14 nomes autênticos e lindos que fazem sucesso na Espanha

Se a ideia é homenagear as raízes espanholas da família ou apenas escolher uma opção cheia de charme para o pequeno, você está no lugar certo!

Por Flávia Antunes 3 ago 2020, 17h35

Depois dos portugueses e italianos, os descendentes de espanhóis são o grupo mais numeroso em nosso país. Eles representam toda uma cultura riquíssima, marcada por amplas manifestações artísticas, culinária diversificada e forte tradição nos esportes – alô, mães e pais fanáticos por futebol!

Por isso, se a família ainda não definiu como o novo integrante irá se chamar e pretende homenagear as raízes espanholas – ou apenas escolher uma opção autêntica e elegante para o pequeno – uma boa ideia é apostar nos nomes que fazem sucesso na Espanha! São várias possibilidades para meninos e meninas, e com certeza alguma delas vai ganhar o seu ❤.

1. Juan

No último ano, Juan foi o sexto nome masculino mais registrado na Espanha! De pronúncia charmosa (lê-se “Ruan”), o curtinho é a forma castelhana de João, do hebraico que significa “Deus é gracioso”. Entre as personalidades mais famosas com este nome está Juan Carlos I, rei espanhol que ficou no trono até 2014.

2. Isabel

Na mesma posição do ranking, só que das meninas, está Isabel. Também de origem hebraica, o nome quer dizer “prometida a Deus” e pode ser escrito com “z” ou então em sua forma abreviada “Isa” – que, por sinal, está super na moda entre os pais! E olha que digno de realeza: o termo se popularizou na Europa por rainhas da Espanha, Portugal e França se chamarem assim.

  • 3. Vicente

    Para os pais, o pequeno é sempre um vencedor, né? E é justamente este o significado de Vicente! O nome deriva do latim “Vincentius” e é nada mais que “o que vence” ou “conquistador”. Ele também possui grande importância religiosa por conta de São Vicente de Saragoça, um dos primeiros mártires cristãos e que recebeu uma data especial em sua homenagem, sendo comemorada todo os anos no dia 22 de janeiro. 

    4. Lorena

    Inicialmente, Lorena era um sobrenome usado para designar uma região geográfica – mais especificamente, as pessoas do reino de Lotário. Se formos consultar o significado do termo, também podemos encontrar algo como “reino da famosa guerreira”, refletindo atributos de honra e orgulho para a pessoa que o carrega.

    5. Alejandro

    A versão espanhola de Alexandre traz o mesmo significado heroico e poderoso: “o defensor da humanidade”. Lindo, né? Esta tradução pode ser associada às conquistas de Alexandre, o Magno, um nobre da Macedônia responsável por comandar um dos maiores impérios da Antiguidade.

  • 6. Sara

    Curtinho só na escrita, viu? O nome de quatro letras tem toda uma história grandiosa e quer dizer “princesa”. Sara foi uma personagem bastante emblemática nas histórias bíblicas, citada no Antigo Testamento como esposa de Abraão e mãe de Isaac. Apesar de no início ter sido uma nomenclatura utilizada apenas por judeus, isto mudou no século XVI e hoje já se popularizou em vários continentes.

    Continua após a publicidade

    7. Miguel

    “Aquele que se parece com Deus”. Tem significado mais simbólico que este? Miguel, além de bastante comum entre os espanhóis, foi também o nome mais escolhido pelos brasileiros para meninos em 2019. Ou seja, pode apostar nele que a escolha é certeira! Para os pais que gostam de termos religiosos, fica aqui mais um motivo: Miguel é um arcanjo citado cinco vezes na Bíblia e tido como representação de humildade.

    8. Eva

    Nomes de várias origens remetem à “vida”, como Zoe, que vem do latim, e Eva, do hebraico. Este último significa mais especificamente “a que dá vida” ou “a que vive” e é como se chamava a primeira mulher existente para os católicos, nascida da costela de Adão e mãe de todos os homens. Com a fama dos curtinhos, o nome virou um dos prediletos entre os adultos!

  • 9. Pablo

    A variante espanhola de Paulo quer dizer “pequeno” ou “humilde”. Originalmente, era o nome de um clã na Antiga Roma, mas acabou se difundindo principalmente na Espanha e América Latina. Ah, e ele carrega toda uma veia artística consigo, já que é o nome de personalidades como o pintor Pablo Picasso e o escritor Pablo Neruda.

    10. Martina

    Forma feminina de Martin, ela significa “deusa da guerra”. Embora seja derivada do latim, ela possui variantes espalhadas por vários países da Europa e é notoriamente popular na Itália. E olha só que curioso: de 1970 até 2000, a utilização do nome no Brasil teve aumento de 300% segundo dados do IBGE.

    11. Joaquin

    Aqui costumamos a escrever Joaquim terminando em “m”, mas na Espanha a grafia é um pouquinho diferente. De todo o jeito, o nome tem origem hebraica e pode ser traduzido como “Deus construirá” ou “Deus estabeleceu”. No Brasil, uma pessoa de grande destaque no universo acadêmico que foi chamada assim é Joaquim Nabuco, diplomata, político e jornalista imortalizado na história como um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

    12. Antonia

    Sim, os nomes usados tradicionalmente para meninos (como Antônio, Francisco, Eduardo) ficam lindíssimos em sua versão feminina e estão super em alta! Antonia é um deles – e, de brinde, ainda traz um significado cheio de força. Proveniente do grego, ele quer dizer “aquela que floresce e tem valor inestimável”. Adoramos!

  • 13. Mateo

    Um dos mais charmosos da lista, Mateo é uma variação de Mateus e sua origem hebraica permite três interpretações: pode significar tanto “dom”, quanto “presente” ou “dádiva de Deus”. Ambos muito emblemáticos, né? Na Bíblia, é o nome do autor de quatro evangelhos do Novo Testamento.

    14. Alicia

    Alicia vem de Alice, que possui origem germânica. O nome se consagrou universalmente pela personagem queridinha de “Alice no País das Maravilhas”, obra do inglês Lewis Carroll, e ganhou ainda mais força quando foi transformada em filme pela Walt Disney. Além disso, Alicia é associada a uma série de qualidades positivas, como “verdadeira” e “sincera”. 

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

    Continua após a publicidade
    Publicidade