Continua após publicidade

8 tendências de nomes de bebê para 2023. Inspire-se!

Especialistas listaram as principais escolhas que guiarão os pais lá fora - e selecionamos aquelas que provavelmente conquistarão as famílias brasileiras

Por Isabelle Aradzenka
Atualizado em 15 dez 2022, 10h21 - Publicado em 14 dez 2022, 17h42

Em 2022, nomes de bebê terminados em “S” ou que começam com a letra “R” dominaram as tendências de escolha dos pais, juntamente com as nomenclaturas curtinhas. Para o próximo ano, no entanto, o site americano Nameberry prevê uma mudança considerável no gosto das famílias.

A partir da análise de especialistas, o portal concluiu que 2023 tende a ser um ano recheado de microtendências nos registros de nome das crianças. Ou seja, modas regionais vão surgir de repente e desaparecer logo em seguida. Os pesquisadores entendem que este fenômeno é uma resposta nítida ao período “intenso e perturbador” que vivemos nos últimos anos.

Veja a seguir as 8 principais tendências que o Nameberry destacou para os nomes de bebês em 2023 – e que podem ganhar adeptos aqui no Brasil.

1. Maximalismo

Extravagância e opulência dominam a estética maximalista, que ganhará o coração dos pais no próximo ano. São nomes unidos por sons fortes, seriedade e uma energia “confiante”. Além disso, a origem pode vir de mitos, lendas e histórias esplêndidas, como é o caso de Penélope e Selene.

2. Nomes “fora de moda”

Os especialistas preveem que 2023 reviverá nomes inspirados nos anos 80, em um estilo retrô. Ideias baseadas em personagens de clássicos da cultura pop da época ganham o destaque principal. Nos Estados Unidos, Frankie, Laurel, Scottie e Teddy são alguns dos exemplos. Será que no Brasil veremos Claudia, Fábio, Patrícia e André bombando por aí?

3. Dourados e brilhantes

O Nameberry já adianta: “o futuro é dourado”. Isto porque nomes luxuosos, iluminados e bastante otimistas chegarão com tudo. Dentro desta categoria, estão inclusas nomenclaturas que fazem referência direta ao ouro, à luz e até ao Sol: Aurora, Clara, Apollo…

Continua após a publicidade

4. Interculturalismo

Ana e Leo são nomes instantaneamente reconhecidos e pronunciados em muitos idiomas diferentes. Eles são um exemplo da tendência de opções interculturais, isto é, que se encaixam perfeitamente entre línguas distintas, mas sem se ligar a nenhuma em particular.

Para entrar na moda, os pais ainda podem utilizar a fórmula “4-2-I”: adicionar quatro letras, duas sílabas e terminar em I, como Lori, Gigi, Yuki, Leni e Ravi.

10 nomes de bebê que fazem combinações potentes com
(Arte: Anamaria Sabino / Goodboy Picture Company/Getty Images)

5. Adjetivos

Nomes baseados em adjetivos carregam muito impacto e poder, e prometem dominar os registros. De acordo com o site, esta é uma tendência que surgiu através da escolha de algumas celebridades americanas. No Brasil, temos Clara, Bárbara e Serena para as meninas. Já nos Estados Unidos, os nomes Lovely, Luck e Celestial são fortes candidatos.

6. Nomes de “vovó” para meninas

Ainda dentro da moda retrô, esse é um caminho um pouco mais ousado entre as famílias – e perfeito para homenagear as antepassadas! Se há alguma avó Adelina, Amélia, Carmina, Elisa ou Joana na linhagem, esta é a chance perfeita para entrar na onda!

Continua após a publicidade

7. Azul e verde

Os especialistas observam que muitos dos nomes que vemos em alta agora são extraídos da natureza e remetem até mesmo às belas cores azul e verde. É o caso de Cyan, Emeralda, Lazuly e Índigo. Além disso, ainda trazem a sensação de tranquilidade e renovação para a família.

8. Mistura e combinação de nomes

Por fim, uma das últimas tendências que prometem ganhar força é inventar seu próprio nome! Por que não? Para isso, vale apostar em componentes como Kai, Cy, Beau, Mae, Oak e Ice no meio dele – ou aire, ett, iel, lani, land e wyn no final.

Luna, Nova e Rae são composições que também podem fazer parte da criação. Alguns exemplos que ganharão força lá fora são Kailo, Dariel, Aylani e Cyaire.

+ Veja aqui outras sugestões de nomes de bebês

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade