7 séries infantis incríveis que exaltam o protagonismo negro

É importante que crianças negras se vejam representadas em todas as esferas públicas e isso também diz respeito ao que assistem.

Por Da Redação Atualizado em 19 nov 2021, 18h54 - Publicado em 20 nov 2021, 14h00

Com o discurso antirracista ganhando mais força, natural que as produções também caminhem para uma maior diversidade nas telinhas. Os desenhos infantis mais recentes costumam trazer um mix de culturas em suas histórias e ampliaram a conversa para questões sociais como bullying, saúde mental e preconceito racial.

Mas ainda é pouco. Por isso, é sempre bom reforçar as produções que surgem dispostas a quebrar os padrões e trazer mais representatividade em suas tramas, tirando os personagens negros do lugar de coadjuvantes para os papeis principais.

Crianças pretas precisam da identificação de se enxergarem nos seus desenhos e filmes preferidos e crianças não-negras precisam entrar em contato com temáticas e referências que ampliem seus universos e tragam a discussão sobre o racismo e diversidade naturalizada para dentro do seu dia a dia.

Neste Dia da Consciência Negra, separamos algumas produções infantis das plataformas de streaming e canais infantis com protagonistas negros que valem a pena mostrar – e assistir junto com – os pequenos:

O Mundo de Karma

A carismática Karma de dez anos é a protagonista desta animação original da Netflix! Corajosa e cheia de talento, ela vem para mostrar que o lugar das meninas é onde elas quiserem, inclusive no Rap!

Através de beats e rimas muito divertidas, a garotinha vai lidando com os desafios que surgem em sua vida e com questões que trazem para a conversa o racismo e o preconceito com o que é diferente do padrão.

Onde assistir? Netflix

Motown Magic

“Um garoto normal com uma doida e grande imaginação!”, é assim que o pequeno Ben, protagonista da série, se descreve!

Ele vai estrear aventuras mágicas pela cidade colorida de Motown e colocar toda a sua imaginação para jogo. Não existe inspiração melhor para um pequeno artista!

Onde assistir?– Netflix

Ada Batista, cientista

E falando em representatividade… Vamos valorizar as meninas na ciência! Nesta série novinha da Netflix, a pequena Ada Batista, inteligente e curiosa, mostra como experimentos científicos podem ser descomplicados e muito divertidos.

Só basta ter vontade de aprender e, muita disposição para encarar todos os mistérios do mundo. Ah, e com a ajuda de amigos leais fica bem mais fácil também.

Onde assistir? Netflix

Continua após a publicidade

S.O.S Fada Manu

Revivendo personagens clássicos do mundo infantil como a Cinderela, o Peter Pan e até Os três porquinhos, essa série brasileira é recheada de nostalgia!

Manu, a protagonista, é uma garotinha corajosa que se muda para o Reino Encantado e vai embarcar em uma jornada como aprendiz de fada madrinha, se envolvendo em muitas aventuras e confusões também!

Onde assistir? Tv Cultura ou Globoplay

Casa mágica da Gabby

Sucesso na Netflix, esta série divertida mistura animação com encenação. Gabby é a dona do Pandy e apaixonada por tudo que envolve gatos!

Muito positiva e cheia de personalidade, ela cria um universo único para brincar em sua casinha de bonecas, quer dizer, de gatos. Lá dentro, ela encara os desafios que surgem com muita criatividade, amigos especiais e… Música!

Onde assistir? Netflix

Doutora Brinquedos

A doutora mais famosa da Disney não poderia ficar de fora da nossa lista, já que foi uma percursora do protagonismo negro no universo dos desenhos – além de trazer episódios incríveis e com temáticas atuais como famílias LGBTQIA+, parentalidade solo e bullying.

E a trama é mesmo muito fofa e representativa: afinal, que criança nunca brincou de médica e imaginou que os brinquedos eram seus pacientes?

Onde assistir? – Disney+

Nella, uma Princesa Corajosa

Princesas são frágeis e indefesas? Não a Nella! A garotinha é uma princesa guerreira que, com a ajuda dos seus fiéis amigos, irá proteger a sua família e o seu reino dos perigos que surgirem.

Sem nenhum medo, Nella vai embarcar em aventuras incríveis e descobrir lições valiosas sobre amizade e amor!

Onde assistir? – Nick Jr. e TV Cultura

Continua após a publicidade

Publicidade