10 nomes de bebê que eram populares no Brasil há 50 anos

As ideias mais registradas no início da década de 1970 não envelheceram e prometem ser uma inspiração poderosa para a família

Por Isabelle Aradzenka
6 fev 2023, 16h50
menina na janela do carro
 (Anamaria Sabino/Getty Images)
Continua após publicidade

A lista a seguir pode parecer familiar para muitos de nós. A partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), selecionamos os nomes femininos e masculinos mais registrados no país há 50 anos – e que estão voltando à moda!

Isso quer dizer que você talvez encontre o nome de um parente ou até de professores por aqui. Quem sabe não vem aquela bela inspiração para o registro do seu filho?

Adriana

“Morena”

Adriana é a versão feminina do italiano Adrian! Ambos vêm da palavra em latim Adrianus – uma referência às pessoas que moravam em Ádria, uma cidade da Itália. Como o lugar tem praias de areia escura, a nomenclatura ganhou o significado de “morena”.

Francisco

“Homem livre”

Um homem independente! O nome de raízes portuguesas e espanholas faz grande sucesso no Brasil. Ele se origina do termo em latim Franciscus, que significa “aquele que é livre”.

Maria

“Soberana”, “pura” e “amável”

Continua após a publicidade

Sozinho ou composto, Maria rouba a cena! O nome é bíblico e tem algumas possibilidades de origem. Do hebraico Myriam, ganha o sentido de “senhora soberana”, e do sânscrito Maryáh, “pureza”. É possível ainda que tenha surgido do egípcio Mry, uma alusão a garota “amável”.

Luiz

“Guerreiro ilustre”

Luís ou Luiz (utilizado sem acento na versão com “Z”) são variações do nome alemão e francês Louis. Eles se originam através da expressão germânica Hloddoviko, uma junção de “guerreiro” e “renomado”.

Sandra

“Protetora”

Esta é uma abreviação de Alessandra, a versão feminina do grego Aléxandros. O termo é a união entre o verbo “proteger” e o substantivo “homem”. Sendo assim, Sandra representa uma defensora da humanidade e alguém que protege.

José

“Aquele que acrescenta”

José é o nome do pai de criação de Jesus Cristo na Bíblia. Assim como no Brasil, é uma opção comum em Portugal. Ele vem da palavra hebraica Yosef, que remete a “Deus acrescentará”. Por extensão, inspira um bebê que “acresce”.

Continua após a publicidade

Luciana

“Iluminada”

Esta é uma opção tradicional espanhola e italiana. Deriva da palavra Lucius, um termo em latim que significa “luz”. Luciana também carrega a definição de “aquela que é de Lúcio”, em outras palavras, “a quem tem natureza luminosa”.

Antônio

“Valioso”

Uma escolha que exalta como o garotinho é desejado! Antônio um nome espanhol que surge através da palavra em latim Antonius. Seu significado se refere a alguém de “valor inestimável” e “digno de apreço”.

Claudia

“Aquela que manca”

Claudia era um nome feminino comum na Roma antiga. Ele se origina do latim Claudius. Além de ser associado à nobreza, a expressão concebe o significado de “aquela que manca” e, por extensão, pode representar “a que é diferente”.

Continua após a publicidade

Marcos

“Guerreiro”

Vinda a partir do latim Marcus, esta é uma escolha comum em Portugal e na Espanha. Trata-se de uma alusão a Marte, um dos deuses mais destemidos da mitologia romana. O personagem era responsável pela guerra, por isso, representa um bebê “guerreiro” e “ousado”.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.