Continua após publicidade

10 nomes de bebê iluminados que trazem sabedoria em seu significado

Se o objetivo é encorajar o conhecimento do pequeno desde a escolha do seu nome, mergulhe nesta lista recheada de nomenclaturas geniais!

Por Isabelle Aradzenka
Atualizado em 3 Maio 2022, 16h57 - Publicado em 2 Maio 2022, 15h42

Você já reparou que nas histórias e mitos, a sabedoria costuma ser um dos atributos mais admirados, ao lado de coragem e bravura? Ela é com frequência representada através de personagens que já tiveram grandes experiências de vida e que, geralmente, têm uma interpretação dos acontecimentos que ninguém mais possui. São indivíduos respeitados e capazes de indicar o caminho correto pra continuar a caminhada.

Nesta seleção, separamos apenas opções que trazem, em sua origem, conexões com este atributo tão especial. Tomara que atraia, desde o berço, bons votos para que a criança trace sua jornada munida de conhecimento e vivências enriquecedoras. E que consiga repassar toda sua sabedoria para quem estiver ao seu redor!

Diogo

Do grego, esta bela nomenclatura é utilizada para representar aquele que informa, educa e instrui, carregando a ideia de “ensino”. Além disso, no Brasil a opção ainda permite variações mais tradicionais como Diego, que traz o mesmo significado e não deixa de ser um nome amável.

Sofia

Ainda dentro das belas nomenclaturas de origem grega, Sofia chama a atenção por simbolizar literalmente a sabedoria. Por isto mesmo que esta pequena – que também pode ser nomeada com a variação Sophia – ganha a interpretação de “a sábia”. Tá explicado porque o nome é sucesso em vários países!

Ethan

Ethan é conhecido por representar os atributos da firmeza e da força. Ainda assim, este nome bastante popular entre os falantes de língua inglesa faz menção ao personagem bíblico Etã (uma variação brasileira da nomenclatura original), mencionado por ser um homem sábio.

Continua após a publicidade

Maiara

A pequena Maia ou Ma – apelidos carinhosos para a nomenclatura – carregará em seu nome um significado poderoso. Tendo raízes indígenas na língua tupi, Mayara era o termo utilizado para representar a figura da bisavó, e por isso mesmo tem como simbologia “a sábia”.

Ronaldo

Ronaldo deriva do escocês e traz como variação duas nomenclaturas bastante tradicionais no Brasil: Reinaldo e Reginaldo. Popular por aqui, o nome carrega o significado vigoroso de “aquele que é aconselhado” e, por extensão, “o que tem a sabedoria” para o bebezinho.

Dara

Simples e adorável, Dara era o nome dado a um dos mais sábios personagens bíblicos e pode ser usado como uma opção unissex no Brasil. A origem hebraica remete à simbologia de “aquela que tem o conhecimento” ou mesmo “pérola do saber”.

Continua após a publicidade

Hugo

Hugo é uma nomenclatura centrada em tudo o que se refere à mente e ao conhecimento. O nome tem origem germânica e faz alusão a “aquele que é inteligente” e “o que pensa” – sem falar da pronúncia requintada que carrega.

Cecília

Se já não lhe encantar pela sua sonoridade melodiosa, esta nomenclatura de raízes romanas irá te cativar pela simbologia a que está atrelada: Cecília era utilizada para se referir às pessoas com deficiência visual e à sabedoria trazida pelo desenvolvimento dos demais sentidos humanos.

Alden

Alden vem do inglês britânico para representar um “velho amigo” e, portanto, um sábio colega. Se para a família a pronúncia parece distante demais das nossas opções brasileiras, vale apostar no nome de origem germânica Alfredo, que representa “conselheiro” e “gênio”.

Jada

Do hebreu, Jada representa a ideia de “aquela que sabe”, por extensão, “sábia”. A nomenclatura ainda pode ser encarada como variante de Jade, nome inspirado na bela pedra preciosa de mesmo apelido.

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá!)

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade