7 animações incríveis que já ganharam Oscar para assistir com seu filho

Em 2022, "Encanto" levou a estatueta como "Melhor Animação" e abriu caminho para relembrarmos outros desenhos que também conquistaram o prêmio.

Por Alice Arnoldi 28 mar 2022, 13h20

Aos apaixonados pelo universo cinematográfico, a noite do dia 27 de março foi um dos marcos do ano com a 94ª cerimônia do Oscar. Durante a edição, quem dançou muito ao ritmo de “Não falamos do Bruno”, de “Encanto”, vibrou quando o longa levou para casa a estatueta na categoria de “Melhor Animação”. O título estava concorrendo com “Flee”, “Luca”, “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas” e “Raya e o Último Dragão“.

Os fãs de “Encanto” também estavam representados na categoria de “Melhor Canção Original”, com “Dos Oruguitas”, mas o prêmio ficou para “No time to die”, da trilha de “007 – Sem Tempo Para Morrer”. Ainda assim, o público pôde se deliciar com a voz do cantor colombiano Sebastián Yatra, quem trouxe o universo da família Madrigal para o palco do Oscar, em uma apresentação animada da música com dançarinos caracterizados no cenário da animação.

E é neste clima de Oscar, que separamos sete animações que levaram a estatueta para casa e formam uma lista de filmes que deixará toda a família vidrada relembrando suas cenas favoritas, descobrindo novas interpretações das histórias e, claro, cantando as principais trilhas sonoras. Vamos nessa?

1, 2, 3… Ação!

1. Encanto

A lista de indicações começa com vencedor do Oscar 2022 na categoria e que, desde a sua estreia nos cinemas, tornou-se a animação favorita de muitos pais e filhos. Com boas músicas para a criançada dançar e olhos vidrados nas telinhas por toda mágica que ronda a história, “Encanto” também traz ensinamentos importantes quando Mirabel torna-se a única integrante da família Madrigal ao não ter nenhum poder.

Isso não a impede de traçar uma bonita jornada sobre confiar na sua intuição, ser capaz de ajudar a sua família e mostrar que o fundamental é ser verdadeira com o que você carrega no seu coração. Veja mais lições trazidas por ‘Encanto’ aqui!.

Onde assistir: Disney+

(Ainda não tem o Disney+? Assine aqui!)

2. Soul

Já em 2021, “Soul” foi quem levou a estatueta na mesma categoria da premiação, somando mais um título vencedor para a parceria entre Pixar e Disney. O longa conta a história de um professor que se vê dividido entre o sonho de ser músico de jazz e o seu emprego mediano que o permite pagar as contas. O embate cresce quando ele tem a oportunidade de se estabilizar no trabalho ou dar o primeiro passo em direção à música. Tão imerso nesta dúvida, ele não percebe quando cai em um buraco e torna-se uma alma.

Fofo, engraçadinho e… potente! Estas são três características que o público se depara ao ver “Soul”, principalmente pela profundo questionamento que ele traz sobre o nosso existir que, muitas vezes, entra no automático com o turbilhão do dia a dia. Para saber mais sobre o tema, conversamos com o professor Leandro Karnal sobre o assunto e já adiantamos: o mergulho interior vale a pena!

Onde assistir: Disney+

3. Toy Story 4

Amigo, estou aqui…“. Apostamos que você cantou no ritmo sem nem titubear, né? O sucesso de “Toy Story” é tanto que o quarto filme de saga levou a estatueta de “Melhor Animação” no Oscar de 2020.

Nesta história, os brinquedos pertecem à pequena Bonnie e Woody, ao tentar salvar o atrapalhado Garfinho, acaba ficando pelo caminho durante as férias da garotinha. A narrativa é uma mistura de nostalgia para os pais e ensinamentos importantes sobre amizade para os filhos!

Continua após a publicidade

Onde assistir: Disney+

4. Homem-Aranha no Aranhaverso

O metaverso veio para ficar e a animação “Homem-Aranha no Aranhaverso”, responsável pela estatueta de 2019 no Oscar, mostrou isso. A narrativa revela a história do jovem negro Miles Morales, que mora no Brooklyn e foi picado por uma aranha radioativa, transformando-se numa nova versão do clássico homem-aranha.

A grande questão é que, ao visitar o túmulo de Peter Parker, ele descobre que é uma das alternativas do super-herói, vistas em dimensões paralelas.

Onde assistir: Netflix e Prime Vídeo

(Se você ainda não tem o Prime Vide, veja como assinar!)

5. Viva: A Vida é uma Festa

Premiado em 2018, “Viva – A vida é uma festa” conta a história do pequeno Miguel que tem o sonho de se tornar um grande músico como seu ídolo Ernesto de la Cruz. Para isso, ele viaja até a Terra dos Mortos, onde desvenda a história de sua família acompanhado do amigo Héctor.

A animação, que traz a cultura mexicana à frente das telinhas, é uma escolha interessante para falar sobre assuntos delicados com as crianças, como morte.

Onde assistir: Disney+

6. Zootopia

Em uma cidade em que todos os habitantes são animais, a coelhinha policial Judy Hopps está prestes a realizar o sonho de conduzir uma investigação sozinha. No entanto, ela tem um pequeno empecilho no caminho: o caso precisa ser solucionado em 48 horas.

Nesta aventura, ela é acompanhada por um malandro raposo chamado Nick Wilde que, no começo, tem um ar de deboche, mas passa a estabelecer uma amizade importante com ela. A animação levou à casa a estatueta de “Melhor Animação” no Oscar em 2017!

Onde assistir: Disney+

7. Divertida Mente

Já em 2016, este longa levou o prêmio para casa em duas categorias: “Melhor Filme de Animação” e “Melhor Roteiro Original”. A história nos convida a conhecer Riley, uma garotinha de 11 anos, que enfrenta um turbilhão de emoções ao precisar mudar de cidade e se adaptar a uma nova escola.

De um jeito divertido e bastante único, emoções como a alegria, tristeza, raiva, nojinho e o medo ganham vida em personagens hilários e o público começa a perceber em qual situação cada uma delas é estimulada. Assim, o desenho é uma ótima opção para convidar os pequenos a conversarem sobre seus sentimentos!

Onde assistir: Disney+

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade