Famosas apostam em lindos nomes antigos para os filhos. Veja signficados!

Enquanto que Thaila Ayala escolheu Francisco para o primogênito, o casal Fabiula Nascimento e Emilio Dantas escolheram Roque e Raul para os gêmeos.

Por Alice Arnoldi 23 ago 2021, 17h24

Entre as celebridades que darão à luz em 2021, a atriz Thaila Ayala é uma delas. Fruto do seu relacionamento com o ator Renato Goés, o pequeno é o primeiro filho do casal e, assim como é vivido por muito papais, os artistas tiveram dificuldade para encontrar um nome que agradasse aos dois. Mas depois de muitas sugestões e conversas, eles chegaram a um dos queridinhos entre os brasileiros: Francisco.

“Foi um desafio para a gente. Eu queria André, em homenagem ao meu avô, mas o Renato não quis. Então, tinha alguns nomes que eu gostava e fui falando: Emanuel, que eu acho lindo e é bíblico, Moises também e ele não quis. Até chegar em Francisco”, contou Thaila nos stories do Instagram. Ela ainda dividiu que o casal pensou em seguir a tendência de apelidos que estão virando nome próprio, colocando apenas Chico, mas a decisão final foi por Francisco.

View this post on Instagram

A post shared by Thaila Ayala (@thailaayala)

A nomenclatura é ainda mais especial pela atriz acreditar em São Francisco de Assis, santo conhecido como protetor dos animais, e também por ter passado sua lua de mel na terra dele, a cidade chamada Assis, na região de Umbria, no centro da Itália. “E somos fãs de Chico Buarque!”, completou a atriz sobre os motivos do nome.

O significado potente de Francisco

O nome deriva do latim Franciscus que, por sua vez, tem origem na palavra germânica Frank mais o prefixo “isk”. Quando unidas, as expressões denotam a tradução “francês livre” como significado para Francisco e a história também explica o porquê.

Continua após a publicidade

Ainda no século XIII, na França, um homem italiano decidiu mudar o nome do filho Giovanni para Francesco. Mais tarde, esse garoto viria a ser ninguém mais, ninguém menos que São Francisco de Assis. Como Thaila adiantou, ele foi uma figura importante na defesa dos animais, mas também da natureza em si e dos mais pobres. O santo católico é celebrado no dia 4 de outubro.

Além de São Francisco de Assis, temos outros santos que também são chamados de tal forma, como São Francisco Xavier e São Francisco de Paula.

Mas as inspirações não param por aí… 

Ao mesmo tempo que Thaila chamou atenção para o nome do primogênito que está a caminho, os atores Fabiula Nascimento e Emilio Dantas estão à espera de gêmeos e também revelaram como os filhos serão chamados. No Encontro com Fátima Bernades, no dia 23 de agosto, eles contaram que os nomes dos pequenos serão Roque e Raul, reforçando a moda dos nomes antigos que estão voltando a fazer sucesso.

View this post on Instagram

A post shared by Fabiula Nascimento (@fabiulaa)

O primeiro vem do latim Rocu ou Rochus, expressão derivada do germânico hroc ou hrocch. Em ambos os casos, os papais podem esperar um pequeno pronto para falar o que pensa e de um jeitinho mais enfático, já que o nome significa “aquele que grita” ou ainda “rocha”.

Já a segunda nomenclatura, Raul, tem raízes nórdicas: Rádúlfr, união de “rad”, que significa “conselheiro” e “wulf” que significa “lobo”. Logo, ao uni-los, o significado do nome passa a ser “o que segue o conselho dos lobos” ou, sendo menos literal, “combatente prudente”. Duas opções bem fortes, né?

Continua após a publicidade

Publicidade