8 nomes pouco comuns para meninas que nascerão no inverno

A estação mais fria do ano pede opções que lembrem pureza e aconchego. Confira nossa seleção criativa e com nomenclaturas de várias nacionalidades!

Por Flávia Antunes
Atualizado em 17 Maio 2021, 17h28 - Publicado em 17 Maio 2021, 17h28
Ômega 3: Nutriente fundamental para o desenvolvimento cerebral do bebê
Ômega 3: Nutriente fundamental para o desenvolvimento cerebral do bebê (Arte: Victoria Daud/ Foto: Tuan Tran/Getty Images)
Continua após publicidade

A escolha de como a pequena irá se chamar é uma decisão especial que pode funcionar como um “retrato” do momento e sensações que a família está vivendo. Quem sabe os pais não escolhem levar para a certidão de nascimento toda a felicidade e os sentimentos positivos que a chegada da filha despertou?! Outra ideia criativa é eternizar a época em que a criança foi concebida ou quando deve chegar ao mundo.

Sim, estamos falando de usar nomes otimistas e calorosos para quem for nascer no verão, delicados e que simbolizam florescimento para os fãs da primavera, ou então aconchegantes e associados à pureza da neve, como as opções do inverno.

Se o nascimento da pequena está previsto para cair na estação mais fria do ano – e se os pais procuram termos autênticos e que fujam do comum -, estão no lugar certo! Separe o cobertor, o bloco de notas e venha conferir esses 8 nomes diferentes para meninas que nascerão no inverno:

1. Alba

De origem latina, alba quer dizer “muito branco” ou “muito claro”, o que pode fazer referência às cores que associamos à neve. Mas além dessa tradução, temos aqui mais uma que faz o nome ser perfeito para as pequenas nascidas no inverno.

Em espanhol, a palavra significa “alvorada” ou então “aurora”, e esta última definição lembra justamente o belíssimo fenômeno da aurora boreal, quando o céu das regiões polares do planeta ganham luzes brilhantes e coloridas – resultado do impacto dos ventos solares com o campo magnético da Terra.

2. Cristal

O nome já é charmoso por si só por remeter aos cristais, estruturas admiradas por sua preciosidade e usadas em meditações e rituais religiosos. E ele ganha ainda mais simbolismo quando resgatamos seus significados: Cristal pode vir do grego krystallos, que quer dizer “gelo” ou “pureza” – e por isso sua relação com a estação mais fria do ano – ou então do escocês, que remete “àquela que guarda Cristo dentro de si”.

Continua após a publicidade

3. Bianca

Embora não esteja tão em alta quanto em outras épocas, Bianca continua entre as 100 opções mais escolhidas pelos pais na hora de registrar a pequena. O clássico é a versão italiana de Branca e, por extensão, denota uma pessoa “de uma claridade que chega a brilhar”. Mais uma vez, nos fazendo lembrar do aspecto da neve e das características invernais.

Ah, e curiosidade: acredita-se que a popularidade do termo começou no século 16, por conta de personagens do escritor inglês William Shakespeare que foram batizadas assim, e o nome também é usado para denominar um dos satélites naturais do planeta Urano. 

4. Clara

De tradução quase que literal, temos aqui mais uma opção que remete à claridade, além de ser associada a adjetivos como “brilhante” e “luminosa”. O termo ganhou fama entre as meninas por influência de Santa Clara de Assis (antes, o nome era usado apenas no masculino, sabia?), e claro que não conseguimos deixar de pensar na filha de Tatá Werneck, Clara Maria, que esbanja fofura e carisma diariamente nas redes sociais da apresentadora.

5. Lumi

Os curtinhos, que não passam de duas sílabas, vem ganhando o coração dos pais! Ainda mais se forem autênticos como Lumi, que significa “neve” em finlandês. Suas variantes, inclusive, trazem denotações parecidas, como Lumikki, do mesmo idioma e que quer dizer “Branca de Neve”, sem falar do sentido de “luminosidade” por sua associação com outras palavrinhas de matriz latina.

Continua após a publicidade

6. Winnie

Meigo e de pronúncia delicada, Winnie esbanja características positivas. Por um lado, o nome pode ser considerado a abreviação de winter, termo inglês para inverno. Por outro, é o diminutivo de Winifred, da língua antiga gaulesa e que une elementos como “paz”, “reconciliação” e “proteção”. E como se não bastasse, há ainda a variante germânica Edwina, cujo significado é “amigo valioso”. Prevemos uma menina muito leal e que transmita boas energias, hein? 

7. Yuki

Se a ideia for apostar em um nome livre de pressões de gênero ou homenagear a descendência japonesa da família, aqui está o combo perfeito! Isso porque Yuki pode ser traduzido literalmente como “neve” e é usado em alguns lugares tanto para meninas quanto para meninos.

Mas não pense que acabou, pois a lista de significados para Yuki é extensa, podendo ser associado à “felicidade”, “sorte” e “gentileza abundante”. Outra simbologia bastante emblemática remete a “pessoas perseverantes que apresentam coragem mesmo diante do frio e da neve”. Mais relação com o inverno, impossível!

8. Noelani

Talvez o mais “diferentão” da lista, este deve agradar os pais que gostam de nomenclaturas ousadas e que fogem das origens europeias, sem deixar de lado o simbolismo. Noelani é um nome havaiano que quer dizer algo como “névoa celestial” ou “orvalho”. De todo modo, lembra qualidades de plenitude e tranquilidade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.