Muito popular no Brasil, Ana é um nome de origem espanhola e portuguesa que surgiu como variação do termo em hebraico Hannah. A expressão significa “menina cheia de graça” – uma opção potente para exaltar a gratidão pela chegada da bebê.
Por ser curtinho e versátil, promete continuar fazendo sucesso neste ano e se encontra entre as tendências de nomes femininos de bebê para 2023. O significado generoso também permite que os pais formem uma nomenclatura composta. Selecionamos 10 sugestões que fazem lindos pares com Ana e compartilham simbologias encantadoras!
Ana Clara
“Brilhante”, “ilustre” e “graciosa”
Clara esbanja popularidade há muito tempo! Era um nome comum entre os europeus, chegando a ocupar o ranking de mais escolhidos na década de 1880. Trata-se de uma tradução da palavra em latim clarus, um adjetivo que faz alusão a “luminosa”. Por extensão, a junção Ana Clara promete uma garotinha “brilhante”, “ilustre” e “graciosa”.
Ana Julia
“Jovem” e “graciosa”
Julia é uma variação feminina do espanhol Júlio, que surge do termo em latim julius. A palavra era utilizada para se referir aos cabelos e à barba das pessoas mais jovens. Por isso, o nome tem o significado de “menina jovial”. A versão composta ganha o sentido de “garota jovem e graciosa”.
Ana Liz
“Graciosa” e “jurada por Deus”
Ana concede “graciosa” como atributo à bebê, enquanto Liz complementa a composição com a simbologia de “jurada por Deus”. O segundo nome é um diminutivo de Elizabeth, que surge do hebraico Elisheva. O termo originou o nome dado à mãe de João Batista na Bíblia e a duas das rainhas mais notáveis da Inglaterra.
Ana Laura
“Vencedora” e “cheia de graça”
Laura pode ter surgido do termo em latim laurus, que é traduzido como loureiro. A árvore era uma representação da vitória para os gregos e romanos antigos. Nos jogos da Antiguidade, os vencedores eram premiados com coroas produzidas pelas folhas de louro. Além disso, essas plantas faziam parte de rituais divinos. Junto a Ana, ganha o sentido de garota “vencedora” e “cheia de graça”.
Analu
“Guerreira gloriosa”, “iluminada” e “cheia de graça”
Este pode ser um diminutivo tanto para Ana Lúcia quanto para Ana Luísa. Na primeira sugestão, o nome italiano Lúcia vem do termo em latim lux, traduzido como “luz”. Já Luísa, também italiano, é originado pela palavra anglo-saxônica Hlodoviko. A dupla representa uma “combatente gloriosa” e “famosa”.
Ana Flor
“Bela” e “graciosa”
Flor é um nome espanhol delicado e proveniente do mesmo termo em latim, flor. Por fazer referência às lindas plantas que compõem o jardim, carrega os atributos de “fertilidade”, “harmonia” e “beleza”. Junto a Ana, esta composição traz o sentido de “garota bela e graciosa”.
Ana Carolina
“Livre” e “cheia de graça”
De origem francesa, acredita-se Carolina seja uma derivação do vocábulo germânico karl, utilizado para se referir a um “homem do povo” e muitas vezes àqueles que eram “livres”. Por isso, Ana Carolina é um conjunto que traz a ideia de uma menina agraciada e que adora a liberdade!
Ana Alice
“Graciosa” e “digna”
Alice é um nome de raízes francesas que surgiu a partir do alemão Adelheid. É traduzido como “aquela que é nobre” e, unido a Ana, garante a simbologia de “presente nobre” ou garota “graciosa” e “digna”.
Ana Cecília
“Sábia” e “agraciada”
Cecília era um nome presente na Roma antiga. Vem da palavra em latim caecus, uma referência às pessoas cegas. A perda de parte ou de toda a visão era símbolo de sabedoria e grande conhecimento. Assim, Ana Cecília representa uma menina “sábia” e “agraciada”.
Ana Vitória
“Vencedora” e “cheia de graça”
Vitória é uma opção popular entre os ingleses. O nome vem do latim victoria, uma alusão ao sucesso e à conquista. Ana Vitória, portanto, ganha o significado de “vencedora” e “cheia de graça”.