As fantásticas narrativas que encontramos na mitologia das antigas civilizações e nas lendas, além de serem responsáveis por grande parte dos ditados, lições ou simbolismos que norteiam a humanidade, também possuem divindades femininas emblemáticas. Estas, por sua vez, também inspiram personagens de filmes e desenhos muito conhecidos nos dias de hoje.
Por isso, se tem uma bebezinha chegando por aí na família e os pais desejam que a pequena seja forte, inspiradora e audaciosa, vale apostar em uma nomenclatura que permeie antigos mitos, sejam as tão conhecidas histórias gregas e romanas ou até os contos que fazem parte da cultura nórdica ou indiana.
Nesta lista, reunimos os mais belos nomes que dão cara a deusas ou divindades poderosas para agraciar a pequena e fugir das nomenclaturas mais tradicionais. Estão preparados?
Selene
Para os futuros papais que se encantam com os mitos gregos, Selene é a nomenclatura perfeita para unir uma pronúncia elegante com uma bela simbologia. A deusa era a própria personificação da lua, sendo irmã de Hélio (o sol), e Éos (o amanhecer). Diz a lenda que ela tinha o poder de “dar vida” a qualquer coisa.
Diana
Partindo para a mitologia romana, Diana era a deusa que representava tanto a caça quanto a própria lua: um símbolo de força e poder para a garotinha que chegará na família. Sem falar que hoje a nomenclatura caracteriza uma das heroínas mais conhecidas entre a cultura pop, a Mulher-Maravilha.
Aurora
Aurora, que encontramos entre os mitos romanos, é a equivalência da divindade Éos para os gregos: a deusa do amanhecer. Por isso, carrega a linda simbologia de renovação e nascimento.
Flora
Uma bela alternativa para nomear aquelas pequenas que chegam entre a primavera, Flora era a deusa romana das flores e da própria estação que vem após o inverno, carregando consigo a força da vida e do florescimento. Veja outros nomes com a mesma inspiração aqui.
Maia
O nome Maia carrega em si a representação da deusa romana responsável pela fertilidade e por toda a energia que envolve a “vida” e o “nascimento”. Lindo, né? Mas o seu simbolismo não acabou por aí! Em sua versão do hinduísmo, a deusa Maya se relaciona com a força de criação do universo e representa a concepção de “ilusão”.
Íris
Podem apostar nesta nomenclatura para uma chegada bastante colorida na família! Na mitologia romana, a deusa Íris era a mensageira dos deuses do Olimpo e personificação do arco-íris, entendido como uma ponte de união entre a Terra e o céu.
Kali
Dentro do hinduísmo, Kali é a deusa do tempo. O significado forte da nomenclatura faz jus a sua lenda, já que a divindade representa a força do renascimento, da destruição e da criação, visto que para que haja mudança, primeiro é preciso que as coisas acabem.
Valquíria
As Valquírias não são apenas deusas para a mitologia nórdica, mas sim a representação dada às divindades que carregariam os guerreiros até a vida após a morte, além de serem a representação do espírito feminino.
Núbia
A origem da nomenclatura Nubia era, na verdade, uma representação indireta utilizada para a deusa egípcia Hator. Em seu significado carrega a simbologia de “dourada” ou “ouro”, assim como a própria divindade, que correspondia ao céu e à realeza.
Elie
Elli, que dá origem à nomenclatura Elie, era a deusa responsável por representar a velhice na mitologia nórdica. Assim, carrega em sua simbologia toda a sabedoria trazida pela vida.
(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá!)