10 filmes da época dos pais que vale a pena apresentar para os filhos

Reunimos alguns dos maiores hits cinematográficos da sua infância e adolescência ideais para rever, se emocionar e introduzir aos pequenos.

Por Ketlyn Araujo Atualizado em 8 mar 2022, 10h17 - Publicado em 2 mar 2022, 10h00

Há vários motivos que fazem alguns filmes se tornarem clássicos: efeitos especiais ou histórias capazes de revolucionar uma época, adaptação fiel das páginas de um livro para as telonas ou, simplesmente, uma narrativa emocionante que permanece atual mesmo com o passar dos anos.

Seja qual for a razão, é sempre interessante dar uma pausa nos lançamentos e rever filmes que foram sucesso quando éramos crianças ou adolescentes – se você é pai ou mãe, por que não, então, apresentar essas histórias e seus personagens aos pequenos?

Para te ajudar na missão maratona de clássicos e poupar minutos de pesquisa nos serviços de streaming, fizemos uma curadoria com 10 longas de sucesso no passado, mas que continuam interessantes o suficiente para introduzir aos filhos.

Veja onde assistir cada um deles e boa viagem no tempo!

1. Harry Potter (2001-2011)

Sucesso absoluto nos anos 2000, a franquia Harry Potter atrai novos fãs – adultos e crianças – até hoje, seja pelos livros cheios de aventuras mágicas, seja pelos oito filmes, adaptações bem fiéis das páginas escritas pela britânica J. K. Rowling.

O primeiro filme, ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’, é uma introdução ao universo do bruxo, que é surpreendido com uma carta o convocando para fazer parte da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá, Harry (Daniel Radcliffe) conhece seus novos melhores amigos, enfrenta criaturas nunca antes vistas e, à medida que a história vai avançando, passa a descobrir mais e mais sobre sua origem e poderes, explorados nos demais capítulos da narrativa.

Para rir, se divertir e se emocionar com os pequenos, que provavelmente também vão se apaixonar pelo universo de Harry Potter.

Onde assistir? HBO Max (todos)

2. Esqueceram de Mim (1990)

Um dos filmes de Natal mais conhecidos de todos os tempos, ‘Esqueceram de Mim’ foi responsável por alçar Macaulay Culkin para a fama, ainda na infância. O longa, que tem direção de Chris Columbus (que também dirigiu quatro filmes da franquia “Harry Potter”), fez tanto sucesso que deu origem a continuações, incluindo uma recente lançada em 2021, pelo Disney+.

Na história original, Kevin, um garotinho de 8 anos é esquecido em casa pela família, que embarca em uma viagem de férias em Paris. A princípio o menino aproveita a liberdade de ter o espaço todo para si, mas tudo muda quando dois ladrões (completamente atrapalhados), tentam invadir a casa, o que resulta em uma série de travessuras promovidas por Kevin.

Onde assistir: Disney+ (todos)

(Ainda não tem o Disney+? Assine aqui!)

3. Jumanji (1995)

Um jogo de tabuleiro cheio de magia é o ponto de partida de ‘Jumanji’, clássico infantil da década de 1990.

Na história, os irmãos Peter (Bradley Pierce) e Judy (Kirsten Dunst) encontram o jogo por acaso, e ao começarem a brincar acabam libertando um homem (interpretado por Robin Williams), preso no universo de Jumanji há décadas. Se as crianças vencerem o jogo, o homem estará livre mas, para isso, elas devem lutar com animais gigantes que, a cada rodada, invadem o mundo real.

Novas versões de Jumanji foram lançadas nos anos de 2017 e 2019, com elenco e história modernizados – ótima ideia para uma maratona, não?

Onde assistir? Netflix

4. Matilda (1997)

Outro queridinho dos anos 90 é ‘Matilda’, que além de ser uma história que traz uma professora inspiradora como papel de destaque, é também baseado no livro homônimo de Roald Dahl.

A narrativa traz a pequena Matilda (Mara Wilson) como protagonista, uma garota dotada de habilidades mágicas e inteligência que, apesar de tantas qualidades, não possui a atenção e amor dos próprios pais. O destino da menina muda por completo quando ela vai para uma nova escola, na qual conhece a senhorita Honey (Embeth Davidtz) e passa a praticar o bem com auxílio de seus talentos.

Onde assistir? Netflix

5. Hook: A volta do Capitão Gancho (1991)

Para quem gosta e já apresentou o universo de Peter Pan para as crianças, mas quer explorar ainda mais a história com ajuda dos clássicos, ‘Hook: a Volta do Capitão Gancho’ pode ser uma ótima e divertida alternativa.

A história traz os personagens já conhecidos, como Peter Pan – que, neste filme, é Peter Banning (Robin Williams.), um homem de meia idade que não tem mais tempo de ficar com a família -, Sininho (Julia Roberts) e o Capitão Gancho (Dustin Hoffman), mas de maneira diferente. Aqui, Peter é forçado a voltar para a Terra do Nunca e relembrar suas origens após ter os filhos sequestrados pelo vilão.

Continua após a publicidade

Onde assistir? Google Play Filmes

6. Beethoven, O Magnífico (1992)

Pode ser que você não saiba, mas há, no total, sete filmes da franquia ‘Beethoven’, trazendo o cão gigante e atrapalhado como protagonista. O primeiro deles, lançado em 1992, porém, continua sendo o mais lembrado, o que o classifica como mais uma ideia de clássico para apresentar aos filhos.

A história, como o nome já indica, é sobre Beethoven, um cachorro da raça São Bernardo que é adotado pela família Newton. Enquanto Beethoven aprende a conviver com a nova casa, entre momentos de alegria e confusão, um veterinário faz de tudo para tirá-lo da família e vendê-lo para um laboratório científico.

Onde assistir? Netflix

7. O Pequeno Stuart Little (1999)

Antes mesmo das animações e filmes no estilo live-action ganharem a popularidade que têm hoje em dia, ‘Stuart Little’, lançado no fim dos anos 1990, foi bastante elogiado na época por conta de seus efeitos visuais.

Baseado no livro de mesmo nome, publicado em 1945 e com autoria de E.B. White, o filme explora a história da família Little, que tem um filho único. Ao decidir adotar um irmãozinho para George (Jonathan Lipnicki), porém, o casal acaba se deparando com o ratinho Stuart, acolhido pela família, que, após alguns conflitos, aprende a importância de valores como pertencimento e amizade, apesar das diferenças.

‘Stuart Little’ ganhou, também, duas sequências, lançadas em 2002 e 2005 (esta uma animação, sem os atores originais), além de uma minissérie homônima.

Onde assistir? Netflix, YouTube

8. E.T. O Extraterrestre (1982)

Um dos filmes mais importantes da cultura pop de todos os tempos, ‘E.T.: O Extraterrestre’ configura-se como um dos maiores sucessos da carreira do diretor Steven Spielberg e, até hoje, conquista adultos e crianças.

Não à toa, o longa recebeu nove indicações ao Oscar, e é capaz de despertar as mais diferentes emoções em quem o assiste. Na bonita história de amizade entre um menino e um extraterrestre perdido no planeta Terra, o garotinho faz de tudo para que E.T. consiga voltar para casa, enquanto tentam capturá-lo.

Onde assistir? Amazon Prime Video

(E se você ainda não tem o Prime Vide, veja como assinar)

9. O Menino Maluquinho (1994)

Para não nos esquecermos dos clássicos nacionais, uma boa pedida é sentar com os pequenos para assistir ‘O Menino Maluquinho’, adaptação fiel para o cinema do livro infanto-juvenil de mesmo nome escrito pelo autor Ziraldo.

Ao apertar ‘play’, o público é apresentado ao protagonista, o ‘Menino Maluquinho’, um garoto travesso e muito esperto que vive a infância com intensidade e adorar pregar peças nos amigos. Quem vê Maluquinho (Samuel Costa) e toda sua inocência de longe não sabe, porém, que enquanto apronta com os colegas ele está passando pela difícil realidade da separação dos pais, amenizada pelas férias ao lado do avô.

Onde assistir: Globoplay

10. Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)

Mais um sucesso de Steven Spielberg e um prato cheio para crianças que gostam de dinossauros, ‘Jurassic Park’ foi originalmente lançado em 1993 e se tornou uma franquia, com um total de cinco filmes que exploram a temática do original, apesar de os três primeiros representarem a série inicial da história.

No primeiro capítulo, intitulado ‘O Parque dos Dinossauros’, somos apresentados a um paleontologista e sua namorada paleobotânica, ambos apaixonados pelos dinos, que são convidados para conhecer um parque temático repleto de dinossauros vivos (desenvolvidos a partir de DNA pré-histórico), criado por um rico empresário. Para o tour, juntam-se à dupla um matemático e seus dois netos, mas o passeio, que tinha tudo para ser uma experiência interessante, se torna um verdadeiro pesadelo quando os animais escapam e passam a perseguir os humanos.

Só uma dica: este filme não é indicado para os muito pequenos, que podem ficar com medo dos dinos mais assustadores, ok?

Onde assistir? Amazon Prime Video

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade