Continua após publicidade

10 nomes femininos de bebê para combinar com Ana

Clara, Liz, Alice.... Estas duplas sugeridas criam composições lindas e potentes para a bebê que já encanta toda a família

Por Isabelle Aradzenka
Atualizado em 23 jan 2023, 09h58 - Publicado em 16 jan 2023, 16h25

Muito popular no Brasil, Ana é um nome de origem espanhola e portuguesa que surgiu como variação do termo em hebraico Hannah. A expressão significa “menina cheia de graça” – uma opção potente para exaltar a gratidão pela chegada da bebê.

Por ser curtinho e versátil, promete continuar fazendo sucesso neste ano e se encontra entre as tendências de nomes femininos de bebê para 2023. O significado generoso também permite que os pais formem uma nomenclatura composta. Selecionamos 10 sugestões que fazem lindos pares com Ana e compartilham simbologias encantadoras!

Ana Clara

“Brilhante”, “ilustre” e “graciosa”

Clara esbanja popularidade há muito tempo! Era um nome comum entre os europeus, chegando a ocupar o ranking de mais escolhidos na década de 1880. Trata-se de uma tradução da palavra em latim clarus, um adjetivo que faz alusão a “luminosa”. Por extensão, a junção Ana Clara promete uma garotinha “brilhante”, “ilustre” e “graciosa”.

Continua após a publicidade

Ana Julia

“Jovem” e “graciosa”

Julia é uma variação feminina do espanhol Júlio, que surge do termo em latim julius. A palavra era utilizada para se referir aos cabelos e à barba das pessoas mais jovens. Por isso, o nome tem o significado de “menina jovial”. A versão composta ganha o sentido de “garota jovem e graciosa”.

Ana Liz

“Graciosa” e “jurada por Deus”

Ana concede “graciosa” como atributo à bebê, enquanto Liz complementa a composição com a simbologia de “jurada por Deus”. O segundo nome é um diminutivo de Elizabeth, que surge do hebraico Elisheva. O termo originou o nome dado à mãe de João Batista na Bíblia e a duas das rainhas mais notáveis da Inglaterra.

Continua após a publicidade

Ana Laura

“Vencedora” e “cheia de graça”

Laura pode ter surgido do termo em latim laurus, que é traduzido como loureiro. A árvore era uma representação da vitória para os gregos e romanos antigos. Nos jogos da Antiguidade, os vencedores eram premiados com coroas produzidas pelas folhas de louro. Além disso, essas plantas faziam parte de rituais divinos. Junto a Ana, ganha o sentido de garota “vencedora” e “cheia de graça”.

Analu

“Guerreira gloriosa”, “iluminada” e “cheia de graça”

Continua após a publicidade

Este pode ser um diminutivo tanto para Ana Lúcia quanto para Ana Luísa. Na primeira sugestão, o nome italiano Lúcia vem do termo em latim lux, traduzido como “luz”.  Já Luísa, também italiano, é originado pela palavra anglo-saxônica Hlodoviko. A dupla representa uma “combatente gloriosa” e “famosa”.

Ana Flor

“Bela” e “graciosa”

Flor é um nome espanhol delicado e proveniente do mesmo termo em latim, flor. Por fazer referência às lindas plantas que compõem o jardim, carrega os atributos de “fertilidade”, “harmonia” e “beleza”. Junto a Ana, esta composição traz o sentido de “garota bela e graciosa”.

Ana Carolina

“Livre” e “cheia de graça”

De origem francesa, acredita-se Carolina seja uma derivação do vocábulo germânico karl, utilizado para se referir a um “homem do povo” e muitas vezes àqueles que eram “livres”. Por isso, Ana Carolina é um conjunto que traz a ideia de uma menina agraciada e que adora a liberdade!

Ana Alice

“Graciosa” e “digna”

Alice é um nome de raízes francesas que surgiu a partir do alemão Adelheid. É traduzido como “aquela que é nobre” e, unido a Ana, garante a simbologia de “presente nobre” ou garota “graciosa” e “digna”.

Continua após a publicidade

Ana Cecília

“Sábia” e “agraciada”

Cecília era um nome presente na Roma antiga. Vem da palavra em latim caecus, uma referência às pessoas cegas. A perda de parte ou de toda a visão era símbolo de sabedoria e grande conhecimento. Assim, Ana Cecília representa uma menina “sábia” e “agraciada”.

Ana Vitória

“Vencedora” e “cheia de graça”

Vitória é uma opção popular entre os ingleses. O nome vem do latim victoria, uma alusão ao sucesso e à conquista. Ana Vitória, portanto, ganha o significado de “vencedora” e “cheia de graça”.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade