Continua após publicidade

Nome de bebê grego e de gênero neutro promete ser tendência para 2024

A aposta, usada para meninos e meninas, vem de especialistas americanos - mas pode funcionar muito bem para crianças brasileiras também!

Por Ligia Moraes
23 out 2023, 15h54

Nomes de bebê ligados à mitologia grega têm forte simbolismo e carregam a história de uma cultura que influenciou (e ainda influencia) parte importante da nossa produção artística e científica. E é justamente baseada nesse legado uma grande aposta dos especialistas para 2024. Se você espera a chegada de um menino ou de uma menina para o próximo ano, pode estar aqui uma inspiração diferente e cheia de significado!     

De acordo com a criadora do Nameberry (site dedicado dedicado a nomes de bebês), Pamela Redmond, nomes tradicionalmente vistos como “femininos” estão sendo dados a meninos com mais frequência – um deles, uma forte tendência para os próximos meses, é Ártemis, que se refere a deusa“.

Ártemis: a deusa da natureza

Ártemis é um nome de gênero neutro que pode se adequar tanto a meninos quanto a meninas. No entanto, é historicamente usado no feminino, pois, na história grega, essa figura mitológica era a deusa da caça, da natureza, dos animais, do parto e também a protetora das meninas, posteriormente associada à Lua.

bebê-sorrindo
(Arte: Bebê/Getty Images)

Também na lenda, a divindade era a irmã gêmea de Apolo, o deus da arqueria, da música, da dança, da poesia, da medicina, entre outras coisas. Segundo o Nameberry, havia uma versão masculina de Ártemis, escrita como “Artemas”, mas a grafia Ártemis é mais popular entre todos os gêneros nos dias de hoje. 

A sugestão também ficou famosa na série de livros Artemis Fowl, de Eoin Colfer, na qual o personagem principal (que dá nome à história) é um menino de 12 anos. Outras representações incluem uma deusa que aparece nas histórias em quadrinhos da DC e da Marvel, bem como uma super-heroína chamada Artemis de Bana-Mighdall e uma supervilã chamada Artemis Crock, ambas também aparecendo no universo expandido da DC.

Embora seja uma ideia de nome americano, pode funcionar bem no português, não? 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade