8 nomes de bebê que estão bombando e que possuem bonitas variações

Nesta seleção, buscamos derivações ou nomenclaturas similares dos nomes mais queridos do momento para você expandir sua listinha.

Por Fernanda Tsuji Atualizado em 12 abr 2022, 12h10 - Publicado em 11 abr 2022, 17h25

E a busca pelo nome perfeito continua… Muitas vezes, nos apaixonamos por uma nomenclatura, mas aí, ao ver o significado, percebemos que não é o ideal para o nosso bebê. Em outras, amamos o que ele simboliza, mas a sonoridade não nos agrada ou ele se tornou tão popular, que nos desmotiva a escolhê-lo com receio dos muitos nomes repetidos na lista da chamada.

Pensando nisso, voltamos até o ranking dos nomes mais registrados de 2021, divulgado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN), para selecionar as nomenclaturas que estão em alta e procurar variações que possam agradar os pais indecisos.

Uma pequena mudança na grafia e, quem sabe, o nome do seu pequeno ou pequena não está aqui nesta seleção?

1. Gosta de Bento? Tente Benito ou Benedita

Direto e reto, o significado de Bento é simplesmente “abençoado”. Esse nome antiguinho que voltou a conquistar uma nova geração, é na realidade, uma variação mais curtinha de Benedito, originário do latim.

Benito, que pode soar até como um apelido, e Benedita, a versão feminina do nome, também podem agradar os pais.

2. Gosta de Helena? Tente Helen, Hélio ou Helenice

Helena é um clássico no Brasil. Taí as novelas de Manoel Carlos e suas inesquecíveis protagonistas batizadas com este nome! E o simbolismo por trás dele não poderia ser mais lindo: “repleta de luz”.

Se você busca uma variante igualmente iluminada, aposte em Helenice, que quer dizer “reluzente”, Helen (“luz”) ou, se for menino, Hélio que quer dizer “o sol”.

3. Gosta de Miguel? Tente Micaela ou Michele

Sempre amou o nome Miguel, mas é uma garotinha que está a caminho? Sem problemas, troque por Micaela ou Michele. De origem hebraica, esses nomes significam “que se parece com Deus”. Forte, né?

4. Gosta de Valentina? Tente Valéria ou Valentim

Ocupando o quinto lugar dos nomes mais registrados em 2021, Valentina já é um clássico desta geração atual! Esta marcante nomenclatura de origem latina carrega consigo um belo simbolismo: “vigorosa, cheia de disposição e saúde”. Tudo que a gente mais deseja para esta criança que está chegando!

Mas se você está enjoada do nome, mas quer manter o significado, aposte em Valéria ou se for um garotinho, em Valentim, sua versão masculina.

Continua após a publicidade

5. Gosta de Samuel? Tente Samantha ou Samara

Com quase 16.000 registros em 2021, Samuel é um nome de origem hebraica que sempre retorna na preferência dos pais religiosos e tem explicação: seu significado é “o nome de Deus ou aquele que fala com Deus”.

Para manter o mesmo simbolismo de conexão divina, caso seja uma menininha a caminho, você pode optar por Samantha (com ou sem o “h”) ou Samara, uma variação que significa “protegida por Deus”.

6. Gosta de Júlia? Tente Juliana, Julieta ou Juliete

Mais um clássico que não sai de moda! Já tiveram décadas em que Júlia era mais forte na preferência dos pais, depois tivemos anos em que Juliana reinava em todas as listas de chamadas das escolas.

No ano passado, tivemos o fenômeno Juliette, ganhadora do BBB21, que fortaleceu mais esta variação do nome e ainda pode ser adaptado para Julieta ou Júlio, se for menino. Seja qual for o seu preferido, ele traz consigo o simbolismo de juventude e frescor.

7. Gosta de Vicente? Tente Vitória ou Victor

Vicente e Vitória, dois nomes sempre presentes na lista dos mais queridos, possuem o mesmo significado: vencedor(a). A simbologia de vitória que estas nomenclaturas carregam conquistam muitos pais que tiveram gestações complicadas ou desejavam muito ter um bebê – e por isso, tem uma listinha só dela aqui!.

Ah, e uma variação que é mais antiguinha mas tende a agradar é Vitor (com ou sem “c”).

8. Gosta de Sophia? Tente Sônia ou Sophie

E por último, mas nunca esquecida, temos Sofia (ou Sophia), um dos nomes mais queridos no mundo todo. Sim, o sucesso não é à toa, já que seu significado é mesmo belo: de origem grega, o nome remete à “sabedoria” e ao “conhecimento”.

Para trazer um ar novo, que tal apostar em no francês Sophie ou até mesmo em Sônia? Este último, bem antigamente era usado como um diminutivo para Sofia, mas passou a ser um nome por si só.

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá!)

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade