Se, na década de 90, os nomes mais longos estavam na moda, com a entrada do novo século passamos a ver cada vez mais as nomenclaturas curtinhas, com no máximo duas sílabas. Além de fáceis de pronunciar e de escrever, elas trazem consigo significados bastante emblemáticos e podem ser encontrados nas mais diversas nacionalidades – Isaac, por exemplo, é popular em quase todos os continentes!
Então, já sabe: se o ultrassom sinalizou que um menino está por vir e o nome ainda não foi decidido, viemos te ajudar! Confira nossa seleção de 18 nomes masculinos curtos, modernos e simbólicos para o bebê. O ❤ vai palpitar com cada ideia mais linda que a outra.
1. Ravi
O nome indiano tem ganhado muito destaque – e não à toa! O termo curtinho vem do hindi e tem um significado bastante representativo: “benevolente” ou “deus sol”. Por ser associado ao sol, carrega também outras virtudes, como a luz e o conhecimento. Uma figura representativa dele é Ravi Shankar, líder espiritual indiano responsável pela criação de uma organização educacional e humanitária presente em mais de 150 países.
2. Noah
Opção delicada, de fácil pronúncia e que traz leveza até mesmo em seu significado – que deriva da palavra hebraica noach e quer dizer “conforto” e “descanso”. Além disso, o nome é bastante comum na língua inglesa e tem “Noé” como seu equivalente português, que remete ao personagem bíblico que recebeu a missão de construir uma arca e salvar os animais do dilúvio.
3. Gael
Nomes com final “el” estão em alta (como “Rael”, “Abel” e outros derivados). Existem várias possibilidades de significado para Gael. Algumas teorias dizem que ele teria surgido de um termo bretão, que poderia ser traduzido como “belo” ou “generoso”. Já outros estudos apontam para a origem irlandesa, tendo em vista que “gaélico” é uma forma de denominar os habitantes da atual Irlanda.
4. Enzo
Você sabia que Enzo Gabriel foi o nome mais registrado nos cartórios brasileiros por dois anos consecutivos? Pois é, de tão queridinha pelos pais, a variante composta assumiu a liderança em 2018 e 2019. Falando especificamente do termo Enzo, ele é a forma italiana de Henrique, que significa algo como “o senhor da fortaleza” ou “o senhor do lar”. Poderoso, hein?
5. Leo
Ótima sugestão para destacar a força do bebê que está chegando! Leo é um nome masculino pequeno para um garotinho gigante! Vem do termo em latim de mesma grafia e é traduzido como “leão”.
6. Davi
Quando o assunto é nome simbólico, este não poderia faltar! Ele origina do hebraico dawid, que significa “o amado”, “querido” ou “predileto”. Davi foi o mais famoso rei de Israel, que conseguiu expandir sua nação no período de 10 a.C e também aparece com relevância em várias religiões. Na Bíblia, por exemplo, Jesus Cristo é mencionado como “filho de Davi”, e o profeta “Dawud” é reverenciado tanto pelos judeus quanto pelos muçulmanos.
7. Luan
Muitas origens são associadas à este nome. Ele significa “leão” em albanês, mas também pode vir de uma raiz germânica e remeter a “guerreiro”. Há quem diga ainda que pode ser o masculino de Luana, que equivale a “tranquilo”, ou então que derive de Luna, que é “lua” em latim. Ufa, quantas possibilidades, todas lindas!
8. Yuri
Começando com “I” ou com “Y”, Yuri é de toda forma uma bela sugestão! Composto por apenas quatro letras, é considerado a forma russa do nome “Jorge”, que, por sua vez, vem do grego e significa “agricultor”. Além disso, o termo ganha uma simbologia ainda mais especial quando consultamos o hebraico “Uri”, que quer dizer “luz de Deus”, ou a palavra japonesa, associada à “lírio”.
9. Kai
Um nome de simples pronúncia e que tem uma relação com a natureza! Kai faz referência a “mar” e a “oceano” na cultura havaiana. Na Nova Zelândia, é também um termo, de origem maori, para “comida”.
10. Levi
Segundo a Bíblia, Levi é um dos 12 filhos de Jacó e de uma das 12 tribos de Israel. Para além da menção religiosa, o nome traz também o significado de “unido” ou “ligado”, tradução da palavra hebraica Lewi. Ele também aparece na Torá, livro sagrado do judaísmo, como referência a outra palavra hebraica, que quer dizer “vinculado a algo”.
11. Bryan
De origem gaélica – língua celta originária da Irlanda – registros indicam que o nome remeta a algo como “colina” ou “monte”. A mesma palavra é também usada para designar força e virtuosidade. Segundo documentos históricos, uma das primeiras pessoas com este nome foi Brian Boru, um antigo guerreiro e rei irlandês que viveu no século XI.
12. Isaac
De acordo com a tradição judaica, Sara, esposa de Abraão, desejou a alegria e o riso enquanto dava à luz Isaac, que se tornou o patriarca de todos os fiéis. Por isso, o nome é geralmente associado a “filho da alegria” ou “aquele que ri”. O mais interessante é que, apesar de ser um nome antigo, bastante comum principalmente na Idade Média, ele continua popular até hoje e em vários países – desde alguns no Oriente Médio, até na França, Bélgica e Estados Unidos.
13. Rael
Mais uma sugestão que vem ganhando popularidade nos últimos tempos, principalmente por ter sido a escolha da atriz Isis Valverde para seu primogênito. Alguns acreditam que Rael seja um diminutivo de “Israel”, que tem origem hebraica e significa “Deus sustentou”. “Príncipe de Deus” também é uma conotação associada ao nome.
14. Henri
A versão francesa do nome Henrique é uma opção superdelicada para o bebê. O termo deriva da palavra germânica Heimerich e, ao analisarmos sua composição, chegamos em algo como “senhor do lar”. Curiosidade: foi bastante comum entre a realeza – a variante inglesa Heinrich, por exemplo, denominou, ao todo, sete reis alemães.
15. Leon
Muito usado em países de língua espanhola, Leon vem do grego e é traduzido como “leão”, assim como seu derivado “Leo”. Uma das figuras mais marcantes com este nome é Leon Trótski, revolucionário que garantiu a vitória bolchevique na Guerra Civil Russa, na década de 20.
16. Eric
“Sempre poderoso” ou “sempre rei” são os principais significados desta sugestão de origem escandinava. E olha que coincidência: Erik, sua variação, é tão popular entre a realeza da Escandinávia que já foi o nome de doze reis, se juntarmos Suécia, Dinamarca e Noruega.
17. Cauã
Se a ideia for escolher um nome tipicamente brasileiro, Cauã é uma ótima opção! De origem tupi, significa “gavião” e é como os membros dessa tribo chamavam todas as aves de rapina da família do falcão. No Brasil, o nome também é escrito como “Cauan”, “Kauã” e “Kauan”.
18. Hugo
Traz consigo um dos significados mais emblemáticos e profundos. O nome, proveniente do germânico hug, quer dizer “coração”, no sentido de ser sede de ideias, do espírito e da mente. Há ainda autores que o traduzem como “pensador” ou “inteligente”. Grandes promessas para o filho que vem por aí, hein?
(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )