As 15 melhores atividades infantis que encontramos no Instagram

As brincadeiras são divertidíssimas e aproveitam materiais da casa. E claro que o resultado fica ainda mais especial por ter sido feito pelos pequeninos!

Quando a missão é entreter a criançada, vale apostar em atividades educativas, preparar circuitos ou tirar do armário aquele jogo ou brinquedo que o pequeno ganhou de aniversário. Mas vamos ser sinceros: tem horas que nada disso é suficiente para divertir e fazê-lo gastar toda a sua energia – e é aí que entram as brincadeiras manuais!

Os chamados DIY (“do it yourself” ou “faça você mesmo”) não saem de moda e permitem que a criançada desenvolva a coordenação motora e a criatividade. Sem falar que o resultado final ganha um espacinho especial na prateleira (e no ❤️  da família) por ter sido feito pelas mãos do pequeno.

Curtiu a ideia? Então não perde tempo e vem conferir a nossa seleção com as 15 melhores atividades manuais que encontramos no Instagram! A maioria delas pode ser feita com materiais que você deve ter em casa e as fotos e vídeos – lindíssimos – foram tiradas diretamente dos perfis de pais criativos e educadores atentos.

E se você quiser continuar acompanhando nossa seleção, basta nos seguir no @sitebebe. Toda semana publicamos na #vamostentar novas brincadeiras que encontramos por aí! Vem com a gente!

1. Ovos de dinossauro

View this post on Instagram

FROZEN DINOSAUR EGGS . Dinosaurs are big in our house right now, largely thanks to The Dinosaur Train on Netflix, which they love! . Following children’s interests is a sure-fire way of engaging them in play, so with that in mind I surprised the three of them with these frozen dinosaur eggs. . It’s nothing new but it’s such a good one! Mine were instantly engaged and after they’d hatched all the baby dinosaurs they played for ages in the little swamp, adding our bigger ‘mummy and daddy dinosaurs’ and making up all sorts of stories. . To make frozen dinosaur eggs you’ll need some small dinosaur figures and balloons. . This is what you need to do: . 1. Blow up your balloon and stretch it out as much as possible, then let the air out again. . 2. Stretch the opening of the balloons and place a dinosaur inside each one. . 3. Fill up the balloons with water and tie them. . 4. Place the balloons in the freezer, being careful they’re not squashed against each other, otherwise they’ll lose their egg shape. . 5. Once they are frozen you can peel off the balloons and they’re ready for play! . 6. Provide warm water in squeezy bottles or spray bottles, and tools to crack the eggs open. . I decided to pop our eggs in swampy play tray set up. I put a little bit of water in the bottom with green food colouring and a few spoonfuls of cornflour and made a nest using leaves and twigs. They loved using this afterwards as part of their little stories! . Head to my stories for a few more photos and videos. 🦕🦖 . . . . . . . #inspiremyplay #playathome #learningathome #sensoryplay #sensoryplayactivities #messyplay #invitationtoplay #kidsatplay #earlylearning #earlyyears #eyfsideas #playtrays #trayfortheday #earlychildhood

A post shared by Laura | Creative Play (@inspiremyplay) on

Que criança não adora se imaginar vivendo na era dos dinossauros? Bem, enquanto não inventam uma máquina do tempo, os pequenos podem soltar a imaginação com esta brincadeira super divertida, que imita os ovos dos dinos! É só encher uma bexiga com água, colocar as miniaturas dos animais de brinquedo dentro e levar ao congelador. Em poucas horas está pronto e então é só tirar de dentro do balão!

Para vê-los “nascer” do ovo, vale colocar os pedacinhos de gelo em um recipiente com água até que derretam, como fizeram as crianças da foto (arraste para o lado para ver ➡️ ) ou usar martelinhos de brinquedo para quebrá-los.

2. Pote das galáxias

A variação do “pote da calma” foi apelidada de “pote da galáxias”. O motivo? Apesar de seguir basicamente o mesmo preparo, o utensílio tem o diferencial do algodão, que parece com nuvens no céu e deixa tudo mais mágico! Basta colocá-lo no pote e preencher com tinta guache dissolvida e separada por cor. Comece pelas mais claras, depois acrescente glitter e estrelinhas em cada camada. Prontinho!

3. Caracol feito à mão

Ensinar reciclagem para as crianças é importante – e o melhor: resulta em ótimas brincadeiras! Para reproduzir o caracol simpático da foto, é só separar um rolo de papel higiênico que chegou ao fim, plantinhas secas para as antenas e tinta guache se a família quiser deixar tudo ainda mais colorido. Fácil e fofo!

4. Vamos treinar a coordenação?

Encaixar os palitinhos de sorvete coloridos nos buracos correspondentes pode ser um desafio divertido para crianças pequenas! Com uma caixa em mãos, é só colar papeis de diferentes cores e fazer pequenas aberturas. Quanto menor o feixe, mais as habilidades motoras da criança serão exercitadas!

5. Carimbo de batata

O famoso carimbo de batata ganhou um charme extra com esta versão de plantinhas 😍 . Para começar, a missão dos pais é usar a faca ou outro objeto cortante – longe dos pequenos- para fazer o alto relevo no legume. Já a função da criançada, é esbanjar criatividade no colorir, pintando com tinta guache e depois usando o carimbo como preferir: nas cartinhas para os avós, nos desenhos para os amigos da escola ou nas próprias atividades. 

6. Pra sair cavalgando por aí!

 

Se a ideia é soltar a criatividade (e levá-la para onde for), esta é a atividade certa para sugerir ao seu filho! Você vai precisar de: papel, fios de lã coloridos (ou barbantes), olhos móveis de artesanato ou canetinha para desenhá-los e, claro… os dedinhos do pequeno, para que o cavalinho possa trotar por aí! 

7. É hora de esmagar os ovos!

A família comeu omelete no dia anterior? Nada de jogar as sobras do ovo fora, porque elas podem render uma ótima brincadeira! Com as cascas em mãos, misture um pouquinho de tinta com água dentro delas e deixe o pequeno quebrá-las com um martelinho de brinquedo em cima de uma folha sulfite. O resultado é sempre uma surpresa – e permite que a criançada libere suas emoções! 😅 

8. Televisão de papelão

Outro material fácil de ser encontrado e que você pode ter parado em casa é a caixa de papelão. Ela pode se transformar em vários brinquedos e cenários pra criançada, inclusive uma televisão! Faça a parte dos recortes e deixe que os filhos sejam responsáveis pelos detalhes: antena, botões e o que mais quiserem para que se sintam verdadeiros apresentadores de TV! 

9. Alimente o urso!

View this post on Instagram

🐻THE HUNGRY BEAR🐻 • Con esta divertida actividad se trabaja la motricidad fina y podemos regular la dificultad con la medida del agujero y los elementos que vayamos a introducir. También hay la opción de hacerlo con las manos o una pinzas. 👉Se puede reconvertir en juego matemático (Vídeo 2) de la siguiente manera. – hay dos o más jugadores, cada uno con fichas de un color diferente. – por turnos, se tira el dado y se le dan al oso tantas fichas como indique el dado – cuando la barriga del oso esté llena, se contabilizan para saber quién ha conseguido darle de comer más fichas. • MATERIAL – tapa de caja de zapatos – trozo de cartón – cutter – rotulador negro y blanco – bolsa de plástico pequeña – cinta adhesiva de pintor – Para el juego: dado y ‘fichas’ • 🍯La actividad la vi hace unos días en @7daysofplay: yo la he hecho ‘a mi manera’ y la he reconvertido en juego matemático ☺️. Allí podéis ver mejor cómo se hace, hay un vídeo tutorial.👍🏻 • #diytoys #claustrodeiginfantil #claustrodeig #claustroig #maestrainfantil #claustrodeigrecursos #educacioninfantil #aprenderencasa #montessoriencasa #maestradeinfantil #actividadesparaniños #montessoritoddler #toddleractivities #playideas #recycleandplay #finemotorplay #finemotorskills #motricidadfina #preschoolactivities #preschoolteacher #preschoolathome #recursoseducativos #maestra #educadores #escuelainfantil #montessoriforall #cardboardtoys #cardboard #cardboardcrafts #claustrodeiginfantil @montessoriaktiviteleri @montessorionerileri @bastelnmitkindern @iyiki_varsn_cocuk @annedirhersey @majaleyekoodak @idemainanak.id

A post shared by marta (@karu_kia) on

É hora de alimentar o ursinho! A brincadeira interativa (e muito fofa) do vídeo aqui em cima pede os seguintes materiais: uma caixa de papelão, saquinho plástico, fita adesiva e pedrinhas ou outros objetos pequenos que imitem comidinha. No papelão, desenhe o urso com a ajuda do pequeno e faça duas aberturas, uma para a boca e outra para a barriga.

Em seguida, prenda o saco plástico com fita adesiva por dentro. Se os dois buracos estiverem alinhados, a comidinha vai escorregar para o lugar certo quando seu filho colocá-la dentro do animal! 

10. Pintura com borrifador

Quem gosta de uma brincadeira com água, levanta a mão! 🤚  Para reproduzir, misture tinta guache com água em um borrifador. No quintal (ou em outra área externa da casa), pendure cartolinas e pronto: é só deixar a criançada fazer a farra! Ah, e não se esqueça de colocar um lençol velho ou jornal no chão e proteger a roupinha dos pequenos. 

11. Monstrinho “molenga”

Os brinquedos de encaixar são muito legais, mas eles ficam mais interessantes quando feitos pelas crianças! Construir este monstrinho “molenga” é fácil: recorte rolos de papel higiênico e deixe que seu filho personalize o corpo da criatura. Depois, com a ajuda de um abridor de massa (ou outro objeto para apoiar), incentive ele a encaixar as peças e até se aventurar em ver como ficar tudo invertido. 

12. Animais de pedrinhas

A graça desta atividade começa na busca pelas pedrinhas no jardim, já tentando adivinhar que bicho ela pode virar. Depois é só lavá-las, deixar secar e ativar a criatividade para pintar as peças fofinhas com tinta guache. E a pintura nem precisa ficar super elaborada, viu? Qualquer registro dos pequenos nesta idade vale ouro. ❤️

13. Circuito interativo na parede

Inspirada nos quebra-cabeças montessorianos, a família do perfil aqui em cima preparou um circuito interativo na própria parede, cheio de texturas, encaixes e formatos diferentes para exercitar a coordenação motora e os sentidos do pequeno. Dá pra reaproveitar vários daqueles objetos que ficam esquecidos na gaveta! 

14. Dinossauro de celofane

Se tem um material que torna as brincadeiras mais impressionantes é o papel celofane! Basta desenhar o corpo dos dinossauros no papelão (se precisar, use moldes da internet), recortá-lo e enfim fazer buracos em vários formatos, onde você vai encaixar o celofane depois. Quando estiver pronto, leve para o sol e chame a criançada, que vai adorar ver as cores diferentes refletindo pela casa!

15. Da geladeira direto para o ateliê!

Se o leite ou suco de caixinha acabaram por aí, dê uma lavadinha na embalagem, deixe secar e tampe, porque é hora de construir uma casinha diferente! Em vez de apenas desenhar na superfície da caixa, use papelão, cartolina e materiais que você tiver por aí para construir os detalhes em relevo. No final, vale também recortar as portas e janelas para que o seu filho possa abri-las e levar os seus bonequinhos para dentro delas!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s