16 nomes elegantes e charmosos que são tendência no Reino Unido

Que tal trazer um "quê" de realeza na certidão de nascimento do bebê? Separamos alguns dos nomes mais usados pelos britânicos - inclusive pela Família Real!

Depois de revirar listas e mais listas de nomes, você continua sem saber como batizar o pequeno ou pequena que está por vir? A boa notícia é que as fontes de inspiração são muitas e não precisam se limitar às opções comuns em nosso país! Os pais podem consultar, por exemplo, uma seleção de nomes autênticos que fazem sucesso na Espanha ou então se basear na força e simbologia que só os termos japoneses têm ❤️.

Agora, se a ideia é apostar em elegância – e, quem sabe, trazer um “quê” de realeza para a certidão de nascimento do seu filho – o Reino Unido pode ser uma boa fonte de consulta! Aproveitando que o Instituto Nacional de Estatísticas Britânico divulgou recentemente o ranking com os nomes mais populares para meninos e meninas em 2019, separamos aqui alguns deles com seus respectivos significados. É requinte que você quer? Então dá uma conferida:

1. Olívia

Pelo jeito o hit é mundial! Um dos nomes que vem fazendo sucesso no Brasil nos últimos tempos foi também o mais escolhido para meninas em 2019 no Reino Unido! Olívia remete à natureza e sua origem latina tem como tradução “azeitona” ou “oliveira”, uma árvore associada à força e à vida – principalmente por sua longevidade – além de ser citada em várias passagens da Bíblia.

2. George

O nome belíssimo do filho de príncipe William e Kate Middleton é também o segundo mais popular para meninos! Proveniente do grego, George significa “o que trabalha na terra” ou “agricultor” e nada impede de considerarmos em seu simbolismo as características de cavalheirismo e gentileza associadas à sua variante Jorge – que surgiram com a lenda religiosa de São Jorge.

3. Amelia

Um nome antiguinho, mas verdadeiramente elegante, Amelia quer dizer “trabalhadora” ou “ativa”. Em outros lugares do mundo, podemos encontrar nomes parecidos, como Amalia, na Alemanha e em territórios do Leste Europeu, e o francês Amélie – que inclusive ganhou fama com o icônico filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.

4. Noah

Nomes curtos, simples e internacionais. Está aí o combo perfeito e aposta certeira de muitos novos pais! Noah é um dos que já está bombando e suspeitamos que sua tradução tenha uma parcela de “culpa” nisto: o nome quer dizer “conforto” ou então “descanso” e é ainda a variação inglesa de Noé, personagem bíblico que recebeu ordens de Deus para salvar os animais do Dilúvio.

Veja também

5. Sophie

Sophie é a versão francesa de Sophia e, apesar da origem europeia, ambas ocupam posições altas no ranking dos mais populares do Reino Unido. De pronúncia delicada, o nome significa “sabedoria” e começou a ser mais usado na Inglaterra depois que o Rei James I, ainda no século XVII, batizou sua filha assim. Outra referência ao termo é o romance bestseller “O Mundo de Sofia”, que acompanha as aventuras de uma curiosa e questionadora jovem pela história da filosofia.

6. Arthur

De origem celta, o nome é mais um dos que aparece em lendas – e inclusive nas histórias dos pequeninos – na forma do Rei Arthur. Segundo a tradição, foi ele quem arrancou a espada que ficava presa em uma pedra e, com a ajuda de seus cavalheiros, conquistou toda a Grã-Bretanha. Além deste símbolo de valentia, o termo celta também pode significar “urso grande” ou “urso nobre”.

7. Isabella

Escrito com “z” ou “s”, um ou dois “l’s”, não importa! Independentemente da grafia, o nome charmoso carrega o mesmo significado: “prometida a Deus”. Por ser uma variante de Isabel, é possível que o termo designe ainda uma menina “pura”.

8. Harry

Mais um nome típico da realeza britânica! Harry é como se chama o filho mais novo do Príncipe de Gales e – por mera coincidência ou não – a tradução de seu nome faz muito sentido com o seu papel no trono, já que significa “governante do lar” ou “príncipe do lar”.

9. Alice

“Real”, “verdadeira”, “sincera”. Tem qualidades mais belas e que representam melhor o desejo de todos os pais? Além das várias qualidades positivas, o nome de origem germânica se consagrou universalmente pela personagem queridinha de “Alice no País das Maravilhas”, obra do inglês Lewis Carroll, e ganhou ainda mais força quando foi transformada em filme pela Walt Disney. 

Veja também

10. Leo

Só Leo, sim, senhor! Os nomes que parecem apelidos estão na moda e esta foi inclusive a aposta da cantora sertaneja Marília Mendonça para o seu primeiro filho. Adoramos! palavra possui origem latina e é proveniente do grego leon, que significa “leão”.

11. Charlotte

A única filha do Príncipe William recebe este nome marcante e que integra o top 20 dos mais populares no Reino Unido. E não é que ele reflete características que fazem sentido com as feições da menina? Isso porque Charlotte vem do francês e quer dizer “pequena” e “delicadíssima”.

12. Louis

O caçula da Família Real não poderia ficar de fora da nossa lista! Louis é o equivalente de Luís que significa “guerreiro glorioso” ou “combatente famoso”. E olha que curioso: além de ser muito registrado pelos ingleses, ele também é um dos mais famosos na França e já foi adotado por 18 reis franceses desde a época da Revolução Francesa. Não deve ser fácil estudar História morando neste país, né? 😂

13. Emily

Aqui no Brasil encontramos mais como Emília, mas impossível negar a sutileza que a versão Emily possui. O nome bombou a partir do século 19 e denota uma pessoa “que fala de modo agradável” ou “que gosta de fazer elogios”.

14. Thomas

Para alguns, a raiz da palavra é aramaica, o que a traduziria como “irmão gêmeo”. Outros estudiosos dizem que Thomas vem do grego, e seu significado é um prato cheio para os pais que gostam de nomes religiosos – “o que honra a Deus”. E se o pequeno deve nascer no início do ano, quem sabe ele não faz aniversário perto da data de São Tomás de Aquino, festejada em 28 de janeiro?!

15. Chloe

Em tempos difíceis, nomes que lembram esperança ganham ainda mais força e significado – e este é o caso de Chloe! Proveniente do grego, o curtinho quer dizer “campo que floresce” ou então “verdejante”. Inclusive, ele era um dos mais escolhidos para meninas na Grécia Antiga. 

Veja também

16. Benjamin

Os nomes antigos estão voltando com tudo entre os pais e Benjamin é certamente um deles! De origem hebraica, ele significa “o filho predileto”, especialmente por ter sido na Bíblia o décimo-segundo e último filho de Jacó – simbolizando o favorito entre uma sequência de irmãos. 

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s