18 nomes compostos com a combinação perfeita de significados

"Querido e iluminado", "graciosa e pura"... Além de ampliar o leque de escolha dos pais, os termos carregam significados complementares - e muito especiais!

A decisão do nome do bebê pode envolver vários critérios e, vamos ser sinceros: nem sempre é fácil chegar a um consenso entre os pais, né? Por isso, uma aposta é optar pelos compostos, que possibilitam a junção de dois temos diferentes, ampliando o leque de escolha, além de carregarem consigo mais de uma tradução – e diversos apelidos para o pequeno! Também pode ser a chance de homenagear duas pessoas importantes na vida dos pais.

Para ajudar nesta tarefa, selecionamos 18 nomes compostos de meninos e meninas com a combinação perfeita de significados. Alguns unem características de força, outros trazem a virtude da graciosidade e há ainda os que compartilham a mesma origem religiosa. Ficou curioso? Confere só:

1. Victor Hugo

Victor vem do latim, que significa “vencedor”, enquanto que Hugo costuma ser associado ao termo germânico “hugi”, que faz referência à mente e aos pensamentos. Por isso, juntando os dois termos, o resultado é “o pensador vitorioso”, ou então “o que vence através do pensamento”.

2. Ana Clara

De origem hebraica, Ana quer dizer “cheia de graça” ou “abençoada”. Já Clara deriva do latim e carrega a tradução de “brilhante e formosa”. Assim, a combinação formaria “mulher brilhante e graciosa”. Bem especial, né?

3. Davi Lucca

A união desses dois curtinhos também traz um significado lindo. Davi deriva do hebraico, que pode ser traduzido como “amado”, e Lucca, embora seja por vezes associado aos habitantes originais da Lucânia, também possui raízes no termo latim que designa “luz”. Sendo assim, o nome composto traz consigo o sentido de uma pessoa “querida e iluminada”.

4. Maria Alice

De acordo com a tradição bíblica, Maria foi mãe de Jesus Cristo e, portanto, responsável por gerar toda a humanidade – recebendo também, segundo alguns estudiosos, a conotação de “senhora soberana”. Alice, por sua vez, pode ser associada àquela que vem da realeza, o que resulta no significado de “senhora soberana de linhagem nobre”.

5. Enzo Gabriel

Enzo ocupou o pódio na lista dos mais queridos para meninos em 2018. Apesar de não estar mais em primeiro lugar, ele continua em alta – assim como seus derivados. No caso do composto Enzo Gabriel, formado pelo primeiro termo italiano e o segundo hebraico, a tradução mais aceita seria algo como “homem de Deus que é senhor do lar”.

6. Luísa Helena

A combinação destes nomes carrega um significado cheio de energia! Isso porque Luísa, a variante feminina de Luís, vem de “guerreira famosa”, e Helena quer dizer “resplandescente” ou “repleta de luz”. Na mitologia grega, inclusive, Helena era a princesa de Esparta e símbolo de beleza transcendental.

7. Pedro Henrique

A coincidência é grande quando vamos analisar este nome. Isso porque Pedro vem do termo grego para “pedra” ou “rocha” e Henrique nada mais é que uma tradução do germânico para “senhor da fortaleza”. O pequeno chamado assim, portanto, carrega o significado de “senhor do lar resistente como uma pedra”.

Veja também

8. Ana Sophia

Ana possui origem hebraica e quer dizer “cheia de graça” ou “abençoada” – inclusive por conta de seu significado para o cristãos, já que foi o nome dado à avó de Jesus Cristo. Mesmo que advindo de um lugar diferente, Sophia também traz consigo uma virtude: o termo é a tradução literal de “sabedoria” para os gregos.

9. João Miguel

De tão popular entre os pais, o nome esteve na lista dos 50 mais escolhidos em 2019 para meninos. Sua combinação de termos une duas palavras de origem hebraica: João, que pode ser traduzido como “Deus é misericordioso”, e Miguel, que significa “aquele que se parece com Deus”. Um prato cheio para os fãs de nomes religiosos!

10. Nicole Beatriz

Nicole é a forma feminina de Nicolau, que é associado àquele que traz a vitória para o povo. Enquanto isso, Beatriz vem do latim e significa “aquela que traz alegrias”. A junção dos dois nomes não poderia fazer mais sentido, hein?

11. Arthur Gabriel

Apesar de os teóricos não terem certeza sobre sua origem, Arthur parece ter vindo do celta e significaria “grande urso”. Por sua vez, Gabriel, um dos sete arcanjos de Deus, pode ser encarado como “aquele que tem a força divina”. O atributo da força, portanto, parece conectar os dois nomes.

12. Maria Valentina

Valentina foi o quinto nome mais registrado para meninas em 2018! E não à toa: de origem latina, o termo designa uma pessoa vigorosa, cheia de saúde. Quando o juntamos com Maria, então, obtemos algo como “senhora soberana valente” ou então “aquela que é pura e cheia de saúde” – isso porque, como Virgem Maria foi a mãe de Jesus, o nome também pode ser associado ao atributo da pureza.

13. José Augusto

Ainda de acordo com a religião cristã, José foi o companheiro de Maria, trazendo uma carga religiosa para o nome. A forma José vem do hebraico Yosef, que significa “aquele que Deus acrescentou”. Já Augusto é proveniente do latim, que seria traduzido como “elevado” ou ainda “sagrado”.

Veja também

14. Letícia Eloá

Para os pais que preferem nomes menos convencionais – mas ainda sim lindos – esta é uma boa opção! O composto une Letícia, palavra usada para se referir a alguém sempre alegre, e Eloá, que surgiu diretamente do termo “Elohim”, o hebraico para “Deus”. O resultado? Podemos encontrar como significado algo semelhante à “Deusa que traz felicidade”.

15. Luiz Felipe

As duas formas de escrever Luiz – com final “z” ou “s” – compartilham a mesma origem germânica e significam “guerreiro famoso”. Quando juntamos com o nome Felipe, a combinação é perfeita: ele vem do grego e quer dizer “aquele que ama cavalos”. Mais especial ainda é o fato de, por conta da tradição da cavalaria, o nome aparecer com frequência entre membros da realeza europeia.

16. Flora Lis

Nomes relacionados à flora estão super em alta! Neste composto, trazemos logo dois: “Flora”, que quer dizer literalmente “flor”, e Lis, que significa “lírio” em francês – um gênero de flores de origem europeia com mais de 100 espécies. Outra curiosidade é que, antigamente, a monarquia francesa utilizava em seus brasões a flor-de-lis, símbolo de poder, soberania e honra.

17. João Guilherme

As combinações com João também fazem muito sucesso! Com o fim Guilherme, que remete à palavra germânica para “protetor”, obtemos um significado cheio de características positivas: “protetor agraciado por Deus”.

18. Nina Maria

De origem espanhola, Nina significa “garota graciosa” e é considerada por alguns estudiosos a versão abreviada de “Ana”. Já Maria, como vimos, traz consigo os atributos da pureza ou então a força de ter sido, de acordo com a Bíblia, a mãe de toda a humanidade. Mais uma vez, um composto com significados que se complementam – deixando o nome ainda mais charmoso! ❤

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s