8 filmes e curtas infantis que já ganharam Oscar e você precisa assistir!

Reunimos títulos que já levaram estatuetas nos últimos seis anos e que garantem entretenimento e mensagens especiais para toda a família.

Por Flávia Antunes Atualizado em 26 abr 2021, 18h17 - Publicado em 26 abr 2021, 17h42

Sabemos como é frustrante passar um tempão escolhendo qual filme assistir e acabar se decepcionando no final. O risco da programação não agradar sempre existe – até porque gosto é muito pessoal, né? -, mas confiar na opinião de especialistas no assunto é uma saída interessante para não cair em ciladas.

Aproveitando que o Oscar 2021 aconteceu no domingo (25) e premiou o cultuado “Soul”, da Pixar, resgatamos curtas e longas infantis imperdíveis que já levaram alguma estatueta para casa e que merecem a atenção da sua família.

  • Alguns são curtas, que não passam de dez minutinhos, enquanto outros são longas inspiradíssimos, mas todos garantem momentos de diversão, ensinamentos e, quem sabe, arranquem algumas lagriminhas por aí. Confira as sinopses e onde assistir a cada uma das produções:

    Toy Story 4

    Categoria: Melhor Animação (2020)

    Onde assistir: Disney+

    Continua após a publicidade

    (Se você ainda não tem a assinatura, clique aqui pra fazer agora!)

    Se você perguntar para um fã da Disney qual o filme preferido dele, é bem possível que responda “Toy Story”. A sequência acompanha muitas pessoas desde a infância (o primeiro longa foi lançado em 1995) e tem um lugarzinho reservado no coração do público, principalmente pelas histórias envolventes e com doses de humor de Woody, Buzz e os outros bonecos do menino Andy.

    No quarto filme da Pixar, o caubói e seus amigos agora são brinquedos do quarto da pequena Bonnie e partem pra uma viagem de férias com ela. Só que, Woody, ao tentar salvar o novo brinquedo da menininha, o atrapalhado Garfinho, acaba ficando pela estrada.

    Os dois então partem numa aventura para tentar reencontrar a dona e sua turma, mas a jornada vai mudar a vida de Woody. Espere novos vilões, amigos do passado e grandes lições sobre amizade.

    Hair Love

    Categoria: Melhor Curta-Metragem (2020)

    Onde assistir: Youtube

    Representatividade, valorização étnica e cultural e (muita) fofura se reúnem nesse curta que inclusive deve se transformar em série de tanto sucesso que fez! O desenho conta a história de uma garotinha negra chamada Zuri, que com a ajuda de seu pai batalha para fazer um penteado em seu cabelo afro.

    Além da mensagem sobre os desafios paternos, a trama caminha para uma mensagem mais profunda sobre autoestima, identificação com as origens e, principalmente, aceitação. Saiba mais sobre a história aqui.

    Bao

    Categoria: Melhor Curta-Metragem (2019)

    Onde assistir: Disney+

    Continua após a publicidade

    Outro curta que deu o que falar foi “Bao”. A trama acompanha a complexa relação entre uma mãe e seu filho, através da metáfora da protagonista que cuida de um pãozinho chinês que ganha vida. Apesar dos poucos minutos de duração, a animação traz reflexões importantes para toda a família. Para os adultos, a mensagem principal é sobre como dosar os cuidados com os pequenos, sem deixar de incentivar a sua liberdade.

    Já as crianças, são levadas a valorizar os esforços maternos e reconhecer a dedicação dos pais. Ah, e mais um fato bacana sobre a produção é que ela tem direção e roteiro de Domee Shi, a primeira mulher a dirigir um curta da Pixar em 32 anos. Vale o play!

  • Viva – A Vida é uma Festa

    Categoria: Melhor Animação e Melhor Canção Original (2018)

    Onde assistir: Disney+

    Continua após a publicidade

    Com músicas contagiantes e cenários coloridos, “Viva – A Vida é uma Festa” é daquelas produções de tirar o fôlego! Situada em uma aldeia rural no interior do México, a trama gira em torno do menino Miguel, que sonha em ser um grande músico e viaja para a Terra dos Mortos para desvendar o segredo por trás de sua família.

    Além de falar sobre memória e sobre a importância de não deixar de lado as suas raízes, a animação retrata a rica cultura mexicana e aborda de forma delicada e compreensível para as crianças temas densos, como morte e luto.

    Zootopia

    Categoria: Melhor Animação (2017)

    Onde assistir: Disney+

    Continua após a publicidade

    Em uma cidade moderna habitada por animais, cada um tem a sua função para desempenhar. Judy, por exemplo, é uma coelhinha que veio de uma família de agricultores, mas sonha em ser uma detetive profissional. Tudo parece caminhar bem rumo ao seu sonho, até que depois de passar no teste ela é encaminhada para trabalhar como guarda de trânsito.

    A determinada protagonista não desanima e finalmente é destacada para resolver um caso de verdade. Com um “porém”: ela terá apenas 48 horas para solucionar um mistério e terá que pedir ajuda a um raposo malandro, que adora pregar peças. Já adiantamos: o filme foi sucesso de bilheteria e não à toa!

    Mogli: O Menino Lobo

    Categoria: Melhores Efeitos Visuais (2017)

    Onde assistir: Disney+

    Continua após a publicidade

    Adaptações de histórias queridas no formato de live-action costumam dividir opiniões. No caso de “Mogli”, porém, a aceitação foi quase unânime, fazendo com que recebesse a estatueta por seus efeitos visuais.

    Apesar de pequenas mudanças aqui e ali, a narrativa segue a história original sobre a vida de Mogli, um menino criado por lobos que precisa deixar o seu lar depois de ser ameaçado por um grande tigre. A partir daí, o pequeno se depara com muitos desafios na selva em busca de uma aldeia de humanos que possa lhe abrigar. O bom é que ele pode contar com a companhia do simpático urso Balu, que alegra o caminho com suas canções divertidas.

  • Divertida Mente

    Categoria: Melhor Animação (2016)

    Onde assistir: Disney+

    Continua após a publicidade

    Já imaginou poder saber tudo o que acontece dentro da sua cabeça quando você sente raiva ou fica feliz? O longa bem-humorado da Disney, lançado em 2015, permite isso e mais um pouco!

    Tudo começa quando Riley, uma garota de 11 anos, se muda de cidade com os pais. Entre fazer novas amizades e lidar com os desafios típicos da idade, a menina entra em uma verdadeira montanha-russa de emoções (e acompanhamos de perto a confusão entre Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho, personagens que comandam o cérebro da protagonista).

    A produção é um jeito lúdico de ensinar as crianças sobre o que sentem e para ajudá-las no processo de nomear os próprios sentimentos.

    Operação Big Hero

    Categoria: Melhor Animação (2015)

    Onde assistir: Disney+

    Continua após a publicidade

    Em uma metrópole fictícia que junta características de Tóquio e São Francisco, vive um jovem prodígio chamado Hiro, que sempre é salvo pelo irmão quando se mete em enrascadas. Só que o destino vai lhe dar uma rasteira e ele acabará tendo que amadurecer à força, ao mesmo tempo em que descobre que uma conspiração criminosa está tomando a cidade.

    Para combater este mal, ele contará com um time de estudantes cientistas e o robô médico Baymax, que vai se mostrar bem mais do que apenas uma criatura tecnológica (muito fofa). Spoiler: é mais emocionante do que parece!

    Continua após a publicidade
    Publicidade