Continua após publicidade

10 nomes árabes que inspiram atributos graciosos para o bebê

Quer um nome com significado poderoso? Então, aproveite esta lista com opções (para meninas e meninos) baseada na língua semita!

Por Isabelle Aradzenka
Atualizado em 26 out 2023, 10h17 - Publicado em 30 Maio 2022, 17h03

Para além de traços, como trajes e culinária típicos, os nomes que circulam em cada sociedade também revelam muito sobre os costumes daquela nação. O árabe, por exemplo, é um idioma que pode parecer um pouco distante do nosso português, mas acredite: a língua semita traz opções lindas – e acessíveis – para quem ainda está escolhendo como seu bebê vai se chamar!

Selecionamos a seguir 10 opções de nomes árabes masculinos e femininos bem formosos e que ajudam a inspirar atributos memoráveis para o bebezinho que chegará na família – e, claro, também incluímos alternativas perfeitas para homenagear as raízes, caso seja o cenário da família. Vamos lá?

Jamile

O significado desta bela nomenclatura faz jus à sua pronúncia: Jamile é uma variação feminina do árabe Jamil, que remete a “bonita” e “formosa”. Sem falar que a opção pode ser adaptada para um nome bastante único, Jamily.

Raed

Pode parecer “diferentão” à primeira vista, mas o significado de Raed é uma alusão a um fenômeno bastante admirado na natureza: o trovão! Pois é, este nome, de origem árabe, promete bastante força e até mesmo atributos como justiça para o bebezinho.

Tamires

Esta aí uma pronúncia bem tranquila para pais brasileiros, né? Não é à toa que o nome faz sucesso por aqui. Trata-se de uma referência às árvores de tâmaras, fruto associado à fertilidade e à vitória. Tudo de bom para a pequena!

Continua após a publicidade

Khalil

Khalil, em árabe, é uma palavra utilizada para representar um “bom amigo” e “companheiro”. Por extensão, pode desejar ao pequeno que chegará à família todos os atributos característicos de um colega encantador.

Iasmin

A família por aí gosta de um belo passeio por jardins e de apreciar o cheiro agradável das flores e da natureza? Pois a nomenclatura Iasmin se refere diretamente à flor de jasmim, conhecida por sua delicadeza e fragrância deliciosa.

Malik

Esta opção é destinada especialmente a um pequeno promissor, já que Malik significa “rei” ou “aquele que é dono”. Pode ter certeza de que este será um bebezinho indomável e destemido (no sentido bom, lógico!).

Continua após a publicidade

Najila

Expressividade é a característica que você pode desejar à criança que assim é chamada. O nome árabe, além de possuir uma pronúncia estonteante, significa “menina dos olhos grandes” ou “aquele que tem olhos expressivos”. Poderoso, certo?

Zayan

Variação de Zayn – outra ótima escolha para o bebê -, esta é uma opção que faz referência a “belo” e a “aquele que tem graça”. Se já não bastasse o significado amável, ainda tem um toque moderninho, já que está entre as tendências de nomes curtinhos do momento.

Raíssa

A família deseja uma pequena segura de si e audaciosa? Então, já adicione Raíssa à lista de nomes prediletos. Encarada como variação do árabe Rais, significa “líder”.

Adel

Já falamos de atributos como coragem e ousadia para desejar aos bebezinhos, mas se o foco da família é outro, Adel pode ser a alternativa árabe favorita. Isto porque faz referência a “aquele que é correto”, uma qualidade muito valorosa.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade