10 nomes de bebê para celebrar o espírito aventureiro da família

Belas inspirações para nomear os pequenos que viverão futuras viagens, intensos passeios e muitas outras aventuras ao longo da vida.

Por Alice Arnoldi Atualizado em 11 out 2021, 18h52 - Publicado em 27 set 2021, 17h32

Aos papais que amam grandes viagens, cheias de memórias e bons momentos, o nome do pequeno que está a caminho pode ser escolhido para celebrar este espírito aventureiro da família e desejar novos destinos a serem trilhados juntinhos.

Por aqui, você pode navegar por diferentes listas criativas, como as de nomenclaturas com inspiração havaiana (aloha!), as que remetem força, bondade ou, até mesmo, uma seleção só com lugares encantadores no mundo que rendem bons nomes. Bem na vibe de pais viajantes, né?

Mas se a busca é por alternativas que desejam um futuro com friozinho na barriga de ansiedade e muitas histórias para contar, listamos dez opções que deixarão seu coração quentinho ao imaginar as aventuras em família. Prepare o print (ou o papel e a caneta, se preferir) e boa viagem!

  • 1. Aurora

    Fazendo referência ao fenômeno óptico chamado Aurora Boreal, no qual o céu ganha lindas cores em lugares de alta latitude, o nome tem origem na mitologia grega. Conhecida como a deusa do amanhecer, a definição da nomenclatura é “aquela que rompe o dia”, trazendo esperança a cada novo nascer do sol.

    Como só é possível visualizar a aurora boreal em alguns lugares do mundo, o nome traz consigo o desejo de uma alma aventureira e desbravadora, disposta a uma grande jornada para ver o fenômeno.

    2. Alana

    Prevemos uma bebê desbravadora vindo por aí! Aos pais que aguardam a chegada do bebê após viver uma intensa gestação, Alana pode ser o nome escolhido por ter a definição de “marco de conquista”. Além disso, a variação feminina do nome Alan, de origem Celta, também remete a uma garotinha “bela” e “harmoniosa”.

    3. Atlas 

    Esta opção consegue brincar com a nostalgia e a onda dos curtinhos de um jeito único! Adultos que se aventuraram pelo mundo e são fascinados pelos mapas – seja de papel ou digitais – podem se interessar por este nome curioso e um tanto simbólico.

    Ele tem origem na mitologia grega e pode ser definido como “grande montanha” ou, metaforicamente, “aquele que suporta”, além de remeter ao mapa-múndi.

  • 4. Bárbara

    Se na antiguidade, a nomenclatura era usada pelos romanos para designar quem não pertencia a seu império, a definição foi ganhando outros olhares com o passar do tempo. Bárbara tornou-se um nome bastante popular e significa “estrangeira” ou “forasteira”.

    Sem falar que, popularmente, também pode ser sinônimo de alguém “incrível”.

    Continua após a publicidade

    5. Beatrice

    Este pode ser um bonito nome destinado às pequenas que foram anunciadas após uma viagem marcante dos pais. Beatrice é a versão italiana de Beatriz, que significa “a viajante” ou “a que traz felicidade” – mostrando que a filhota não está chegando por acaso. 💜

    6. Christopher

    Em busca do nomes chiques? Achou! Christopher é reconhecido como o padroeiro dos viajantes, tendo sua definição como “o que carrega Cristo”. Isso porque a nomenclatura tem raízes religiosas, sendo São Cristovão (nome correspondente em português) o homem que carregou o menino Jesus nos ombros durante a travessia de um rio.

  • 7. Dilan

    Escrito com “i” ou “e”, o nome inglês tem origem no vocabulário galês: “dy” significa “grande” e “llawn” remete à “correnteza”. Assim, aos pais apaixonados por grandes aventuras aquáticas e toda beleza que há no universo da navegação, Dilan pode ser traduzido como “aquele que veio do mar”.

    8. Leonardo 

    E se é para falarmos de experiências pelo mundo que enriquecerão a vida das crianças, nada melhor do que desejar a elas muita coragem para enfrentar as adversidades e é isto que o nome Leonardo traz.

    Inspirado na versão germânica Leonhard e que chegou ao português por meio do latim, a nomenclatura é usada para designar aquele que é “valente como um leão” ou apenas “corajoso” e “ousado”. Ótimas características para quem pretende desbravar o mundo, não?

    9. Valentina

    O mesmo caminho é trilhado para as meninas, com a opção Valentina batendo à porta. Ela é a variante feminina de Valentim e significa “forte”, “vigorosa” e, claro, “valente”.

    A título de curiosidade, o nome continua marcando presença entre os pais brasileiros e muito mais entre os russos, já que a primeira mulher a ir ao espaço, Valentina Tereshkova, nasceu no país mais extenso do mundo. Parece que grandes aventuras estão a espera desta pequena, hein?

  • 10. Wanda 

    Aos papais que gostam de nomes peculiares, Wanda chega para entrar no barco. A origem da nomenclatura vem do teutônico Wando/ Wendi (povos germânicos que viviam no centro e norte da Europa), que significa “voltar”.

    Não por acaso, a definição do nome passou a ser “peregrina” ou “andarilha”. Especial para quem planeja boas viagens durante a vida!

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá!)

    Continua após a publicidade
    Publicidade