Estes são os nomes de bebês mais populares ao redor do mundo
Que tal viajar pelas tendências internacionais? O levantamento considerou 25 países e, spoiler: Luna é um dos queridinhos em várias partes do globo!
A cultura de cada país influencia na forma com que as pessoas se comportam, em como se vestem, como se alimentam… e também nas inspirações para nomes de bebês! Claro que existem termos cuja pronúncia fica bela em vários idiomas e aquele que coincide de ser queridinho em várias partes do globo, mas outros carregam as particularidades e significados especiais do território de onde vieram.
Para entender melhor essas tendências, o site norte-americano Nameberry fez um grande levantamento com os leitores ao redor do mundo e selecionou as nomenclaturas mais usadas para meninos e meninas em 25 países. E por mais distantes que sejam os locais, é possível identificar algumas semelhanças nas escolhas dos pais. Confere só:
O gosto pelo trono
Hugo, Victor e Charles, apontados como hits na Alemanha, Rússia e Polônia respectivamente, possuem grande correspondência na realeza – já tendo sido o nome de reis importantes e este último é inclusive como se chama o Príncipe de Gales.
E parece que a inspiração Real também chegou às meninas! Anastasia, Aurora e Jasmine (populares na Suécia, Finlândia, Nova Zelândia e Nigéria) são lembrados com carinho pelas famílias pela associação com as famosas princesas da Disney. Além disso, Lilibeth, que encontra seu pico na Rússia, foi o belo termo usado por Meghan Markle e Príncipe Harry para batizar a segunda filha.
Os verdadeiros campeões
Há também os nomes que, de tanta força, aparecem como moda em mais de quatro países! Um exemplo é Arlo, pouco comum entre os brasileiros, mas que está fazendo sucesso na Austrália, Canadá, França, Nova Zelândia e Reino Unido.
Já para o sexo feminino, quem sobe ao pódio é Luna – respire fundo para a listinha dos lugares onde ele é tendência: Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Japão, Filipinas, Reino Unido e Estados Unidos. E as explicações para isso podem ser muitas e vão desde sua pronúncia curta e marcante até a relação com os astros (sim, os nomes que lembram céu estão a todo vapor!) ou produções famosas entre as crianças como “Show da Luna”.
Um último destaque vai para Alice, que na pesquisa aparece ligado à Polônia, mas na verdade é famoso em vários lugares, como no Reino Unido, na Espanha (na forma de Alicia) e, claro, no Brasil. Por aqui, a charmosa palavrinha é apontada como a sexta mais popular da última década, acredita?
Confira a lista completa em ordem alfabética:
Para meninas:
- Abena (Gana)
- Alice (Polônia)
- Alizeh (Paquistão)
- Anastasia (Suécia)
- Anjali (Índia)
- Aria (Espanha, Emirados Árabes Unidos)
- Aurora (Finlândia, Nova Zelândia)
- Ava (França)
- Ellie (Israel)
- Enola (Itália)
- Fiadh (Irlanda)
- Jasmine (Nigéria)
- Kailani (China)
- Lilibet (Rússia)
- Luna (Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Japão, Filipinas, Reino Unido, Estados Unidos)
- Pedi (África do Sul)
Para meninos:
- Aarav (Índia)
- Arlo (Austrália, Canadá, França, Nova Zelândia, Reino Unido)
- Atlas (Finlândia)
- Azriel (Filipinas)
- Charles (Polônia)
- Eli (Israel)
- Finn (Suécia)
- Hugo (Alemanha)
- Jayden (Gana, Nigéria, África do Sul)
- Jordi (China)
- Kai (Japão)
- Ludo (Paquistão)
- Santiago (Brasil, Espanha)
- Silas (Estados Unidos)
- Soren (Itália)
- Tadhg (Irlanda)
(E se você não curtiu nenhum desses, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá!)