Conheça a divertida nova série da Disney que ajuda na alimentação infantil

Diego Topa, protagonista de "O Restaurante do Arnoldo", conta sobre como a nova atração do Disney+ auxilia na boa relação das crianças com os alimentos.

Por Flávia Antunes Atualizado em 1 fev 2021, 15h45 - Publicado em 26 jan 2021, 18h26

“Se o primeiro freguês achar tudo gostoso, o Ristorantino será vitorioso!”. O lema do simpático cozinheiro Arnoldo, protagonista no novo seriado da Disney, já nos adianta o que podemos esperar da temporada de estreia: comidas apetitosas, rimas divertidas e funcionários do restaurante que tentam agradar seus clientes a todo custo, mesmo com os obstáculos que surgem pelo caminho.

E mais que cozinhar e servir clientes, “O Restaurante do Arnoldo” conta a história do chef que dá nome ao programa – que decide abrir o seu estabelecimento na pequena cidade-ilha de Bahía Bonita -, e de sua nova proposta gastronômica, que busca resgatar a memória afetiva de sua avó, que também amava a culinária, e trazer pratos cheios de tradição e sabor.

O único probleminha é que o dono, seu ajudante Francis, a recepcionista Alina e a sobrinha Fiore terão que lidar com a concorrência de Malú e Keno, dois irmãos maldosos que abriram um food truck de comidas rápidas na frente do restaurante e tentam insistentemente boicotar a turma de Arnoldo.

Em meio a um cenário colorido, canções contagiantes e enredos leves, a produção da Disney acerta em trazer uma temática atual e urgente para o público infantil: a boa relação com os alimentos desde a infância.

“Para a Disney, uma das coisas mais importantes hoje é priorizar a alimentação e os hábitos saudáveis, e ‘O Restaurante do Arnoldo’ também se encarrega de fomentar isso – inclusive falando sobre a importância da higiene pessoal antes de comer”, contou o ator argentino Diego Topa, intérprete do protagonista e rosto conhecido de outras produções dos estúdios, com mais de 20 anos de carreira em produções infantis. 

Em conversa com o Bebê.com.br, ele revelou que a ideia é incentivar a criançada através de ações concretas que aparecem ao longo dos episódios, já que mostrar a importância da alimentação nutritiva na prática faz com que os pequenos telespectadores aprendam mais rápido. No episódio de estreia, por exemplo, Arnoldo orienta sua sobrinha enquanto faz o molho do macarrão: “temos que usar somente o necessário de sal, o excesso faz mal” – e esse é só um dos muitos exemplos de como a trama encoraja o cuidado no preparo dos alimentos.

  • Diversidade de culturas também está no menu

    Outro aprendizado que os pequenos terão é em relação às diferenças entre o que é alimentação saudável e o que é fast-food. “Desde o início, já vemos os problemas trazidos por se alimentar sempre de comidas rápidas, e essa é uma problemática com a qual os pais se preocupam, porque muitas crianças não comem verduras nem legumes, por exemplo. E apresentar o prato completo que Arnoldo cozinha (com cores, verduras e proteínas…) pode ser um exemplo importante para as famílias”, conta o ator.

    Além disso, em vários momentos do seriado o cozinheiro ensina pratos típicos de várias partes do mundo, aproximando as crianças de outras culturas. “É sempre importante estimularmos a diversidade, a inclusão e a união“, diz Topa, que completa: “em um programa como o ‘Restaurante do Arnoldo’, em que se pode visitar pessoas de outros países e com outros costumes, é incrível poder mostrá-las em um lugar amável e em um contexto de aventura, porque tudo o que acontece é divertido e faz com que as crianças assimilem melhor. Ou seja, elas aprendem a diversidade das culturas através da brincadeira”, conclui ele.

    Continua após a publicidade

    View this post on Instagram

    A post shared by Diego Topa (@diegotopaok)

    Parece que eu já te vi antes…

    Sim, muitos pais atentos devem ter percebido que já conheciam Arnoldo e seu fiel escudeiro, Francis. De fato, esta nova série é um spin-off de personagens que já existiam no Junior Express, outra atração do Disney Jr.

    Pois é isso mesmo: os dois tripulantes desceram do querido trem, mas os pequenos podem continuar acompanhando suas aventuras, já que esta nova série continua focada nos pré-escolares.

    Quem aí já está ansioso para assistir – e quem saber levar a criançada para a cozinha quando o programa terminar? As famílias que estavam ligadas na telinha do Disney Junior no domingo (24) já puderam matar a curiosidade com o primeiro episódio, mas se este não foi seu caso, não se preocupe: “O Restaurante do Arnoldo” estreia na sexta-feira, 29 de janeiro, no Disney+, e os episódios de 24 minutos serão adicionados semanalmente na plataforma.

    Para se familiarizar com os personagens e já ir decorando a música de abertura, confira o trailer da nova produção! E se você ainda não tem o Disney+, aproveite e assine já clicando aqui.

    Continua após a publicidade
    Publicidade