5 episódios de podcasts que falam sobre amamentação sem romantização

Dificuldades, apoio, preconceito... Há muito a ser discutido sobre aleitamento materno, e estes programas podem te ajudar na identificação e no acolhimento.

Por Ketlyn Araujo 22 set 2021, 13h11

São inúmeros os podcasts brasileiros que abordam temáticas sobre maternidade, gravidez, parto, pós-parto e criação dos filhos, e quando falamos de amamentação, assunto tão complexo quanto diverso, não poderia ser diferente.

A boa notícia é que, cada vez mais, a questão do aleitamento materno se distancia do viés romantizado, e quem amamenta já consegue encontrar espaços seguros de troca e apoio – seja de maneira presencial ou à distância – para compartilhar suas vivências e experiências. A podosfera é um deles.

Mediante tanta oferta, então, nossa intenção é facilitar a sua vida. Por isso, selecionamos cinco episódios que se destacam entre importantes programas sobre parentalidade, que trazem a amamentação e suas dificuldades, vantagens, desvantagens e particularidades como assunto principal.

Recomende para a sua amiga que acabou de ter filho, use como ferramenta de acolhimento e autoidentificação, ou aproveita para conhecer mais sobre as questões sociais que estão relacionadas ao ato de amamentar.

Por que amamentar? – Mamilos

O Mamilos, um dos podcasts mais famosos e ouvidos do Brasil, traz neste episódio um compilado de relatos sobre aleitamento materno, com histórias diversas de mães do país inteiro, que compartilham suas dificuldades e descobertas após optarem pela amamentação.

Em cerca de uma hora de programa, as apresentadoras Cris Bartis e Ju Wallauer falam ainda com a consultora internacional de lactação e fonoaudióloga Kely Carvalho, que tira dúvidas sobre o tema e discute qual o papel da sociedade quando o assunto é amamentar.

  • Amamentação nos primeiros dias do bebê em casa. Por onde começar? – O Parto que Pariu

    Apresentado pelo obstetra Braulio Zorzella, especialista em parto humanizado, o podcast ‘O Parto que Pariu’, como o nome já indica, é focado, principalmente, nas temáticas que envolvem parto e gestação – mas não somente.

    Continua após a publicidade

    Este episódio, por exemplo, aborda a amamentação com um viés mais prático, ao oferecer dicas úteis para quem mais precisa delas. Regina Kneip, fonoaudióloga e expert em amamentação, é a convidada do programa, e fala sobre amamentação por livre demanda, ensina as melhores formas de preparar o peito para o aleitamento e discute os principais mitos e verdades sobre o ato de amamentar.

  • Amamentação e Cultura do Desmame com Verônica Linder – Maternidade de Guerrilha

    O podcast ‘Maternidade de Guerrilha’ enxerga a maternidade como militância, e traz episódios com temas focados não apenas na vivência materna, mas também no papel da sociedade para que a gente habite um mundo mais igualitário.

    Apresentado por Lian Tai e Julia Jasmin, este programa tem como convidada a jornalista, mãe solo e podcaster Veronica Linder, que fala, entre outras coisas, sobre seu processo com relação ao aleitamento, como mulheres ainda são impedidas de amamentar em locais públicos e sobre a cultura do desmame.

  • Partolândia #8: Amamentação – Partolândia

    Apresentado por Ludmila Pereira, ginecologista e obstetra, e Aline Viana, mãe de duas crianças, ‘Partolândia’ é outra alternativa para quem procura por um podcast sobre maternidade, gestação, parto e puerpério.

    De acordo com as apresentadoras, este episódio, sobre amamentação, foi um dos mais pedidos pelo público ouvinte, e traz, em uma conversa franca entre as duas, as angústias sobre querer amamentar, o preconceito frente a mulheres que não conseguem fazê-lo, e a sensibilidade e importância existentes no aleitamento.

  • #58: Vivendo uma amamentação possível – Peitocast

    Talvez você não saiba, mas no mundo da podosfera existe um podcast inteiramente dedicado ao tema da amamentação. O ‘Peitocast’, apresentado pela fisioterapeuta especialista em gestantes e aleitamento materno Virginia Ferreira, traz a cada novo episódio uma história diferente sobre o tema, contada por mulheres reais que compartilham suas vivências.

    Neste episódio, Virginia convida sua amiga Sabrina Baracho, que é mãe de duas crianças e optou por amamentar os filhos até os seis meses, seguindo com a livre demanda. A necessidade de apoio, as dúvidas e as importantes decisões durante todo o processo são contadas por ela, em meia hora de programa.

    Continua após a publicidade
    Publicidade