Chegou a primavera! Veja 19 nomes de menina inspirados na estação

Selecionamos ideias clássicas e inusitadas que celebram a estação das flores, a época mais colorida do ano. Vem ver!

Por Chloé Pinheiro Atualizado em 23 set 2021, 09h56 - Publicado em 18 set 2019, 12h59

A primavera começa no dia 21 e, para celebrar sua chegada, escolhemos nomes inspirados na natureza para quem está em busca de um nome de menina. Aproveite a seleção e se inspire conosco.

Tem nomes diferentes, que recentemente ganharam mais fama, e clássicos florais que nunca saem de moda. Para mais ideias, conheça nossa plataforma Nomes de Bebê, com centenas de opções para todos os gostos.

Acácia

É um nome pouco comum, de origem grega, que batiza uma família de arbustos e árvores. A planta simboliza a imortalidade por conta de uma lenda egípcia. A história conta que uma acácia salvou o deus Osíris de morrer no Rio Nilo.

Anahi

O nome tem origem tupi-guarani, e significa bela flor do céu. Segundo a lenda, Anahi era uma mulher índigena valente, que morreu queimada ao tentar defender sua tribo de conquistadores espanhois. No lugar em que foi executada, nasceu uma árvore de flores vermelhas.

Amarílis

Amarílis é uma planta nativa do sul da África, em geral rosadas, com variedades do branco ao vermelho. Também é um dos primeiros termos usados pelos poetas gregos para descrever as belezas do campo.

  • Chloé

    Assim como amarílis, também era usado na Grécia Antiga, mas para representar o campo verdejante, florescendo logo depois do inverno. Muito popular naquela época para batizar meninas, hoje ficando mais famoso no Brasil.

    Deise

    Variante de Daisy, a palavra inglesa para a flor margarida. No inglês antigo, o nome dessa flor era “day’s eye” (o olho do dia, na tradução).

    Dália

    A dália é uma flor linda, famosa por sua estrutura delicada, formada por dezenas de pétalas. O nome, de origem escandinava, significa “aquela que vem do vale”.

    Fiorella

    De origem italiana, o nome quer dizer pequena flor e ganhou popularidade no Brasil graças à atriz Fiorella Mattheis. Florinda, Floretta e Florette são variações com o mesmo significado, em outros idiomas.

  • Flora

    Na mitologia romana, Flora era a deusa das flores, casada com Zéfiro, deus do vento. A união dos dois simbolizaria a renovação da primavera.

    Continua após a publicidade

    Lis

    A Flor de Lis tem uma cor forte vermelha e é conhecida desde a antiguidade. Era um dos símbolos da monarquia francesa na Idade Média.

    Lilian (ou Lili)

    Do latim “lillium”, que significa lírio, flor símbolo de pureza bem famosa aqui no Brasil. Em inglês, o nome Lily é usado também para identificar a flor de lis, que mencionamos acima.

    Hortênsia

    Além de ser o nome de flores bem coloridas, hortênsia era o nome de um clã na Roma Antiga e quer dizer jardineira.

  • Magnólia

    A magnólia é uma flor branca, que batiza personagens do cinema e até um filme, de 1999. O nome da flor foi inspirado no francês Pierre Magnol, um pioneiro na botânica.

    Melissa

    Nome de uma erva com ação relaxante, que dá simpáticas flores pequenas amarelas, brancas ou rosadas. Na mitologia Grega, Melissa era uma das ninfas responsáveis pela educação do deus Júpiter.

    Olívia

    Não é inspirado exatamente numa flor, mas numa árvore, a oliveira, que produz azeitonas. Fofo, não?

    Rosa

    Um clássico. Rosa batiza uma das flores mais famosas do mundo. Rosália é uma versão portuguesa do nome, que dá origem ainda a diversos outros: Rosana, Rosângela, Rosane e por aí vai…

  • Susana

    De origem hebraica, significa a flor mais bela e pura. Na Bíblia, Susana é uma mulher acusada injustamente de cometer adultério.

    Violeta

    Um tipo popular de flor que simboliza a virtude cristã da modéstia. Era popular na Escócia no século 16 e caiu no gosto de outros países a partir do século 19.

    Virgínia

    A raiz do nome é a mesma de verdejante — ver, em latim, era o nome da época das flores. Logo, Virgínia pode ser interpretado como “nascida na Primavera”.

    Yasmin (ou Jasmin)

    Delicada flor branca com aroma adocicado. Segundo alguns estudiosos, o nome está associado a mulheres delicadas e perfumadas, pois a flor jasmim, para os árabes, é símbolo de feminilidade.

    Continua após a publicidade
    Publicidade