Por que este é o nome que virou moda ao redor do mundo

Com certeza você deve conhecer uma criança com este nome! Pois saiba que ele também é o queridinho pelos pais em outros países.

Alguns nomes marcam épocas e acabam virando mania por um tempo ou em determinado país. É o que acontece quando nasce um bebê da família real, quando algum famoso registra o filho com um nome especial ou quando um personagem ou uma música se tornam um hit.

Alguns no entanto, continuam fascinando os pais e performando por anos sem cair do ranking dos mais escolhidos. E Sofia é um destes casos de sucesso sem fim. Você com certeza deve conhecer alguma!

E se pensou que apenas no Brasil ele é querido, está enganada! Por aqui, ele ocupou a sexta posição na lista de 2018 e na 2019, mas também performa como um dos nomes preferidos de pais no México, no Chile, na Austrália, na Estônia, na Eslováquia e até na Rússia.

Segundo levantamento de Laura Watternberg, autora do famoso livro e site The Baby Name Wizard, o nome se repete em dois terços dos países do mundo. Ou seja, estamos diante de um fenômeno!

Veja também

E o que significa, afinal?

Sim, é claro que o nome tem realmente um significado muito bonito. De origem grega, Sophia remete à “sabedoria” e ao “conhecimento”. Muito usado pelos povos de língua alemã, também ganhou fama na Inglaterra a partir do século XVII, quando foi escolhido para a filha do Rei James I.

Uma peculiaridade é que ele transcende barreiras religiosas, sendo adotado de católicos a muçulmanos. E, ainda que seja um sucesso agora, é um nome clássico que não ficou datado. Comum sim, mas carregando todo um charme.

Veja também

Versões do nome podem ser encontradas, mas o significado continua o mesmo. Sophia, Sophie, Sofie, Sofea e Zsófia podem ser alterações encontradas em diversas partes do mundo.

Outra informação interessante sobre o nome vem do site My Name is, uma plataforma de dados compilados a partir do Administração do Seguro Social dos EUA. Enquanto Sophie teve seu pico em 1917 e voltou a circular em 2011, a variação Sophia só foi ficar popular em 2012. Já Sofia explodiu em 2014 por lá.

Veja também

Quer mais motivos para a popularidade? Uma das divas do cinema, Sophia Loren, fez crescer a fama do nome nas décadas de 50 e 60, enquanto o livro “O Mundo de Sofia”, de Jostein Gaarder, conhecido no mundo todo inspirou os pais dos anos 1990 em diante.

Segundo o site Baby Name Wizard, este é o ranking do nome em alguns países do mundo:

  • #5 no Canadá 
  • #7 nos Estados Unidos United States
  • #16 na Áustria
  • #19 na Alemanha 
  • #21 na Nova Zelândia

E se Sofia não é a sua escolha, veja outros significados de nomes de bebês! Você vai encontrar o do seu filho ou filha aqui!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s