12 nomes inspirados em personagens das séries mais queridinhas da Netflix

Das produções clássicas até as mais recentes: separamos nomes bonitos e modernos baseados em sucessos do streaming.

Por Flávia Antunes Atualizado em 17 mar 2021, 18h24 - Publicado em 15 mar 2021, 18h27

Sejam produções de ficção ou baseadas em histórias reais, não podemos negar o efeito que os seriados têm sobre nós! Eles nos transportam para lugares que sonhamos em conhecer, nos fazem sentir emoções intensas e também nos conectam com a personalidade e trajetória dos personagens que os habitam.

E por essa identificação toda, podemos nos pegar querendo trazer a inspiração das telinhas para o “mundo real”. E por que não usar um nome do integrante da nossa série preferida – e, consequentemente, com as qualidades positivas que ele carrega, como determinação, inteligência e espontaneidade?

Pensando nisso, relembramos alguns dos principais títulos de sucesso da Netflix. Alguns são clássicos, como Grey’s Anatomy, e outros entraram no catálogo há pouco tempo, mas já repercutiram positivamente.

Confira só esses 12 nomes bacanas baseados em personagens de séries queridinhas da plataforma:

1. Raquel

Quem maratonou o seriado espanhol “La Casa de Papel”, certamente sabe da importância da inspetora policial Raquel na história. Responsável pela negociação com os integrantes da equipe durante o assalto à Casa da Moeda, ela até pode começar como antagonista do Professor, mas muitas reviravoltas a aguardam depois da primeira temporada!

Sem mais spoilers, temos aqui um nome bonito e bastante encontrado no Brasil. Ele deriva da palavra hebraica Rahel, que quer dizer “ovelha” e, por extensão, é associado a pessoas pacíficas e conciliadoras. Também possui correspondência bíblica, já que aparece no Antigo Testamento como a esposa de Jacó.

2. Jonathan

Outra série que deu o que falar é “Stranger Things”! Ambientada na década de 80, ela acompanha a saga de um grupo de jovens que fazem de tudo para encontrar o amigo desaparecido Will – mas que acabam se deparando com criaturas assustadoras no caminho.

Na trama, Jonathan é o irmão da criança que some, um adolescente introspectivo que possui um grande talento para a fotografia. Seu nome, de pronúncia singela, significa “presente de Deus” ou “dom divino”. Alguns estudiosos o apontam como derivação de Nathan e ambas são opções que ficam boas em vários idiomas.

3. Daphne

De origem grega, o nome tem como tradução literal “louro” e aparece na mitologia como uma ninfa pela qual Apolo, o deus do Sol, apaixonou-se. Como o ramo de louro era oferecido para os atletas que ganhavam os jogos olímpicos da época, o termo carrega também o sentido de uma pessoa vitoriosa.

Para quem ficou ligado nas novidades da Netlflix no fim de 2020, deve ter assistido ao sucesso “Bridgerton”, inspirado nos romances da autora norte-americana Julia Quinn e que tem como protagonista Daphne. A filha mais velha da família é destinada a escolher um pretendente para casar, mas luta para conseguir traçar o seu próprio destino – mesmo em uma sociedade cheia de rituais que dão pouca liberdade às mulheres.

4. Anthony

Irmão de Daphne na série, Anthony tenta protegê-la a qualquer custo e é outro que batalha para se adequar aos padrões da época, já que se apaixona por uma mulher fora do seu círculo social. Ah, e já adiantamos: a segunda temporada de “Bridgerton” está confirmada e promete focar ainda mais na história de amor desse personagem!

Bastante difundido entre os ingleses, o nome carrega um significado emblemático, que deve agradar os pais: “valioso” ou “de valor inestimável”. Se preferirem, é possível ainda optar pelas suas correspondências em outras línguas, como o próprio português “Antônio” ou o francês “Antoine”.

  • 5. Camila

    Com estreia recente, em fevereiro de 2021, “Cidade Invisível” é uma produção brasileira que permaneceu por semanas na liderança da plataforma de streaming. O enredo gira em torno de um mistério envolvendo os seres da nossa mitologia – e um deles é Camila, a cantora que se transforma na sereia Iara à noite.

    Continua após a publicidade

    Uma das possíveis origens deste nome charmoso é do latim Camillus, usado para designar uma “jovem de caráter irretocável” ou então “mensageira”. Já para os povos da Grécia Antiga, Cadmilos era o deus da fertilidade e filho do deus Sol, o que faz com que o nome possa remeter a alguém que é “solar”.

    6. George

    Nem tão recente (mas ainda muito amada) é “Grey’s Anatomy”, que mesmo depois de 17 temporadas continua sendo a série favorita de muitos! Um dos personagens que habita a trama é George, um médico inicialmente atrapalhado, mas que se prova muito competente ao longo dos episódios.

    O nome elegante também foi usado pelo Príncipe William e Kate Middleton para batizarem o filho e é o segundo mais popular para meninos no Reino Unido! Proveniente do grego, George significa “o que trabalha na terra” ou “agricultor” e nada impede de considerarmos em seu simbolismo as características de cavalheirismo e gentileza associadas à sua variante Jorge, mais encontrada no Brasil.

    7. Verônica

    “Bom dia, Verônica” repercutiu na Netflix por ser mais que só um thriller policial. A série aborda questões urgentes e reais sobre a violência contra as mulheres em nosso país. A corajosa protagonista tem características que combinam com o significado de seu nome, uma vez que ele significa “aquela que tem uma imagem autêntica” ou então “verdadeira”. Qualidades especiais para a pequena que está por vir!

    8. Anne

    A variação francesa de Ana é representativa para os católicos, por ser o nome da avó de Jesus Cristo, e para os cinéfilos também, já que denomina a personagem extrovertida, imaginativa e inteligente da série “Anne with an E”.

    Se formos consultar o significado do termo curtinho, encontramos “cheia de graça” e “abençoada”, o que faz jus às duas mulheres que citamos – e, por que não, à nova integrante da sua família?

  • 9. Noah

    O que acontece nos outros países acaba ditando as tendências por aqui – e isto é ainda mais perceptível quando pensamos no cenário dos nomes! Noah, por exemplo, foi a segunda nomenclatura internacional mais escolhida para meninos e anda bombando no Brasil, principalmente pela fama dos termos curtinhos.

    De pronúncia leve, Noah deriva da palavra hebraica “noach” e quer dizer “conforto” e “descanso”. Além disso, ele tem “Noé” como seu equivalente português, que remete ao personagem bíblico que recebeu a missão de construir uma arca e salvar os animais do dilúvio.

    10. Emily

    Com episódios leves e que te transportam para cenários deslumbrantes da França, “Emily in Paris” bombou na plataforma de streaming! Embora seja mais comum no Brasil como Emília, não podemos negar a sutileza do nome da protagonista, que denota uma pessoa “que fala de modo agradável” ou “que gosta de fazer elogios”.

    Se formos lembrar da trajetória da personagem, acrescentaríamos à lista das qualidades boas doses de determinação e resiliência para se adaptar a um ambiente tão diferente do que estava acostumada.

    11. Chloe

    Uma das apostas para 2021, Chloe era usado na Grécia Antiga para representar o campo verdejante, florescendo logo depois do inverno – o que faz com que carregue simbolismos de positividade e esperança.

    Transportando agora para o universo das séries, este é o nome da detetive perspicaz de “Lúcifer”, produção inspirada nos quadrinhos da DC e que já está chegando em sua sexta temporada.

    12. Beth

    A talentosíssima Beth Harmon é a estrela do seriado “O Gambito da Rainha”, que conta a história de uma menina orfã que se torna um prodígio no xadrez. O nome é um daqueles delicados que parecem apelido (no caso, seria o diminutivo de Elizabeth) e que possui forte significado religioso, podendo ser traduzido como “promessa de Deus” ou ainda “consagrada a Deus”.

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho ou filha vai estar lá! )

    Continua após a publicidade
    Publicidade