Descubra o significado e a origem dos nomes das princesas da Disney

Elsa, Aurora, Tiana, Jasmine... Saiba o que os nomes das personagens adoradas pelas crianças (e pelos adultos!) expressam.

 

Anna – Frozen 

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

O nome Anna, da corajosa princesa do filme Frozen, tem origem hebraica e significa “cheia de graça” e “abençoada”. Confira mais curiosidades na nossa ferramenta de nomes!

Ariel – A Pequena Sereia

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Um dos significados do nome da belíssima Ariel é “espírito travesso”, que combina perfeitamente com a personalidade da sereia. Aventureira e teimosa, a menina constantemente coloca-se em apuros com seus amigos inseparáveis, Linguado e Sebastião. Outro significado do nome Ariel é “Leão de Deus”.

Aurora – A Bela Adormecida

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

De origem latina, o nome da tímida e sofisticada Aurora significa “amanhecer”, em espanhol, ou “a que rompe o dia”. A princesa, que é bem ingênua e adora histórias de amor, desperta de seu sono profundo bem no começo do dia, fazendo jus ao seu nome. 

Bela – A Bela e a Fera

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Como o próprio nome já diz, o significado do nome da princesa Bela é “linda” e “encantadora”. No filme, a personagem é apaixonada por leitura e muito inteligente. A princesa não se preocupa com as aparências e acaba se apaixonado por uma grande Fera.

Branca de Neve – Branca de Neve e os Sete Anões

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Branca significa “tão clara que chega a brilhar”. Uma história dos irmãos Grimm explica a origem do nome da princesa. Segundo o conto, em um dia de inverno, a rainha estava costurando distraidamente perto de uma janela quando espetou o dedo com a agulha e três gotas de sangue caíram no chão, coberto de neve. O vermelho, por cima do branco, formou um tom tão bonito que a mulher desejou ter uma filha com essas tonalidades. Passado algum tempo, ela teve Branca de Neve, que era de fato bem branquinha como a neve, tinha bochechas e lábios vermelhos como o sangue e cabelos negros como a madeira da modura da janela. 

Cinderela 

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

O nome Cinderela vem da palavra francesa cendrillon, que significa “pequenas cinzas”. Na história, a menina foi apelidada com esse nome pelas suas malvadas irmãs, Griselda e Anastasia, por estar sempre suja de cinzas, fazendo serviços domésticos. Mas a personagem é uma garota forte, independente e extremamente madura. 

Elsa – Frozen

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Elsa, irmã mais velha da princesa Anna, torna-se a famosa Rainha da Neve e seu nome significa “a nobre”. Na animação da Disney, a personagem tem o poder de criar gelo e sofre com medo de colocar a vida do povo de Arendelle em risco. 

Jasmine – Aladdin 

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

O nome da princesa Jasmine vem da palavra árabe yasmin, que designa a flor que nós chamamos de “jasmim”. No filme, a personagem tem espírito livre e, em muitos momentos, é vista como rebelde, por querer a mesma liberdade que as outras meninas da sua idade têm. 

Merida – Valente

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

“Mulher que alcançou um lugar de honra”. Esse é o forte significado do nome da princesa Merida, do filme Valente. Ela é uma menina impetuosa, que ao contrário do desejo de sua mãe, não se interessa pelos assuntos da realeza e quer assumir o controle do seu próprio destino. 

Mulan

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

O nome de Mulan significa “florescimento da magnólia”, em chinês. Na história, ela é uma corajosa jovem chinesa que se passa por um guerreiro no lugar de seu debilitado pai e ajuda o exército imperial a expulsar os invasores. Diferentemente de outras princesas da Disney, Mulan não nasceu na realeza e nem se casou com um príncipe.

Pocahontas

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Na língua indígena Algonquin, o nome Pocahontas significa “brincalhona”. A personagem da Disney foi inspirada na lenda de uma índia chamada Matoaka, que se apaixonou e se casou com um homem inglês. No filme, a menina é muito ligada à natureza e aos animais e tem a capacidade de falar com espíritos.  

Rapunzel – Enrolados

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

Rapunzel tem origem incerta, mas alguns linguistas acreditam que o nome vem da palavra “rampion”, que é um vegetal comestível muito nutritivo. Segundo um popular conto de fadas adaptado pelos irmãos Grimm, uma gestante teve um grande desejo de comer esse alimento, mas o único lugar no qual ela poderia encontrá-lo seria no pomar de uma bruxa muito malvada. O marido, para satisfazer a vontade da esposa, teria roubado algumas folhas e, como punição, essa bruxa impôs que o casal entregasse sua futura filha para ela, quando a menina completasse 15 anos. O homem estava tão assustado que concordou com a condição. Por isso a menina acabou aprisionada no alto de uma torre e também foi batizada com o nome da planta. 

Tiana – A Princesa e o Sapo

Reprodução Reprodução

Reprodução (/)

De origem grega, Tiana significa “princesa”. No filme, a personagem é uma garota independente e determinada, que gosta de fazer as coisa à sua maneira. Outro significado desse nome é “cristã”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s