Continua após publicidade

10 nomes de bebê tão poéticos e simbólicos quanto os dias de outono

Folhas caindo e o tempo mais friozinho: o outono chegou! Para os pequeninos que vêm nesta data, que tal escolher os seus nome se baseando na estação?

Por Isabelle Aradzenka
Atualizado em 23 mar 2022, 17h09 - Publicado em 23 mar 2022, 17h00

Depois dos dias de calor e muito iluminados do verão, damos boas-vindas a uma das estações mais simbólicas do ano: o outono. É tempo de folhas secas voando por aí, tons quentes como vermelho, amarelo e marrom e, principalmente, uma forte energia de renovação no ar.

E claro que, se a família está busca de uma inspiração de nomenclatura para um bebezinho que nascerá nos dias de outono – ou que tenha sido concebido entre 20 de março e 20 de junho -, nada mais simbólico do que ligar o nome da criança à magia da estação.

Entre tantas possibilidades, o outono é uma data marcada pela colheita dos últimos frutos antes do tempo gélido do inverno e pela reflexão do que foram os dias que se passaram. Por isso, também é um período de mudança e preparo para um novo ciclo que está por vir. Notou alguma semelhança com a fase que a família enfrenta por aí?

Com esta bela simbologia da estação em mente, já podemos mergulhar na lista recheada de nomenclaturas que fazem referência à colheita, aos ares de renovação, às cores, frutos e outras marcas outonais. Vamos lá?

Continua após a publicidade

Aurélia

Seguindo a tendência dos nomes antiguinhos, já começamos esta seleção com Aurélia que, além de ter uma pronúncia doce e única como o próprio outono, faz alusão a “dourada” ou “filha do ouro”, cor característica da estação. Ah, e claro que o seu significado e as suas raízes hebraicas também podem relacionar a pequena à ideia de riqueza e preciosidade.

Marcus

Marcus é a versão hebraica de um nome bastante comum no Brasil: Marcos. A nomenclatura significa “aquele que é relativo a Marte”, um importante Deus da mitologia romana, que se apresenta como um personagem destemido, responsável pela guerra e principalmente pela colheita nos campos e a atividade da agricultura.

Continua após a publicidade

Graziella

A ortografia distinta de Graziella já é um chamativo por si só, mas a sua relação com o outono está no fato de que a nomenclatura dá o nome a uma bela espécie de planta que ganha cores alaranjadas nesta estação, a Graziella Maiden Grass, em inglês. Além disso, Graziella também ganha o significado de “graciosa”, como diminutivo do nome italiano Grazia.

Guido

Este nome curtinho, que já vale como um lindo apelido, representa, em seu significado germânico, o imaginário de uma das paisagens mais simbólicas trazidas pela estação: “aquele que é do bosque” ou “da floresta”. Ótimos passeios ao ar livre e a calmaria destes lugares é o que a nomenclatura promete para o bebezinho, né?

Continua após a publicidade

Laura

A nomenclatura Laura vem do latim laurus e significa literalmente “loureiro” e “louro”. O loureiro é uma das poucas árvores que mantêm as suas folhas no outono e é justamente no começo desta estação que ela dará os seus frutos, além disso, a planta é uma bela simbologia para “vitoriosa”.

George

George é uma variação de um nome bem popular por décadas aqui no Brasil: Jorge. O seu significado vem do grego para simbolizar “terra” ou “agricultor”, elementos bastante presentes nas simbologias do outono!

Continua após a publicidade

Tália

Tália ou Thalia também não fica de fora das nomenclaturas que fazem referência ao período de colheita. Este era o nome de uma conhecida musa das graças gregas e carrega em seu significado “viço”, “e “abundância”, no sentido de festejo.

Akira

Esta nomenclatura de origem japonesa não poderia ficar de foras das inspirações para o garotinho que está a caminho. O seu significado faz alusão direta a “um outono excelente”, além de carregar a simbologia de “aquele que é talentoso” e “iluminado”.

Silvana

Além de ser representação de  “aquela que vive na floresta”, esta forte nomenclatura latina, em sua versão masculina, era dada para representar o Deus das florestas na mitologia romana e, consequentemente, quem trabalhava perto delas.

Continua após a publicidade

Ilan

Esta nomenclatura singular e potente pode também ser utilizada para representar o feminino, em sua variação Ilana. Além disso, a sua origem hebraica significa literalmente “árvore” e todos as simbologias atreladas a ela, um ator importante no ciclo outonal.

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! 😉)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade