10 bons podcasts sobre parentalidade e saúde mental para pais e mães

Reunimos programas brasileiros e internacionais que falam sobre maternidade real, autoconhecimento e criação dos filhos.

Já faz alguns anos que os podcasts se popularizaram no Brasil e no mundo. Apesar de algumas pessoas ainda não estarem tão habituadas assim a ouvi-los, os programas, encontrados com facilidade em serviços e plataformas de streaming, são ótimas opções para escutar enquanto realizamos as atividades cotidianas ou em momentos de relaxamento. Ouvir um bom podcast pode fazer com que as horas no trânsito ou no transporte público passem mais rápido, ser boa companhia quando você tem de preparar as refeições, malhar, durante o banho ou, então, entre uma tarefa doméstica e outra.

Com uma demanda cada vez maior de programas, hoje em dia podemos dizer que existem podcasts sobre os mais variados temas, e inseridos em diversas categorias. Para pais e mães, de primeira viagem ou não, os programas e episódios que discutem assuntos relacionados à parentalidade e à saúde mental podem ser bastante interessantes, seja para enxergar os desafios da criação dos filhos sob novas perspectivas ou, então, voltar-se para dentro e entender o turbilhão de emoções que chega após o nascimento de um bebê com um pouco mais de gentileza e autocuidado.

Fizemos uma pesquisa esperta e listamos, a seguir, 10 podcasts nacionais e internacionais focados em autoconhecimento e parentalidade.

AfroPai

Primeiro podcast focado em paternidade negra do Brasil, o AfroPai é parte da plataforma Paizinho, Vírgula!. Os episódios tratam sobre negritude, ancestralidade e debatem experiências de pais negros de diferentes vivências.

Calcinha Larga

Criado em meio à pandemia de Coronavírus, o Calcinha Larga traz uma primeira temporada totalmente dedicada à maternidade mas, principalmente, às mães que são, antes de mais nada, mulheres. Apresentados por Camila Fremder, Tati Bernardi e Helen Ramos, os primeiros episódios tratam sobre temas como carga mental, culpa materna e exposição dos filhos, enquanto a segunda temporada é focada em relacionamentos (de todos os tipos) e, a terceira, sobre amizade.

Motherhood in Black and White

Se você manda bem no inglês, o podcast Motherhood in Black and White, como o nome já adianta, é apresentado por duas mães, uma branca e uma negra. Em episódios semanais, Kaanji Irby e Tara Campbell falam sobre desafios da maternidade, diversidade e a importância de criar consciência racial nas crianças – sem deixar de lado a cultura pop, paixão compartilhada por ambas.

Veja também

Mamilos

Um hit entre os fãs de podcast! Apesar de abordar semanalmente assuntos diversos com um viés mais jornalístico e de debate, o Mamilos, podcast fundado em 2014 e apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, traz episódios bastante relevantes sobre maternidade, paternidade, masculinidade, parto e adoção.

Veja também

Despertar Zen

Reunindo palestras da Monja Coen, fundadora da filosofia Zen Budista no Brasil, o Despertar Zen é o podcast ideal para quem procura entender melhor sobre espiritualidade, meditação, autoconhecimento e propósito. Os episódios, gravados no templo Tenzui Zenji, abordam também os limites do corpo e da mente e nos ajudam a compreender quais os mecanismos possíveis para uma vida mais tranquila. Pode ser um respiro escutar a Monja depois de um dia corrido aí na sua casa…

Jornada da Calma

Criado por Helena Galante, jornalista e editora da Veja São Paulo, o podcast Jornada da Calma traz convidados diversos, que atuam em diferentes áreas, para falar sobre as possibilidades de levar uma vida mais calma e serena. Afinal, não é o que todas as famílias mais buscam? Os episódios são semanais e já reuniram convidados como a apresentadora Angélica, o ator Cauã Reymond e a pedagoga Vivian Mozas, fundadora da Senses Montessori School.

We are Family

Mais uma opção para quem fala e entende inglês, o We Are Family é um programa da Parents, veículo especializado em parentalidade, que celebra a diversidade familiar em suas mais variadas versões e tamanhos. Apresentado por Shaun T. e Julia Dennison, o podcast aborda, entre outros assuntos, adoção, famílias LGBTQIA+ e maternidade solo.

Da gravidez ao primeiro chorinho

E o Bebê também tem um podcast! Em 40 episódios acompanhamos todas as semanas da sua gestação. Os programas são curtinhos e diretos, e a cada fim de ciclo mensal, convidamos um especialista para sanar as principais dúvidas das gestantes, desde o momento do atraso da menstruação à formação do novo embrião.

Sinuca de Bicos

O Sinuca de Bicos reúne episódios quinzenais sobre a maternidade real e sob as mais diferentes perspectivas. Apesar de ter sido interrompido em maio de 2020, o podcast conta com mais de 70 programas, em conversas sinceras e com altas doses de bom humor, que abordam, entre outras coisas, estereótipos de gênero, a quarentena devido à Covid-19 e autoestima na maternidade.

Podcast é a mãe!

Apresentado pelas jornalistas Bárbara dos Anjos Lima, Camila Borowsky e Juliana Tiraboschi, o podcast é mais uma recomendação para quem procura por programas que falem sobre a maternidade de maneira sincera e livre de romantizações. Com episódios que duram, em média, uma hora, o programa abrange temáticas variadas na vida de uma mãe, como escola em casa, prematuridade e medos infantis.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.