do cantor de MPB Cícero, mas a lista de canções chamadas assim é extensa e internacional e agrada aos ouvintes de várias gerações.

3. Ben

Falando agora de uma opção internacional cuja pronúncia fica linda em vários idiomas, temos Ben como uma ótima escolha para os pais de meninos. O nome, que traduzido do hebraico quer dizer literalmente “filho”, é título de uma música do cantor e compositor Rubel, que inclusive já foi indicado ao Grammy Latino em 2018.

E apesar de também poder ser utilizado como abreviação de Benjamin ou Benedito, o termo funciona super bem sozinho e segue a tendência dos nomes delicados que parecem apelido.

  • 4. Eva

    “Minha pequena Eva, Eva!” 🎵. Apostamos que você leu no ritmo da música, né? A composição da banda Rádio Táxi ficou famosa na voz de Ivete Sangalo e é presença obrigatória nos bloquinhos carnavalescos.

    De acordo com a Bíblia, assim foi chamada a primeira mulher existente, nascida da costela de Adão e mãe de todos os homens. Não à toa, o termo pode ser traduzido como “aquela que dá vida” e se destacou nos últimos anos principalmente por sua simplicidade e por trazer esperança em seu significado.

    5. Emily

    Temos fãs de Elton John aí? O cantor, pianista e produtor britânico é símbolo de uma geração e lançou no fim da década de 90 a canção “Emily”. Embora seja mais comum no Brasil como Emília, não podemos negar a sutileza deste nome, que denota uma pessoa “que fala de modo agradável” ou “que gosta de fazer elogios”.

    Continua após a publicidade

    6. Mateo

    Os pais que curtem opções espanholas – ou que pretendem homenagear a descendência da família – têm aqui um prato cheio! Mateo é uma variação de Mateus e sua origem hebraica permite três interpretações: pode significar tanto “dom”, quanto “presente” ou “dádiva de Deus”. Além do mais, é na Bíblia o autor de quatro evangelhos do Novo Testamento.

    E trazendo agora para o cenário musical, temos uma canção bastante recente que recebe este nome, da artista sueca Tove Lo. Em uma pegada mais voltada para o pop, a música de 2019 é dançante e lembra outras faixas famosas da cantora.

    7. Valerie

    Outra nomenclatura charmosa vinda do exterior é Valerie – mais encontrada em território brasileiro como Valéria. Ela designa a famosa letra de Amy Winehouse, que inclusive foi o single mais vendido da artista no Reino Unido, e também uma das faixas do canadense The Weeknd, cuja popularidade aumentou ainda mais depois de sua apresentação no Super Bowl 2021, principal evento de futebol americano nos Estados Unidos.

    8. Sofia

    Sofia é hit mundial – e não estamos só falando da música da estadunidense Clairo, viu? Na realidade, o nome está entre os dez mais escolhidos pelos pais brasileiros e o fenômeno se repete em dois terços dos países do mundo. 

    Um dos motivos de tamanho sucesso talvez seja pelo seu significado emblemático, já que o termo de origem grega remete à “sabedoria” e ao “conhecimento”. Interessante também é pensarmos que ele transcende barreiras religiosas, sendo adotado tanto por católicos quanto muçulmanos.

  • 9. Alice

    Um dos mais recentes lançamentos de Lady Gaga tem como nome justamente um predileto pelas famílias! Alice é uma daquelas nomenclaturas clássicas que voltaram à moda com tudo – tanto que se tornou o segundo mais popular na última década para meninas.

    Consultando a fundo, vemos que o termo pode ser associado a mais de uma origem, mas todos os significados são belíssimos! Se considerarmos que ele veio do grego, sua tradução quer dizer “real” ou “verdadeira”. Já outros teóricos dizem que o nome seria um diminutivo do alemão Adelaide, que denota alguém “de qualidade nobre”.

    10. Marjorie

    Temos aqui uma opção duplamente musical: além de ser o nome da cantora e atriz brasileira Marjorie Estiano, é também o título da nova faixa da norte-americana Taylor Swift, lançada em 2020 e fruto de um trabalho realizado durante a pandemia do novo coronavírus.

    E se as inspirações não foram o suficiente para convencer da beleza do nome, quem sabe o seu significado não faz esse trabalho? Isso porque o termo francês quer dizer “pérola”, material brilhoso e raro produzido pelas ostras.

  • 11. Charlie

    Não poderia faltar um nome neutro e elegante em nossa seleção! Charlie é o diminutivo de “Charles”, bastante usado entre a família Real britânica e significa “Homem”, enquanto humanidade, mas por extensão costuma ser atribuído também a uma pessoa livre. Se a ideia é ouvir um folk rock bem instrumental, uma boa indicação é “Charlie Boy”, da banda “The Lumineers”. 

    E para curtir o som e se familiarizar com todas as faixas enquanto pensa no nome do seu filho, dê o play na nossa playlist!

    (Não gostou de nenhuma destas sugestões? Confira estes 30 nomes inspirados em outros sucessos musicais ou então acesse nossa ferramenta de nomes de bebês. O da sua filha ou filho vai estar lá! 

    Continua após a publicidade
    Publicidade