10 nomes únicos com inspiração havaiana para o seu bebê

Se você está em busca de bonitas nomenclaturas e significados profundos para o nome do seu pequeno: acabou de encontrar o lugar certo. Aloha!

Por Alice Arnoldi Atualizado em 20 set 2021, 19h08 - Publicado em 20 set 2021, 18h04

Um dos desafios da maternidade (e paternidade) é a escolha do nome do pequeno. Ele pode representar tantas coisas, né? Pode ser uma homenagem às origens da família, simbolizar força para que o seu filho vá sempre atrás do que deseja, proteção pelos caminhos que ele andar e, até mesmo, lembrar que a chegada dele é um recomeço para toda família.

E se no meio de tantas opções, você está em busca de nomenclaturas singulares, com pronúncias únicas e bonitos significados, trouxemos esta lista de dez nomes originários da cultura havaina. Entre eles, você encontrará até mesmo referências aos filmes da Disney que se inspiraram nas ilhas do arquipélago norte-americano.

Para acabar com a curiosidade, prepare o print do celular ou o bloco de notas para você não perder as suas opções favoritas e, claro, já ir treinando os apelidos com toda a família. Aloha!

  • 1. Hani

    Já começamos com uma opção que vai agradar aos papais que estiverem esperando tanto uma menina quanto um menino, porque Hani é um nome havaiano unissex. De forma literal, ele significa “toque ou movimento leve”, mas quando associado a uma pessoa, ele passa a ter a definição de “aquele(a) que é delicado(a)”.

    2. Oliana

    HmMm, está sentindo este perfume vindo do seu bebê? Também de origem latina, Oliana significa “cheirosa” ou “odorosa” que, mesmo não sendo uma palavra popular, remete a alguém que emana odor agradável.

    3. Malie

    Já se um dos desejos para o seu bebê são dias tranquilos, Malie é o match perfeito. Com raízes havaianas, a nomenclatura significa “serena” ou “calma”. Bonito, né? Além de, claro, seus apelidos também serem fáceis e fofos, como Ma ou Mali.

  • 4. Kailani

    Podendo ser escrito com “y” no meio e “e” no final, esta versão do nome de origem havaiana une duas palavras: “kai” que significa “mar” e “lani” que corresponde a “céu”. Assim, a nomenclatura recebe a definição de “mar e céu” ou “no mar e no céu”, trazendo valores de abundância e imensidão para o bebê que está a caminho.

    5. Ohana

    Sim, os fãs de “Lilo & Stitch” estão com o significado desta expressão na ponta da língua. Ohana é um nome que vem da língua indígena do Havaí e significa “família”, mas não apenas pensando no ciclo de pessoas que têm o mesmo sangue, viu? Aqui, entram todos aqueles que trazem sentido para as nossas vidas e que podemos confiar mesmo em tempos difíceis.

    Continua após a publicidade

    via GIPHY

    “Ohana quer dizer família e família quer dizer nunca abandonar ou esquecer”.

    6. Lilo

    E se é para falarmos deste clássico da Disney, não há como deixar de fora outro nome havaiano que, desta vez, faz parte do título do filme. Na origem havaiana, Lilo traz o belo significado “generosa” para as pequenas assim nomeadas. Entretanto, as raízes da nomenclatura não param no popular arquipélago norte-americano.

    Há também quem interprete o nome como a forma encurtada de Liselotte, que combina “Lise” e “Charlotte”. Assim, sua definição acaba sendo construída pelos significados de cada um dos nomes – “mulher em que Deus é abundância” ou “mulher do povo em que Deus é juramento”.

  • 7. Koa

    Aos fãs de nomes curtinhos e marcantes, temos Koa. A nomenclatura havaiana faz referência a uma popular árvore que cresce na região e serviu, durante anos, para esculpir canoas – item essencial para famílias conseguirem buscar seus alimentos e sobreviverem.

    Mais tarde, o material passou a ser usado nas pranchas de surfe e, em casos mais raros, nos instrumentos musicais. Com esta história marcante por detrás, Koa é associado a significados como alguém “forte”, “corajoso” e até mesmo “guerreiro”.

    8. Keanu

    Esta inspiração havaiana, inclusive do ator Keanu Reeves, significa “brisa fresca da montanha” e integra facilmente a lista de opções de nomes unissex para os pais que estão em busca de um nascimento livre de qualquer pressão de gênero.

    9. Moana

    “O horizonte me pede para ir tão longe… Será que eu vou? Ninguém tentou”. Provavelmente, você leu esse trecho de forma cantada, por causa do filme “Moana”, que não só popularizou a história da garotinha, como formou uma legião de apaixonados pelo nome.

    Assim como a protagonista perguntava-se sobre as águas que gostaria de mergulhar, o seu nome remete a elas ao significar “oceano” ou “mar profundo”.

  • 10. Kauai 

    No Brasil, o nome ganhou atenção após a atriz Danni Suzuki escolher esta nomenclatura para o seu primogênito. A inspiração foi o Havaí, local do seu casamento com o ex-marido, Fábio Novais. Kauai é o nome de uma ilha do arquipélago norte-americano e, por isso, subjetivamente quem é assim chamado é designado como “protetor da ilha”.

    Continua após a publicidade
    Publicidade