Continua após publicidade

10 nomes de anjos para trazer luz ao seu bebê

Proteção, cura e outras virtudes estão associadas a essas sugestões, perfeitas para reforçar a religiosidade dos pais!

Por Flávia Antunes
Atualizado em 25 out 2023, 14h43 - Publicado em 2 jun 2021, 16h02

Se pudéssemos colocar em um potinho tudo de positivo que desejamos para nossos filhos, ele certamente transbordaria! Mas uma forma de materializar todas esses votos é registrar o pequeno com nomes significativos para os pais: vale apostar naqueles que traduzem liderança e coragem, por exemplo, ou escolher os que remetem a sentimentos positivos.

Publicidade

Para trazer um pouquinho da crença religiosa da família e uma camada extra de simbolismo, outra opção é se inspirar na figura dos anjos. A maioria deles possui dotes importantes de proteção e de cura, significados ligados às divindades e fazem sucesso dentro (e fora) do país.

Publicidade

Vamos lá? Confira 10 nomes de anjos para homenagear o bebê:

1. Gabriel

Seja por seu caráter angelical ou pela pronúncia bonita, o nome é presença garantida no ranking dos mais usados e, inclusive, foi o quarto mais escolhido para meninos na última década no Brasil.

Publicidade

Para os católicos, trata-se de um dos sete arcanjos de Deus, o portador das boas notícias e encarregado de avisar Maria que ela estava esperando Jesus. Por conta deste simbolismo, o significado do nome Gabriel remete a uma pessoa “que tem a força divina” ou então a um “homem forte de Deus”.

Continua após a publicidade

2. Angelina

Embora não se refira a um anjo em específico, Angelina carrega o simbolismo imaculado e puro em sua própria tradução. Isso porque vem do grego ággelos, que significa “mensageiro”, e mais tarde gerou o termo angelus, que quer dizer literalmente “anjo”.

Publicidade

Se os pais preferirem, podem optar pela variante Angélica, também cheia de delicadeza e de tradução parecida: “pura como um anjo”.

3. Miguel

Se a família procura um nome religioso e que não sai de moda, temos aqui a opção perfeita! Em primeiro lugar por dez anos consecutivos na lista dos mais escolhidos para meninos no Brasil, faz referência a um arcanjo famoso, citado cinco vezes na Bíblia e que simboliza humildade e um dos principais protetores do povo.

Publicidade

Por esse motivo, o significado do nome Miguel é “aquele que se parece com Deus”. E anote aí: São Miguel é festejado em 29 de setembro. Quem sabe não cai perto da data de nascimento do pequeno?

Continua após a publicidade

4. Rafaela

Formado pela junção dos elementos hebraicos Repha (“curou”) e el (Deus), Rafaela traz o emblemático significado de uma menina que foi curada ou tocada por Deus – o mesmo vale para sua forma masculina “Rafael” ou então sua versão italiana, Raffaele, para quem quiser dar toques de elegância à nomenclatura ou homenagear a descendência da família.

Publicidade

5. Ariel

O nome lembra a serenidade do mar e a personagem corajosa do filme A Pequena Sereia. Se essas associações não forem suficientes para te convencer, é possível focar no forte simbolismo, já que o termo vem do hebraico e que quer dizer “leão do Senhor”.

Ariel também é apontado como o nome de um anjo conhecido popularmente por ajudar as pessoas em seus agradecimentos a Deus, e uma ótima escolha para quem procura nomenclaturas sem gênero para o filho, que valem tanto para meninas quanto para meninos.

Continua após a publicidade

6. Natanael

“Dom ou dádiva de Deus” é o significado deste nome autêntico – inclusive, um bom jeito de expressar gratidão pelo nascimento do bebê. No Novo Testamento da Bíblia, esta é a outra forma de se referir ao apóstolo Bartolomeu e é também como se chama um anjo poderoso para os cristãos, membro do Coro das Virtudes.

7. Layla

Um pouquinho menos comum, mas igualmente delicado é Layla. Ele tem origem árabe (Láyla) e pode ser traduzido como noite, referindo-se a alguém que é bela como os céus noturnos. Escrito com diferentes grafias (Lailah ou Laylah), encontramos sua correspondência em um anjo da mitologia judaica responsável pela concepção e pela gravidez.

8. Muriel

Não há certeza sobre o surgimento do nome – pode ter vindo do grego ou do irlandês -, mas a tradução é a mesma: “que tem o brilho do mar”. Lindo, né?

Continua após a publicidade

Como se não bastasse, Muriel é também o anjo da guarda que simboliza a paz e a harmonia emocional, além de ajudar as pessoas a entrarem em contato com seus sentimentos mais profundos e terem consciência de si e do mundo ao redor.

9. Samuel

Vem geração, vai geração e este nome continua a fazer sucesso! Ele é um daqueles considerados mais “antiguinhos” – mas que está voltando com tudo – e inclusive marcou a memória de muitos pais por lembrar Samuel Rosa, o fundador da banda Skank.

Seu significado marcante é “o que fala em nome de Deus” e aparece no Antigo Testamento como o profeta e último juiz dominante, que foi entregue a Deus por conta de uma promessa de sua mãe. Além disso, é conhecido como o anjo da saúde e associado à cura e à vitalidade.

10. Micah

Micah é conhecido como o anjo da unidade, filho do arcanjo Miguel, e quem ajudou Moisés durante os seus 40 anos de jornada com os israelitas pelo deserto. Sua história religiosa também condiz com a tradução, que é “aquele que se assemelha a Deus”.

Continua após a publicidade

Ah, e ele pode até ser usado como diminutivo de Micaela, mas é uma ótima oportunidade de aproveitar que os nomes que parecem apelido estão bombando!

+ Veja na nossa ferramenta de nomes outras lindas opções para o seu bebê!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade