Nomes curtos e simbólicos para meninos

De fácil pronúncia, os nomes com duas sílabas trazem significados marcantes. Vem menino por aí? Então já sabe! 

12

por Flávia Antunes

Se na década de 90 os nomes mais longos estavam na moda, agora é a vez dos curtinhos! Com no máximo duas sílabas, eles são fáceis de pronunciar e escrever, e trazem consigo significados emblemáticos. Confira nossa seleção de nomes curtos, modernos e simbólicos para o bebê.

1

O nome indiano vem ganhando muito destaque – e não à toa! O termo curtinho vem do hindi e tem um significado super representativo: “benevolente” ou “deus sol”. Por ser associado ao sol, o nome carrega também outras virtudes, como a luz e o conhecimento. 

Ravi

2

Noah é daqueles nomes delicados, de fácil pronúncia e que traz leveza em seu significado. Derivado do hebraico “noach”, quer dizer “conforto” e “descanso”. É comum na língua inglesa e tem “Noé” como seu equivalente português, que remete ao personagem bíblico do dilúvio.

Noah

3

Os nomes com final “el” estão em alta (como “Rael” e “Abel). Existem algumas possibilidades de significado. A mais conhecida aponta que ele teria surgido de um termo bretão, traduzido como “belo” ou “generoso”. 

Gael

4

Você sabia que Enzo Gabriel foi o nome mais registrado nos cartórios brasileiros por dois anos consecutivos? O hit Enzo é a forma italiana de Henrique, que significa algo como “o senhor da fortaleza” ou “o senhor do lar”. Poderoso, hein?

Enzo

5

Muitas origens são associadas à este nome. Ele significa “leão” em albanês, mas também pode vir de uma raiz germânica para “guerreiro”. Há quem diga ainda que pode ser o masculino de Luana, que equivale a “tranquilo”, ou então que derive de Luna, que é “lua” em latim. 

Luan

6

Yuri

Começando com “I” ou com “Y”, Yuri é considerado a forma russa do nome “Jorge”, que por sua vez vem do grego e significa “agricultor”. Além disso, o termo ganha um significado especial quando consultamos o hebraico “Uri”, que quer dizer “luz de Deus”, ou a palavra japonesa, associada à “lírio”.

7

A versão francesa do nome Henrique é uma opção super delicada. O termo deriva da palavra germânica “Heimerich” que, ao analisar sua composição, chegamos em algo como “senhor do lar”. Curiosidade: o nome foi bastante comum entre a realeza.

Henri

8

Se a ideia for escolher um nome tipicamente brasileiro, Cauã é uma ótima opção! De origem tupi, ele significa “gavião” e é como os índios desta tribo chamavam todas as aves de rapina da família do falcão. No Brasil, o nome também é escrito como “Cauan”, “Kauã” e “Kauan”.

Cauã

9

“Sempre poderoso” ou “sempre rei” são os principais significados deste nome de origem escandinava. E olha que coincidência: Erik, sua variação, é tão popular entre a realeza da Escandinávia que já foi o nome de doze reis, se juntarmos Suécia, Dinamarca e Noruega.

Eric

10

Segundo a Bíblia, Levi é um dos 12 filhos de Jacó e de uma das 12 tribos de Israel. Para além da menção religiosa, o nome traz também o significado de “unido” ou “ligado”, tradução da palavra hebraica “Lewi”. 

Levi

Leia mais significados de nomes no site