12 nomes de menina cheios de atitude que remetem a cores

As nomenclaturas garantem alegria e positividade para a certidão da pequena - e uma delas foi inclusive a escolha da cantora Beyoncé para a sua filha!

Por Flávia Antunes Atualizado em 1 fev 2021, 17h51 - Publicado em 1 fev 2021, 17h50

A tradicional ideia de registrar a filha com o nome de algum parente especial ou homenageando a nacionalidade da família é bonita e válida, mas nada impede que você deposite doses de criatividade na certidão do bebê! Sim, estamos falando de chamá-lo com alguma nomenclatura que traga todo o otimismo do verão, a serenidade do mar ou então que comece com alguma letra do alfabeto inusitada.

Outra maneira de trazer alegria e positividade para a criança que está por vir é procurar por palavras que lembrem as cores. Algumas são traduções ao pé da letra – como Rosa e Coral -, outras têm os seus significados mais escondidos nas entrelinhas e existem ainda opções internacionais cheias de autenticidade, que, inclusive, foram a escolha de personalidades famosas.

De qualquer forma, simbologia e atitude não vão faltar! Confere só as 12 inspirações que separamos:

1. Violeta

De tradução literal,  o nome remete à delicada flor de pétalas roxas. Mas para além do significado óbvio, a espécie também simboliza a virtude da modéstia e é popularmente associada à lealdade, à espiritualidade e ao equilíbrio.

A variante inglesa Violet foi muito popular na Escócia no século 16 e se difundiu para os outros países a partir do século 19. Até mesmo na Disney, este nome foi usado para batizar uma personagem de “Os Incríveis”.

2. Jade

A pedra de cor esverdeada é valorizada por sua beleza e pelas propriedades de proteção e boa sorte, e funciona para muitos como um amuleto – o que faz do nome ainda mais especial!

Sobre sua origem, sabe-se que o termo foi introduzido pelos espanhóis na França e em seguida chegou à Inglaterra. Como desde a época medieval, o mineral tinha a fama de ajudar no tratamento de doenças, o significado da palavra remete justamente a isto: “pedra com poder de curar”.

3. Veridiana

Muitos significados estão associados a este nome imponente! Alguns estudiosos, por exemplo, alegam que ele teria surgido a partir do termo latino viridis, que quer dizer “verde”. Já outra interpretação da palavra aponta para a tradução “a verdadeira divina”.

E não para por aí: a opção feminina ainda pode estar associada a algo “verdejante” ou “florescente”, e inclusive era usada pelos antigos falantes do latim para designar frescor e juventude.

4. Siena

Em inglês, “sienna” é uma espécie de terra ou argila de cor vermelho-alaranjado. No entanto, não é só na cor que a beleza deste nome reside. Acredita-se que a opção ficou famosa por conta da tendência de apelidar o bebê com o nome de algum lugar memorável – ou que seja importante para os pais por algum motivo.

Isso porque Siena é uma cidade italiana repleta de história e universalmente conhecida pelo seu patrimônio artístico. O local já foi inclusive classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, sabia? Mais um motivo grandioso para registrar a pequena desta forma!

5. Rosa

Não poderíamos deixar de lado o nome que remete à flor mais simbólica da cultura ocidental! Podendo ser encontrada em várias cores, cada uma delas tem seu próprio significado – a rosa branca, por exemplo, é associada à pureza e à inocência, enquanto que a vermelha está mais ligada à paixão.

Continua após a publicidade

Ela também possui correspondência na mitologia grega, pela figura da deusa Afrodite, e no cristianismo, como símbolo de Maria, sem falar que dá nome à ativista americana Rosa Parks, importante no movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

6. Scarlet

O nome autêntico surge de uma palavra inglesa que quer dizer “vermelho”. Por conta da tonalidade escura, Scarlet também reflete qualidades como coragem e força. É uma ótima pedida para os pais que curtem opções internacionais!

7. Blue

E falando em nomes gringos, temos aqui uma escolha de ninguém mais, ninguém menos, que a icônica Beyoncé! A cantora norte-americana chamou sua primeira filha de Blue Ivy e, apesar de ser uma aposta ousada e diferente, ela carrega significados interessantes – e bem ligados ao arco-íris!

Blue é “azul” em inglês – cor associada à calma, tranquilidade e até à realeza – e Ivy é como se denomina um tipo de planta trepadeira de pequenas flores amarelas. Este último também pode ser traduzido como “hera”, que quer dizer “guerreira”.

8. Coral

Coral é uma cor alegre, geralmente associada à expressividade e otimismo – tudo o que desejamos para a nossa filha, concordam? Outra referência do nome aparece na natureza, já que é assim que se chama o animal típico de mares tropicais que, ao se depositar nas profundidades da água, dá origem a formações lindíssimas conhecidas como recifes.

9. Olívia

Olívia já faz sucesso no cenário internacional – principalmente no Reino Unido -, e cada vez mais vem ganhando o coração das famílias brasileiras! De origem latina, o nome tem como tradução “azeitona ou “oliveira” e também é associado ao tom verde com nuances de amarelo, que pode significar esperança.

Os pais católicos devem conhecer também a simbologia sagrada da árvore, que é citada em várias passagens da Bíblia, além de ser ligada à força e à vida, principalmente por sua longevidade e por sua capacidade de germinar mesmo quando danificada.

10. Rubi

Vitória, coragem e sucesso são as principais promessas da joia rubi! O nome curto e delicado deriva do latim “ruber”, que quer dizer “vermelho” ou “corada” – mas claro que a preciosidade é uma característica associada ao termo, especialmente se considerarmos que a pedra está entre as mais desejadas das joalherias e mais populares entre os colecionadores.

11. Celeste

Celeste soa como um nome mágico só pela pronúncia, mas seu significado confirma, designando uma pessoa que vem do céu ou que é celestial. Como bem sabemos, a palavra corresponde também ao chamado “azul celeste”, um tom límpido que se assemelha ao céu sem nuvens.

Por sinal, é uma forte aposta se considerarmos que os nomes que remetem à astronomia e no ar livre devem bombar nas maternidades em 2021!

12. Hazel

Talvez o mais incomum da lista, Hazel pode significar tanto “aveleira”, como é chamada a árvore que dá avelãs, quanto “castanho claro”. Um ponto positivo é que o nome segue a tendência dos unissex, funcionando para meninos e meninas.

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O da sua filha vai estar lá! )
Continua após a publicidade

Publicidade