12 nomes de bebê potentes que significam vitória

Uma seleção de nomenclaturas pensada para celebrar a chegada do pequeno e desejar um futuro promissor para ele.

Por Alice Arnoldi Atualizado em 9 jul 2021, 15h52 - Publicado em 5 jul 2021, 17h07

Trazer uma vida ao mundo não é uma missão fácil e, muitas vezes, estes desafios começam no próprio processo da gravidez. Entre tentativas naturais, que podem partir para exames e até mesmo tratamentos de infertilidade, a gestação ocorre. Não por acaso, para registrar este bebê tão desejado e a perseverança da família, muitos pais escolhem nomes que remetem à vitória e outros tributos de sucesso.

Mas não pense que apenas a nomenclatura Vitória pode marcar este momento, viu? Nesta lista, separamos 12 nomes que trazem a conquista da família para o pequeno que está a caminho, além de desejar a ele um futuro brilhante. As opções passam por terminologias escolhidas às princesas da Disney, opções que remetem à fé e até, quem sabe, a possibilidade de saudar as raízes familiares vindas de outros países. A escolha é sua!

  • Preparados? Então vamos lá!

    1. Merida

    Não por acaso, a princesa ruiva e com longos cachos da Disney/Pixar é assim chamada. Merida tem origem latina e traz definições como “aquela que alcançou alto nível de honra”, “a bem sucedida” e também “a bem vista por todos”.

    Uma curiosidade sobre este nome tão singular é que, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, existiam apenas 28 brasileiras registradas com esta nomenclatura até então. Isso significa que, além da sua pequena chegar com um nome com significado poderoso, ela também será única nos lugares que frequentará. 💜

    2. Saulo

    Aos pais que procuram nomes de origem hebraica, principalmente por sua religiosidade, Saulo é a versão grega de Saul. Seu significado é “aquele que foi muito desejado” ou “aquele que foi conseguido através de orações”, sendo usado por progenitores que levaram um logo período para conseguirem engravidar e enxergam o bebê como um milagre divino.

  • 3. Cléo

    Cleo Pires, corre aqui! 😂 O nome da atriz brasileira tem origem no grego Kelio, que significa “glória” ou “revelação”. Outros estudiosos também defendem que a nomenclatura pode ser o diminutivo de Cleópatra e, por isso, a sua definição seria semelhante a do nome original: “glória ao pai”.

    4. Nicolas

    Fãs da mitologia grega, preparem o bloquinho de anotação! Nicolas é a versão francesa de Nicolau, que tem raízes gregas. De acordo com tais povos antigos, Níke era a deusa da vitória e, por isso, as variações do nome original trazem significados como “vitorioso” ou “o que conduz o povo à vitória”. A nomenclatura também é vista no inglês com o “H” incluso, Nicholas, e no espanhol com um acento agudo, Nicolás.

  • 5. Ranya

    Está a procura de um nome diferente para a sua filha e com bonito significado? Então pode anotar Ranya! Entre as possibilidades de sua origem etimológica, há quem diga que uma delas é a árabe. Rayna aparece como uma figura feminina no Alcorão – livro sagrado islâmico – e traz definições como “aquela que triunfa” e “bem sucedida”. Nada melhor que desejar um futuro promissor à pequena já com a escolha do seu nome, né? 😉

    Continua após a publicidade

    6. Victor

    Com a variação de poder ser escrito com ou sem o “C” no meio, a origem desta nomenclatura é latina e tem a definição de “vencedor” ou “conquistador”.

    Já a sua popularidade se dá pelas raízes cristãs ao redor do mundo, em que Jesus Cristo era originalmente chamado por Christus Victor. O escritor francês Victor Hugo, conhecido por obras como “O Corcunda de Notre-Dame” e “Os Miseráveis”, também tem forte influência na disseminação do nome em diferentes idiomas.

    7. Dandara

    Com raízes em terras brasileiras, Dandara traz significados como “princesa guerreira” ou “princesa negra”. Ainda no período em que o Brasil era colônia, esta figura feminina aparece como esposa do Zumbi dos Palmares, ambos foram líderes importantes na luta contra o sistema escravocrata brasileiro.

  • 8. Verônica

    Aos pais que são fãs dos nomes extensos e com tons mais tradicionais, Verônica chega como uma bela opção. Curiosamente, ela é interpretada como a versão latina de Berenice e significa “portadora da vitória”. Vale também lembrar que o nome voltou com tudo depois do lançamento da série brasileira “Bom dia, Verônica”, da Netflix.

    9. Lara

    As origens deste nome com apenas duas sílabas são muitas. Mas uma delas vem diretamente da Islândia, em que aparece sendo a versão islandesa de Laura que, por sua vez, significa “louro” ou “loureiro”. Ué, mas como isso está relacionado à vitória? Calma, que nós te explicamos!

    Na antiguidade, a folha de louro era tida como símbolo da imortalidade, pois permanecia verde durante todo o inverno. Não por acaso, uma coroa feita com ela era o prêmio de gregos e romanos diante da vitória em uma disputa. Inclusive, você se lembra que ramos de louro apareciam nas medalhas do Jogos do Rio de Janeiro, em 2016? Por isso, seu uso ficou associado à expressões como vitória!

    10. Vincenzo

    Já se você está a procura de uma versão diferente do superpopular “Vicente”, aqui está a sua forma italiana. Inspirada no latim Vincentius, sua definição é “aquele que conquista”, “o que vence” ou apenas “vencedor”.

  • 11. Astrid

    A grande relevância do nome de origem germânica acontece principalmente por famílias reais serem adeptas a ele, como foi o caso da rainha Astrid da Bélgica. Além disso, a definição da nomenclatura também ganha atenção por sua magnitude que é: “força divina”. Simples, mas poderoso, né?

    12. Brian

    Com a beleza de poder ser pronunciado facilmente tanto no português quanto no inglês, este nome tem origem irlandesa e pode significar desde “colina” ou “montanha” até “virtuoso” ou “aquele que é forte”. As duas últimas definições se dão principalmente pela figura de Brian Boru, rei irlandês que conseguiu eliminar os vikings que ocupavam a terra europeia em 1.014.

    Continua após a publicidade
    Publicidade