12 nomes de heróis e heroínas que fazem sucesso nos filmes e quadrinhos

Não importa se os pais são fãs de Marvel ou DC! Separamos opções belas e para todos os gostos que podem inspirar o nome do seu filho que está por vir.

Por Flávia Antunes 17 fev 2021, 17h57

Registrar o filho é um momento de muita responsabilidade, mas que pode ser também pautado pelo coração e por nossos gostos. E, olha só, não existe certo ou errado, viu? Você pode tanto nomear o pequeno com um título que homenageie as raízes da família (seja ela portuguesa, espanholajaponesa etc.) quanto escolher uma inspiração vinda de uma música que você ame.

Há ainda quem busque ideias nos seus quadrinhos ou filmes de heróis preferidos. As histórias, que muitas vezes marcam gerações e continuam sendo reinventadas no cinema e plataformas de streaming, têm protagonistas com dotes de força, habilidades mentais e outras características que podem simbolizar a preciosidade da criança que está por vir.

Não importa se os papais preferem o universo da Marvel ou da DC: separamos 12 nomes lindos de heróis e heroínas que fazem sucesso – e que, quem sabe não se tornam ainda mais frequentes dentro da sua casa?! Confere só:

1. Diana

Uma das fundadoras da Liga da Justiça, a Mulher Maravilha apareceu pela primeira vez nos quadrinhos publicados pela DC Comics e desde então se tornou sinônimo de uma mulher independente e poderosa, que luta pela paz e pela igualdade.

Para quem não sabe, a icônica personagem é na verdade Diana, princesa nascida em uma ilha onde só moravam guerreiras, as amazonas. E para quem pretende chamar assim a sua filha, garantimos que não vai se arrepender, visto que o nome carrega o belo significado “divina”, que coincide com as características nobres da heroína.

2. Thor

Para quem tem mais afinidade com o universo da Marvel, trazemos aqui uma opção que deve encantar os pais! Thor é conhecido como o Deus do Trovão e foi um dos responsáveis por inaugurar os Vingadores – grupo que acabou se tornando uma franquia de sucesso mundial!

E se formos consultar a origem de seu nome, vemos que ela deriva justamente da mitologia nórdica, em que Thor era o deus da força e da guerra, que com os poderes divinos de seu martelo protegia os agricultores de todo o mal.

3. Jessica

Outra personagem que ganhou fama – e até o seu próprio espaço nas telinhas – é Jessica Jones. Ela fez sua primeira aparição nos quadrinhos da Marvel como uma super-heroína aposentada que começa a trabalhar como investigadora particular e que lida com uma série de problemas do cotidiano cosmopolita.

Já em 2015, a história passou a integrar o catálogo de séries da Netflix e ficou ainda mais conhecida. Pode até ser coincidência, mas a tradução do seu nome tem tudo a ver com a profissão da personagem, visto que Jessica significa “a observadora”.

4. Peter

Muito usado em países de língua inglesa (aqui no Brasil “Pedro” aparece mais), o nome pode ser traduzido como “pedra” ou “rocha”, lembrando características de firmeza e persistência. O termo também faz alusão a um dos apóstolos de Jesus Cristo e é como se chama um dos heróis mais amados pela criançada: Peter Parker.

Sim, o carismático Homem-Aranha, dotado de poderes de agilidade, velocidade e resistência, recebe este charmoso nome internacional cuja pronúncia fica boa em vários idiomas.

  • 5. Natasha

    Nem todo mundo sabe, mas esta é a verdadeira identidade da personagem Viúva Negra, integrante dos Vingadores. Por ter tido seu corpo modificado pela biotecnologia, a super-heroína é resistente ao envelhecimento e às doenças, além de ter os sentidos aprimorados e ser mestre em artes marciais e perita em espionagem.

    Continua após a publicidade

    De origem latina, Natasha significa “nascimento” ou então “que nasceu bem no Natal”. No passado, meninas que chegaram ao mundo em 25 de dezembro frequentemente recebiam este nome, símbolo de renovação e esperança.

    6. Daniel

    Os pais mais religiosos vão adorar esta opção! O nome hebraico quer dizer “o senhor é meu juiz” e inclusive é como se chama um dos quatro Profetas Maiores, que recebeu de Deus os dons da sabedoria e da interpretação de sonhos.

    No universo dos quadrinhos, encontramos Daniel como Punho de Ferro, um jovem que com o treinamento de um mestre em artes marciais ganha o poder de focalizar em suas mãos a energia da força da vida.

    7. Grace

    Meta-humana dotada de força e capacidade de cura, Grace Choi é uma das personagens que os leitores mais assíduos de DC Comics devem conhecer. Seu nome tem significado literal (“graça” em inglês) e também guarda relação com uma pessoa que traz bençãos. Ótima forma de mostrar como a chegada da pequena foi gratificante para a família, né?

    8. Luke

    A versão inglesa de Lucas tem duas possíveis origens: ela pode vir do grego para “o que vem da Lucânia” (região no sul da Itália) e há quem diga que a raiz do nome seja latina, resultando em uma tradução próxima de “o luminoso”.

    Além deste simbolismo especial, os pais podem curtir a correspondência com Luke Cage, personagem que ganha os poderes de força sobre-humana depois de ter sido submetido a um procedimento experimental. Ah, sem falar que sua trama foi adaptada para um seriado da Netflix e fez história em termos de representatividade por ser o primeiro super-herói negro a estrelar sua própria série de HQ’s.

  • 9. Daisy

    Também conhecida como “Skye” ou “Tremor”, Daisy Johnson é mais famosa nos quadrinhos, mas também possui aparições em “Os Vingadores”, ao ser recrutada para usar suas habilidades sísmicas para lutar contra o vilão Galactus.

    Ao contrário do que se imagina para a personagem, seu nome é um daqueles que lembram a primavera. Isso porque Daisy corresponde à palavra inglesa para a flor margarida – que, no idioma antigo, traduzia-se como “o olho do dia”.

    10. Oliver

    Acredita que Oliver foi o oitavo nome internacional mais escolhido para meninos em 2020? E o termo que significa “oliveira” deve crescer ainda mais, se levarmos em conta a tendência de trazer para o cenário nacional aquelas nomenclaturas que fazem sucesso lá fora.

    Para quem acompanha o seriado “Arrow” ou os quadrinhos da DC sabe que Oliver Queen faz o papel do Arqueiro Verde, um vigilante que se propõe a salvar sua cidade do crime depois de passar cinco anos naufragado em uma ilha deserta. Como o próprio título já diz, as habilidades do personagem com o arco e flecha são de impressionar!

  • 11. Jean

    Pensou no dom da telepatia, pensou em Jean Grey! Ela é uma das mais poderosas integrantes dos X-Men e frequentemente recebe o codinome de Fênix. Já o nome em si, embora não tão comum no Brasil, tem caráter unissex e se refere a uma pessoa “agraciada por Deus”. Bem simbólico, concordam?

    12. Steve

    O nome escolhido para o emblemático Capitão América não poderia ser outro que não Steve, termo que vem do grego e quer dizer “o coroado”. Além de sua força física, o personagem é dotado de uma grande inteligência, o que o faz perito em táticas de guerrilha.

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho ou filha vai estar lá! )

    Continua após a publicidade
    Publicidade