10 nomes de bebê inspirados na cultura celta que serão tendência

A história do povo celta marca presença na cultura pop em séries e livros queridinhos dos pais. Então, por que não deixá-la inspirar o nome do bebê também?

Por Isabelle Aradzenka Atualizado em 13 jan 2022, 10h50 - Publicado em 10 jan 2022, 17h58

Se tem um novo integrante chegando na família, cedo ou tarde os pais precisarão separar um tempinho para decidir como a pequena ou o pequeno se chamará. E isso não é tarefa fácil! Então, que tal uma inspiração nova, baseada numa tendência gringa, para te ajudar nesta missão? As tradições dos antigos povos celtas, que marcaram a história do País de Gales, da Irlanda e da Escócia, já dominam a cultura pop, alguns livros e séries queridinhas, como “Outlander”,  “Game of Thrones”, “O Senhor dos Anéis”, “As Brumas de Avalon” e “Vikings”. Por isso, podemos esperar um montão de inspirações vindas de nomes de personagens e antigas lendas rolando por aí.

Entre tantas opções que inspiram força e valentia, atributos que não faltam nas nomenclaturas de origem celta, separamos em uma curadoria especial apenas os nomes que prometem fazer bastante sucesso entre os pais que desejam homenagear os seus protagonistas favoritos ou que apenas se identifiquem com a bagagem histórica dos opções. Estão preparados?

Ronan

Ronan, que carrega apelidos carinhosos como Ron, vem do irlandês e significa “pacto” ou “pequeno selo”. Além disso, essa nomenclatura era dada a um importante santo na Irlanda e apresenta uma pronúncia forte e notável para o menino a caminho.

Lana

Apesar de bastante variada, a origem celta de Lana carrega fortes simbologias para o nome: pode ter surgido como referência de “minha criança” ou como variação das palavras Allen e Alun, que representam “a rocha”, “paz” e “harmonia”. Seja qual for a opção, sabemos que a pequena Lana trará equilíbrio e valentia em seu .

Artur

Força e coragem são atributos que não faltam em nomes celtas como Artur. A nomenclatura apresenta o significado de “rei urso” e a sua variação inglesa também carrega “aquele que é forte” e “nobre” como simbologia.

Elora

Além de possuir uma pronúncia meiga, o nome Elora, traz a magia e o encanto junto ao seu significado celta, que se refere a “rainha das fadas”. E se os pais quiserem uma dose extra de graciosidade, podem apostar no apelido Lola para a menininha a caminho.

Continua após a publicidade

Kevin

Podem se preparar para receber um menino cativante, pois Kevin tem como significado do celta “aquele que é belo desde o nascimento” e “amado”, além de se referir a atributos como bondade, gentileza e harmonia em sua simbologia.

Sabrina

Inspirando uma pequena forte e estonteante, Sabrina carrega em seu significado “princesa”. A nomenclatura se refere à protagonista de uma antiga lenda céltica que acabou nomeando o maior rio da Grã-Bretanha, Severn.

Allan

Assim como Lana, acredita-se que Allan seja uma referência a “belo”, “formosura” e “harmonia”. Além disso, a nomenclatura também faz alusão a “rocha” e, combinando as suas simbologias, pode inspirar um pequeno destemido e apaixonante.

Maeve

Se não bastasse a bela e forte pronúncia de Maeve para iluminar atributos como a valentia na menina a caminho, a nomenclatura ainda faz menção a uma inteligente rainha guerreira da Irlanda e possui como significado “aquela que intoxica”. Ou seja, podem esperar uma menina cativante e intensa a caminho!

Dilan

Além de ser traduzido como “correnteza”, Dilan (ou Dylan) era um nome associado a “aquele que veio do mar” de acordo com a mitologia galesa. Essa nomenclatura também pode ser encarada como uma variação do irlandês Dillon, que significa “como um leão”.

Brenda

Se referindo a “corvo fêmea”, do escocês Brendam, esta nomenclatura carrega como simbolismo os atributos de “inteligência”, “liderança” e “sabedoria” associados ao animal e à história do nome.

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá!)

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade