Não é só com ovos de chocolate que se faz uma Páscoa de respeito! Aliás, por conta dos preços muitas vezes abusivos dos ovos de Páscoa, muita gente tem optado por investir em produções caseiras e artesanais – além de mais acessíveis, permitem que você ajude o empreendedorismo independente e/ou materno.
Além disso, é sempre possível cozinhar pratos que são a cara do feriado, agradam adultos e crianças e, muitas vezes, servem como lembrancinha feita por você para presentear amigos e familiares. Nesta seleção, fizemos um compilado de receitas doces e salgadas deliciosas, ideias para celebrar a Páscoa em casa e fazer o maior sucesso entre os pequenos.
1. Muffin salgado de cenoura
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- ½ xícara de chá de queijo gruyère ou muçarela ralado
- 1/4 de xícara de chá de óleo
- ½ xícara de chá de leite
- 2 ovos inteiros médios
- 1 cenoura média ralada
- ½ xícara de chá de azeitonas (opcional)
- ½ xícara de chá de linguiça calabresa moída ou ralada (opcional)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 2 colheres de sopa de salsa ou cebolinha batidinha
- ½ colher de sopa de fermento químico em pó
- Farinha e manteiga para untar as formas
Modo de preparo:
Peneire a farinha em uma tigela e misture com o sal. Depois, acrescente o queijo. Misture bem e, em seguida, acrescente ovos, óleo, cenoura, leite, salsinha e cebolinha, azeitonas e linguiça (opcional). Misture os ingredientes novamente, com delicadeza e sem batê-los. Por fim, acrescente o fermento à massa.
Despeje a massa em forminhas específicas para muffins, de preferência feitas de silicone, e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC, por aproximadamente meia hora. Faça o teste do palito de dentes para ver se os muffins estão cozidos e, caso utilize forminhas de alumínio, não esqueça de untá-las com manteiga e farinha.
Rendimento: 8 porções.
Receita cedida pela chef Aline Chermoula (@alinechermoulaoficial), da Chermoula Cultura Culinária.
2. Pirulitos de bombom
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de coco ralado úmido
- 2 colheres de sopa de leite em pó
- 2 colheres de sopa de leite condensado
- 50g de chocolate ao leite
- 50g de chocolate meio amargo
- Palitos de madeira (quantos forem necessários)
Modo de preparo:
Em uma tigela, adicione o coco ralado, o leite em pó e o leite condensado. Misture tudo e amasse bem com as mãos, até que a massa fique homogênea. Faça bolinhas com as palmas das mãos e deixa-as descansando por, aproximadamente, 20 minutos.
Em outro recipiente, derreta os chocolates no micro-ondas (se preciso, acrescente leite para uma consistência mais líquida). Depois disso, espete os palitinhos de madeira nos docinhos e banhe os pirulitos na calda de chocolate. Para que fiquem bem firmes, leve-os à geladeira por 10 minutos.
Rendimento: 10 porções em média.
Receita cedida pela Água Doce Sabores do Brasil.
3. Bolachinhas de coelho
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
- 1 pitada de sal
- 120g de manteiga gelada sem sal (em cubos)
- ½ xícara de açúcar
- 1 ovo batido
- Raspas de 2 limões sicilianos
- Folha de papel manteiga
- Cortador em formato de coelho
Modo de preparo:
Bata a manteiga gelada com o açúcar em uma batedeira até que formem uma pasta. Em seguida, adicione a metade de 1 ovo batido (1/2 unidade) e as raspas de limão, e misture bem, novamente usando a batedeira. Depois, adicione a farinha até que a massa forme uma bolinha – caso ela não misture bem e fique com aspecto similar ao de uma farofinha, adicione o restante do ovo e continue batendo.
Abra a massa com auxílio de um rolo entre duas folhas de papel manteiga (uma por cima e uma por baixo da massa), deixando cerca de 0,5 centímetros de espessura. Leve essa massa aberta para a geladeira por cerca de 6 horas (dobre as beiradinhas do papel manteiga para a massa não ressecar). Esse tempo na geladeira vai ajudar a firmar a massa e intensificar o sabor das raspas de limão.
Retire a massa da geladeira cerca de 5 minutos antes de usá-la e, em seguida, remova o papel manteiga com auxílio de um cortador no formato de coelho (ou outro de sua preferência). Leve os biscoitos cortados para uma assadeira, com 2 dedos de espaço entre eles, e coloque na geladeira por 20 minutos antes de assar os biscoitos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180ºC. Asse os biscoitos por 12 minutos, ou até que as bordas fiquem douradas. Com o restante da massa que sobrar, repita o processo, abrindo-a novamente entre duas folhas de papel manteiga (mantenha a massa na geladeira para manter a textura ideal enquanto assa a primeira remessa de biscoitos).
Se quiser, decore com confeitos ou glacê colorido.
Para crianças a partir de 2 anos.
Receita cedida pela nutricionista Thalita Longo (@thalitalongo_nutri), focada no público materno infantil.
4. Bolo de cenoura piscininha
Ingredientes:
Massa:
- 4 ovos
- 3/4 de xícara de óleo
- 350 gramas de açúcar refinado
- 300 gramas de cenoura
- 240 gramas de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
Brigadeiro:
- 2 latas de leite condensado
- 150 gramas de chocolate em gotas belga ao leite (se preferir, substitua por 80 gramas de chocolate em pó)
- 3 colheres de sopa de creme de leite
- Granulado a gosto
Modo de preparo:
Para a massa: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata no liquidificador o óleo, os ovos e a cenoura. Assim que a massa estiver homogênea, adicione o açúcar e continue batendo. Com o liquidificador desligado, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó, mexendo com auxílio de uma espátula até que a massa esteja bem integrada. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada.
Para o brigadeiro: adicione todos os ingredientes em uma panela, mexendo sem parar em fogo médio. Assim que a massa começar a desgrudar da panela, desligue o forno e espere até que o brigadeiro fique morno. Depois, despeje a cobertura no bolo e decore com o granulado de sua preferência.
Receita cedida pelo Atelier Ana Laura Trevizani (@atelieranalauratrevizani).
5. Panqueca de cenoura
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) cenoura crua e ralada
- 1 ovo
- 2 e ½ colheres (sopa) polvilho azedo ou tapioca
- 1 pitada de cúrcuma
- 1 pitada de sal
- Azeite para untar
- 4 buquês de brócolis previamente cozidos no vapor para decorar
Modo de preparo:
Com auxílio de um mixer ou liquidificador, bata todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Despeje a massa em uma frigideira antiaderente, untada com azeite, e deixe cozinhar em fogo médio até que ela solte da panela.
Para a montagem: corte o disco da panqueca em quatro partes, e enrole cada uma delas tipo um cone, até ficar em um formato semelhante ao de uma cenoura. Na parte de cima, coloque os brócolis. Se quiser rechear a panqueca, use frango desfiado ou homus de grão-de-bico, mas crianças costumam preferir a panqueca sem recheio.
Para crianças a partir de 9 meses (sem o sal).
Receita cedida pela nutricionista Thalita Longo (@thalitalongo_nutri), focada no público materno infantil.
6. Petit gâteau sem lactose
Ingredientes:
- ½ xícara (chá) de creme vegetal
- ½ xícara (chá) de leite em pó SupraSoy chocolate sem lactose
- 3 ovos
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (sopa) de creme vegetal + 2 colheres (sopa) de cacau em pó (para untar as forminhas)
Modo de preparo:
Derreta o creme vegetal em fogo baixo, desligue o fogo e adicione o SupraSoy. Misture bem até formar um creme de chocolate com textura aveludada. À parte, bata os ovos com o açúcar até ficar homogêneo. Junte o creme de chocolate e a farinha de trigo peneirada com o fermento, e misture bem.
Distribua a massa em 6 forminhas (de 6 cm de diâmetro e 4 cm de altura), untadas com creme vegetal e cacau em pó, e leve à geladeira durante 30 minutos. Asse em forno pré-aquecido a 200⁰C, durante 10 minutos, ou até que fique cremoso por dentro e assado por fora. Sirva o petit gâteau ainda quente, sozinho ou acompanhado de sorvete sem lactose.
Receita cedida pela Josapar.
7. Bigadeirão vegano
Ingredientes:
- 4 xícaras de leite de coco pronto para beber
- 1 xícara de amido de milho (80g)
- 1 xícara de açúcar de coco (120g)
- 1/2 xícara de chocolate ou cacau em pó (30g)
- 1/2 xícara de calda de chocolate (100g)
- 1 xícara de leite de coco culinário
- 150 gramas de chocolate 70% ou meio amargo (vegano)
- Coco ralado em flocos e chocolate granulado ou raspas de chocolate para decorar
- Óleo de coco em spray
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o leite de coco pronto para beber e dissolva o amido, com auxílio de um fouet, até não ter nenhum grumo. Adicione os demais ingredientes e continue mexendo com o fouet – o objetivo é chegar a uma consistência bem cremosa, similar à de brigadeiro.
Unte uma forma de ovo de Páscoa com óleo de coco em spray, despeje nela o conteúdo da panela e leve para a geladeira por 4 horas. Desenforme o chocolate em um prato e decore como preferir, usando chocolate granulado ou coco ralado. Se quiser, recheie a massa com frutas secas, castanhas trituradas ou coco ralado.
Rendimento: 1 porção.
Receita cedida pelo chef Thiago Ribeiro (@chefthiagoribeiro), da Paleodelícia.
8. Pavê triplo chocolate épico
Ingredientes:
- 145 gramas de chocolate ao leite
- 145 gramas de chocolate branco
- 145 gramas de chocolate meio amargo
- 435 gramas de creme de leite
- 200 gramas de biscoito champanhe (15 unidades)
Modo de preparo:
Derreta os chocolates, separadamente e em temperatura baixa, de 30 em 30 segundos, no micro-ondas em banho-maria. Após derretê-los, misture 145 gramas de creme de leite em cada tipo de chocolate, até formar ponto de ganache. Leve à geladeira por uma hora.
Para montar o pavê, intercale as camadas de biscoito com um pouco de cada tipo de ganache (a recomendação é colocar o ganache branco entre os dos chocolates meio amargo e ao leite). Após a montagem, finalize com biscoito champanhe decorativo por cima.
Rendimento: Porção individual
Receita cedida pela Épico Cacau (@epicocacau).
9. Bolinhos de cacau
Ingredientes:
- 2 bananas bem maduras
- 1 colher (sopa) de pasta de amendoim
- 1 colher (sopa) de cacau em pó
Modo de preparo:
Amasse a banana e misture com os demais ingredientes. Coloque a massa em forminhas de silicone e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos.
Recomendada para crianças a partir de um ano.
Receita cedida pela nutricionista materno infantil Clara Senis (@clarasenis).