13 atividades de Páscoa incríveis e que você nunca pensou em fazer

Alinhavo de cenoura, quebra-cabeça de ovinhos... Se a ideia é fugir das brincadeiras tradicionais, temos aqui algumas ideias divertidas!

Por Flávia Antunes 1 abr 2021, 13h10

Simbologia religiosa para alguns, tempo de união e esperança para outros… A Páscoa traz um significado diferente para cada família, mas não podemos negar que para os pequenos a animação com a chegada do feriado está bastante ligada às atividades e guloseimas que essa época do ano propicia.

E as opções de divertimento não são poucas, viu? É possível apostar em brincadeiras mais clássicas, como a famosa caça aos ovos, ou então fugir do convencional e se inspirar em tradições de outras partes do mundo. Já para quem prefere atividades manuais, temos aqui um prato cheio!

Isso porque a temática de coelhinhos, ovos e cenouras permite um leque de ideias que esbanjam criatividade e prometem entreter a criançada por um bom tempo! Dá para fazer o próprio quebra-cabeça, criar um alinhavo temático e muitas outras opções que, de brinde, ainda exercitam habilidades motoras e ensinam a importância de reaproveitar os materiais.

Todos prontos? Então já forra a mesa da sala e vem conferir essas 13 atividades de Páscoa incríveis, que nunca devem ter passado pela sua cabeça antes!

1. Cada ovinho com sua metade

View this post on Instagram

A post shared by Kendra R | Homeschooling Momma (@therobinsonreaders)

Que tal exercitar a coordenação motora e o raciocínio com um quebra-cabeça um pouquinho diferente? A ideia aqui é aproveitar a temática divertida da Páscoa e criar ovinhos com metades que se encaixam!

Para isso, separe dois retângulos de uma caixa de papelão. No que ficará por cima, faça recortes no formato oval (vale desenhar o ovo em um papel e utilizar como molde) e no de baixo convide o pequeno para soltar a imaginação com desenhos. O passo final é reproduzir o que foi desenhado nas peças soltas e deixar que o jogo aconteça!

2. Assopre sem parar! 

View this post on Instagram

A post shared by Brincadeiras | Atividades (@bedebrincadeira)

Se a família pediu pizza na noite anterior (ou se encontrarem alguma caixa de papelão por aí), nada de descartar, pois a tampa pode se transformar em um tabuleiro perfeito para a brincadeira de sopro!

O passo a passo é simples: basta recortar coelhinhos, que serão fixados ao longo da caixa, deixando furos na região do rabinho. Em seguida, tenha um canudo em mãos e pompons, que podem ser substituídos também por alguma bolinha de plástico ou até de papel. Garantimos que a criançada ficará entretida por horas!

3. Coelhinho de folhas

View this post on Instagram

A post shared by Little Happy Learners (@littlehappylearners)

Como já deu para perceber, a temática dessa época do ano é um prato cheio para artes de todos os tipos – até as que envolvem materiais tirados da natureza! Então já sabe: assim que encontrar folhinhas caídas no vaso ou jardim de casa, guarde e chame seu filho para criar a silhueta de coelhinhos. Para o rabo, é só soltar a criatividade!

4. Dedoches fofos

View this post on Instagram

A post shared by Kathryn (@cardboardfolk)

As opções de do-it-yourself (faça você mesmo) não param por aí! Na inspiração meiga da foto, foram criados dedoches de coelhinhos angelicais utilizando pedaços de caixas de ovos. Já a cabeça do animal foi feita com contas de madeira, mas até bolinhas de ping pong funcionam bem!

  • 5. Acerte as bolinhas nos buracos!

    View this post on Instagram

    A post shared by 𝔸𝕔𝕥𝕚𝕧𝕚𝕥𝕚𝕖𝕤 𝕗𝕠𝕣 𝕔𝕙𝕚𝕝𝕕𝕣𝕖𝕟 (@heuristicmommas)

    Com certeza você já divertiu com um jogo parecido quando era criança! A proposta da brincadeira, que ganhou uma carinha toda especial por conta da Páscoa, é usar a concentração para mexer a caixa de forma com que as bolas coloridas cheguem nos respectivos buracos. De brinde, o pequeno ainda aprende mais um jeito bacana de reciclar e dar um novo propósito para os materiais!

    6. Mochila temática

    View this post on Instagram

    A post shared by Kids/Toddler/Baby Activities (@craftmonsterz)

    A caça aos ovos já é divertida por si só, mas temos aqui um jeito de deixá-la ainda mais lúdica (e duradoura) para os pequenos: criando uma mochila de costas, onde eles vão poder colocar os itens que encontrarem pelo caminho!

    Continua após a publicidade

    Os únicos materiais necessários são uma caixa de papelão (as de cereais tem o tamanho perfeito) e tinta ou giz de cera para personalizar. Todos equipados? Então é só ir atrás das pegadas do coelhinho!

    7. Como o coelhinho está se sentindo hoje?

    View this post on Instagram

    A post shared by Atividades e brincadeiras (@laurinha.zamboni)

    Como tudo na infância, reconhecer as próprias emoções também é um passo a ser aprendido, que ajudará a criança na relação com as outras pessoas, consigo mesma, além de ensiná-la qualidades como empatia e respeito.

    E para dar uma forcinha nesse processo, que tal uma atividade divertida e que tem tudo a ver com a Páscoa? É só fazer o contorno do coelho e chamar o pequeno para ajudar na hora de desenhar as diferentes expressões do animalzinho (vale felicidade, surpresa, aborrecimento…). Quando for o momento de encaixar, aproveite e incentive o seu filho a nomear os sentimentos que vão surgindo!

    8. Alimentando o coelho!

    View this post on Instagram

    A post shared by Augt kopā- idejas bērniem (@augtkopa)

    Essa atividade simples, mas muito fofa, promete agradar as crianças menores! Como em outras ideias aqui em cima, a caixa de papelão foi novamente utilizada (está aí um material versátil, hein?), recortando-se a área da boca do coelho. O pequeno pode participar da tarefa de criar as cenourinhas e depois colocá-las uma por uma dentro da caixa, como se estivesse alimentando o animal.

  • 9. Craft com pregadores 

    View this post on Instagram

    A post shared by Melanie (@mitallensinnen_kind_sein)

    O pregador de roupa ganhou uma nova função aqui! Junto com o item, deixe à disposição do seu filho papel sulfite ou algum mais durinho e pompons de artesanato ou que caíram de algum brinquedo. Mas se não tiverem este item, nada impede que o fucinho do coelho seja desenhado pela própria criança!

    10. Transformando a sacola de papel

    View this post on Instagram

    A post shared by Estéfi Machado (@blog.estefi.machado)

    Quem disse que as atividades manuais exigem materiais super complexos? Talvez uma das mais fáceis de executar da lista, a criação só pede um único utensílio que você deve ter em casa: sacola de papel. Com recortes aqui e pinturinhas lá, dá para deixar o objeto com a carinha simpática de um coelho – e com certeza seu filho vai querer usá-lo na caça aos ovos!

    11. Alinhavo divertido

    View this post on Instagram

    A post shared by Bright Little Brains (@bright_little_brains)

    O alinhavo é uma das atividades mais eficazes quando o assunto é exercitar a coordenação motora fina da criançada! Neste caso, ele foi feito no formato de uma cenoura e depois incrementado com papeis de laço verde, que imitam as folhas do legume. Ah, e se não tiverem à disposição a lã colorida, é possível adaptar usando um cadarço de tênis, desde que ele tenha as pontinhas duras para passar pelos furos.

    12. Tosando o coelhinho

    View this post on Instagram

    A post shared by Kathryn (@cardboardfolk)

    O pet shop é aqui? 😅  A sacada foi recortar o corpo do coelho e encher o recipiente de papel picado para que a criança se divirta “tosando” o pelo do animalzinho. Mas lembre-se de sempre usar tesoura sem pontas e manter a supervisão durante a atividade, viu?

    13. Para soltar a criatividade!

    View this post on Instagram

    A post shared by Marisa (@rattleandrollkids)

    Pratos descartáveis se transformam no rostinho de coelhos muito charmosos nessa inspiração! Para a customização, vale tudo: papeis coloridos, “olhinhos” de artesanato, flores, fitas e o que mais encontrarem por aí. Depois dá até para deixar o resultado exposto na parede do quarto, como item de decoração ou presentear alguém da família!

    Continua após a publicidade
    Publicidade