Os nomes masculinos queridinhos no Brasil, como João, Pedro, Enzo ou Theo, carregam uma característica em comum: a maioria acaba em “O”! Eles são lindos, mas que tal variar e escolher para seu filho uma opção que se diferencie das mais usadas?
Selecionamos 10 nomes masculinos que não terminam com a letra “O” – e garantem significados poderosos!
Nicolas
“Vitorioso”
Nicolas é um nome que surge no francês e no espanhol. É uma variação do termo grego nikólaos, que une as palavras “povo” e “vitória”. Por isso, garante a simbologia de “vitorioso” para o bebê. Além disso, Níke era a deusa que representava o triunfo e a força na mitologia antiga.
Renan
“Amigo”, “jovem” e “exuberante”
Trata-se de um nome francês. Ele vem do irlandês Ronan, que faz menção ao termo little seal. Na tradução, a expressão representa um “pequeno acordo”, além de se referir à foca – animal conhecido por ser um grande amigo. Outra origem de Renan é como variação do nome árabe Raanan, popular em Israel. O vocábulo é hebraico e pode ser entendido como “jovem” e “exuberante”.
Giovanni
“A graça de Deus”
O tradicional nome italiano pode ter surgido do hebraico Iohanan, que significa “a graça de Deus”. Foi uma nomenclatura popular na Idade Média e utilizada por artistas importantes durante a história, como Giovanni Boccaccio e Giovanni Bellini.
Natan
“Presente” e “dado por Deus”
Temos aqui uma pronúncia fácil em diferentes línguas. A opção russa Natan é uma variação da expressão hebraica nathan, traduzida como “aquilo que é dado por Deus”.
Miguel
“Aquele que é como Deus”
Este é um nome espanhol popular! Trata-se de uma tradução de mikhael, termo hebraico que significa “aquele que é como Deus?” – uma pergunta retórica. Além disso, Miguel é um dos sete arcanjos citados na Bíblia e símbolo de humildade e proteção.
Yan
“Agraciado por Deus”
Yan é uma variação russa de João, que vem da palavra em hebraico Iohanan. Está presente nas histórias da Bíblia e a tradução garante o significado de “a graça de Deus” para o menino.
Vitor
“Vencedor”
Vitor é um nome português quem vem diretamente da palavra em latim victor. É traduzido como “vitória“, por isso, inspira um garotinho “vencedor”.
Arthur
“Grande urso”
O nome remete a “grande urso” e inspira atributos de força e coragem para o bebê. É uma nomenclatura celta que surge do termo artwa. Além disso, foi muito querida entre integrantes da realeza durante a história.
Noah
“Descanso” e “aquele que repousa”
Sugestão tradicional no inglês – um equivalente a Noé (em português) -, e que remete a calmaria. Vem do termo hebraico no’ah, uma alusão a “descanso”.
Cauã
“Gavião”
Cauã é um nome indígena brasileiro! Na língua tupi, a expressão representa o gavião. Para esses povos, a ave é um símbolo de alerta. Além disso, o animal também é associado ao poder e à liberdade em diferentes culturas.