5 escolhas de nomes que você deveria evitar colocar no bebê em 2022

Algumas nomenclaturas podem remeter a fatos históricos desagradáveis, personalidades polêmicas ou outro fator que seria melhor não associar aos filhos.

Por Da Redação Atualizado em 25 nov 2021, 18h14 - Publicado em 25 nov 2021, 16h23

Os sites especializados em nomes apontam que, após quase dois anos em pandemia, pais e mães que esperam pela chegada do bebê em 2022 tendem a optar por nomes que remetem a sentimentos como otimismo, fé e esperança. Não por acaso, além de algumas ideias mais diferentonas, inspirações vindas da natureza e relacionadas a viagens e escapismo encabeçam as tendências de nomes de bebês para o próximo ano.

Por outro lado, antes de bater o martelo de como seu filho vai se chamar, o ideal é pesquisar, levar em consideração algumas importantes questões e estar muito bem informado. Isso porque certas nomenclaturas podem remeter a fatos históricos desagradáveis, personalidades não muito queridas ou algum outro fator que preferimos não associar aos filhos.

Reunimos a seguir, 10 nomes que você deveria evitar colocar no seu bebê. Lembrando que nossa intenção não é ditar regras sobre as suas decisões, mas apenas relembrar que alguns nomes podem virar motivo de insatisfação quando o pequeno tiver mais entendimento sobre si próprio.

1. Nomes datados

Alguns nomes acabam sendo representação de um momento. Seja por um marco histórico, por algum filme ou personalidade que faz sucesso na época ou por ser popular de alguma maneira.

É o caso de ‘Alexa’, por exemplo.  De origem grega, a nomenclatura quer dizer defensora e protetora, mas é também o nome dado ao serviço de assistente virtual desenvolvido pela Amazon, lançado em 2014 e presente no Brasil desde 2019.

Por mais que você ou sua família não sejam tão ligados assim em tecnologia, é quase impossível, na atualidade, não associar o nome ao produto, cada vez mais presente em casas e empresas, o que pode acabar gerando piadinhas cansativas no futuro da sua filha. Na dúvida, opte por um outro nome de menina que comece com ‘A’.

2. Políticos 

Sem saber se o seu filho terá afinidade com o tema, é preciso ter cuidado ao usar nomes que remetam a personalidades deste campo para que a criança não fique associada à figuras problemáticas. Por exemplo, foi-se o tempo em que ‘Donald’ remetia ao Pato Donald, personagem de Walt Disney. Isso porque, em 2016, o magnata e apresentador de TV Donald Trump se tornou presidente dos Estados Unidos.

Junto de seu governo contraditório e polêmico, a popularidade do nome ‘Donald’ acabou caindo muito e, por mais que ele não ocupe mais o cargo, leva-se tempo para que a figura se desassocie da nomenclatura. O mesmo vale para ‘Jair’, o nome do atual presidente do Brasil, que pode não ser uma boa opção para seu bebê em decorrência do seu mandato conturbado. 

Em ambos os casos, vale ter em mente que este tipo de nomenclatura marcaria o seu filho com um posicionamento político que pode não vir a ser o dele no futuro, além de lhe causar transtornos ou zombarias. Apostar em opções mais neutras, mas ainda com belos significados, pode ser a saída! 

3. Ditadores 

Ainda que o seu pequeno chegue ao mundo em 2022, existem algumas nomenclaturas que ficaram marcadas historicamente e não de um jeito positivo. Os nomes associados a ditadores são exemplos claros disso, como Adolfo, que remete imediatamente a Adolf Hitler, político alemão e líder do partido nazista durante a Segunda Guerra Mundial, grande responsável pelo Holocausto e extermínio de judeus. 

Continua após a publicidade

‘Benito’, de origem italiana, é uma variação do nome Benedito, que do latim benedictus significa aquele que é bendito, ou abençoado. Na história, porém, Benito é também o nome de um dos maiores tiranos do século XX, Benito Mussolini, líder do Partido Fascista na Itália. 

Se você procura por um nome de origem italiana, como Benito, há diversas opções com significados interessantes e zero problemáticos para escolher.

4. Coronavírus

Com a pandemia causada pela Covid-19, o ano de 2020 foi marcado por nomenclaturas que remetem à esperança, o sentimento tão desejado neste período mundialmente desafiador. Em contrapartida, outros nomes associados ao coronavírus foram aparecendo, mas sem ser vistos com bons olhos, já que estão ligados a um momento tão negativo para as milhões de famílias que sofreram com a doença.

‘Rona’, por exemplo,  é ousado e foge do comum, mas pode não ser uma boa opção. Isso porque o nome curtinho, com cara de apelido, em países como Estados Unidos, se tornou uma das várias denominações populares do Coronavírus (usando o sufixo como gíria para ‘Corona’). É o mesmo caso de ‘Corina’, que perdeu popularidade por lembrar da doença. 

Outra opção negativa, por fazer parte da coletânea de nomes originários da pandemia, é ‘Lockie’ (ou ‘Loki’). Ele pode ser facilmente associado à palavra ‘lockdown’, termo em inglês bastante usado entre 2020 e 2021 para definir o confinamento total de pessoas durante os picos da Covid.

Procurando por nomes neutros? Há alternativas mais positivas para escolher!

5. Criminosos

Alguns crimes acabam marcados na história e causam muita comoção pública, por isso, é natural que o nome de quem os cometeu fique gravado na memória popular.

É o caso da nomenclatura ‘Suzane’, cujo o significado é lírio e remete a pureza, mas que é agora associado ao de Suzane Von Richthofen, cuja história ganhou enormes proporções no Brasil após ela ter sido responsável por comandar o assassinato dos próprios pais, em 2002.

Claro que muitas outras pessoas possuem este nome mas, apesar de relativamente antigo, este crime continua sendo um dos mais lembrados pelos brasileiros e, inclusive, serviu de inspiração para a produção de dois filmes  lançados em 2021, o que reascendeu a memória sobre Suzane. 

Se você curte nomes antiguinhos, aqui separamos os que possuem significados mais bonitos.

Continua após a publicidade

Publicidade