Vocês se lembram da lista de chamada da escola, papais e mamães? Se hoje, na sala dos nossos filhos, encontramos tantas Sofias, Theos, Enzos e Valentinas, na nossa época, outros nomes reinavam entre nossos amigos.
Com nostalgia e um tiquinho de saudade, nós buscamos no Censo brasileiro, os nomes mais registrados nos anos 1990. Pode ser uma ajuda e tanto para quem está à espera de um bebê e já tentou buscar opções de todas as formas, sem ainda conseguir encontrar a nomenclatura ideal.
Por isso, prepara a listinha aí – e o ! – para lembrar dos nomes de colegas de infância e, quem sabe, até o seu esteja aqui, se você nasceu nessa década!
Ana
Este nome, tão popular quanto bonito, faz jus à fama que ganhou na década de 90. Além de fazer parte da tendência dos curtinhos e abrir possibilidade para uma nomenclatura composta, Ana vem do hebraico e simboliza “aquela que é graciosa”.
Lucas
Lucas também não fica de fora da moda das nomenclaturas com poucas sílabas. Em sua origem grega, este nome era utilizado para se referir às pessoas que vinham da antiga região da Lucânia, mas também traz como simbologia “aquele que é iluminado”.
Amanda
Nomenclaturas com referência a sentimentos de carinho e afeição é o que não falta na década de 90 e este é o caso de Amanda. O nome deriva do verbo em latim amare e carrega em seu significado “aquela que é amável” ou “digna de amor”.
Rafael
Rafael é um dos tradicionais nomes religiosos que também não ficam de fora do gosto dos pais de 1990. A nomenclatura faz referência ao famoso arcanjo São Rafael e, em sua etimologia, representa “aquele que foi curado por Deus”.
Bruna
Na sua origem nórdica, este nome era utilizado para se referir àquelas meninas que tinham cabelos e olhos escuros, mas a nomenclatura também pode ser encarada como uma alusão a “armadura” e “proteção”. A variação masculina, Bruno, também era muito popular na época.
Gabriel
Além da participação nas histórias bíblicas, este nome ainda carrega um belo significado ligado à religiosidade. Do hebraico, pode simbolizar “aquele é forte” e “o que é de Deus”. Era tão comum na década de 90, que as classes costumam ter vários meninos com este nome!
Aline
Aline pode ter surgido como variação do nome germânico Adelina, que faz menção a “nobre” e “serpente”. A partir daí, carrega consigo as simbologias atreladas ao animal e seu significado, como “nobre protetora” e “força”.
Felipe
Além de ser uma ótima dupla para nomes compostos, Felipe representa em sua origem grega “aquele que ama cavalos” e, por isso, pode ser encarado como uma alusão “àquele que gosta de batalhas”.
Camila
Camila foi um hit nos anos 1990 e teve até música de sucesso com este nome! Suas raízes latinas fazem menção a uma personagem da mitologia romana, mas também pode ser visto como uma variação do egípcio para “aquela que é perfeita”.
Leonardo
Muito popular entre os brasileiros, esta nomenclatura vem do germânico e representa “leão corajoso”, inspirando no pequeno características relacionadas ao animal e à valentia. Também nome de um dos irmãos de uma dupla sertaneja de muito sucesso nessa época: Leandro e Leonardo.
(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! 😉)