6 séries infantis para estimular o conhecimento científico nas crianças

A ciência é complicada para crianças? Não com a ajudinha destas séries que explicam de maneira didática (e divertida!) conceitos complexos do Universo.

Por Isabelle Aradzenka Atualizado em 1 dez 2021, 14h55 - Publicado em 5 nov 2021, 13h16

O mundo é um lugar repleto de mistérios e, aos olhos das crianças, mais ainda! E não são todas as vezes que conseguimos explicar o funcionamento das coisas para esses pequenos curiosos, não é mesmo, pais?

Então, por que não deixar que cientistas incríveis e conteúdos didáticos, passados de maneira  lúdica, resolvam todas essas dúvidas e explorem o universo junto com a criançada?

Listamos os conteúdos infantis mais bacanas que possuem esta pegada e são facilmente encontrados nas plataformas de streaming. Perfeito para transformar o momento de lazer da família no sofá em uma grande (e divertida!) aula de Ciências, o mundo e nós mesmos!

1. Ônibus Mágico

Revivendo a série clássica de 1994, esta nova versão de “O Ônibus Mágico” reúne uma turminha de alunos curiosos, que vão ser guiados pela professora Frizzle em passeios divertidos e muito científicos.

Eles embarcam nessa viagem através de um ônibus escolar para lá de especial…quer dizer, mágico! E não têm medo de se aventurar tanto na parte mais profunda do oceano, quanto na imensidão do Espaço. Não vão faltar histórias para eles contarem aos pais na volta das excursões.

Onde assistir? – Netflix

2. Pergunte aos Storybots

“Por que o dia vira noite?” ou “por que é preciso que escovar os dentes?”…. Sabe quando o pequeno solta uma daquelas perguntas que nem mesmo os pais sabem dar a resposta? Pois, é! Agora eles podem perguntar para os Storyboots.

Os cinco personagens da série são robozinhos que vivem dentro dos computadores e vão se aventurar para encontrar as respostas de dúvidas que todos as crianças têm (e alguns adultos também!). Com uma mistura de live action e animação, “Pergunte aos Storybots” vai certamente deixar o dia muito mais curioso.

Onde assistir? – Netflix

3. Ada Batista, cientista 

Ciência é algo complicado? Não para a pequena Ada Batista! A protagonista da nova série da Netflix é uma cientista muito curiosa, que quer desvendar os mistérios da vida com ajuda de seus melhores amigos, a engenheira Rita Bandeira e o arquiteto Paulo Roberto.

Além de ter uma personagem questionadora e inteligente para inspirar os pequenos, “Ada Batista, Cientista” mostra como a ciência pode ser uma atividade divertida e acolhedora.

Continua após a publicidade

Onde assistir? – Netflix

4. Show da Luna

Personagens inteligentes não faltam nesta lista e a pequena Luna é, com certeza, uma delas! Junto com o seu irmão Júpiter e o seu animalzinho de estimação, o furão Cláudio, a menina de seis anos vai investigar um mistério da Terra por episódio.

E nessa aventura, a ciência e a criatividade são as aliadas de Luna. Não vão faltar experimentos fascinantes na série, que explora o conhecimento de forma lúdica e divertida para os pequenos. E as músicas são incríveis, né?

Onde assistir? – YouTube e canal a cabo Discovery Kids

5. Eu e o Universo

A série estrelada por Sahana Srinivasan é mais uma opção completa para explorar o funcionamento do planeta Terra e explicar a importância de cuidar dele para os pequenos.

Com uma produção descontraída e cheia de piadinhas, “Eu e o Universo” trata a ciência de uma forma leve, aplicando-a no cotidiano. Uma opção para reunir e entreter a família no sofá, desde as crianças até os adultos!

Onde assistir? –Netflix

6. O lab da Emily

Se o que você procura é um compilado de experimentos e testes que sempre quis fazer, “O lab de Emily” já pode ficar no topo da sua lista. Apresentado por Emily Calandrelli, engenheira espacial, a série explora a ciência de uma forma prática, mas ainda muito divertida.

Nos episódios, Emily é acompanhada por um grupo de crianças que a ajudam a testar cada experimento mais incrível que o outro. Entre eles, andar por cima de ovos e até produzir um canhão de ar. Uau!

Onde assistir? – Netflix

Continua após a publicidade

Publicidade