Continua após publicidade

Nomes de bebê: 10 sugestões cheias de charme que terminam com a letra “Y”

Inspirações bíblicas, para pequenos "da realeza" ou para crianças cercadas de paz. Que tal investir em alguma destas opções?

Por Isabelle Aradzenka
Atualizado em 17 abr 2023, 18h03 - Publicado em 17 abr 2023, 16h52

Alguns fatores devem ser ponderados ao escolher o nome de um filho. Os pais procuram versões ousadas ou mais populares, por exemplo? As opções estrangeiras, que têm uma grafia menos comum do que estamos acostumados, são uma boa pedida? A família não precisa responder todas as perguntas nas primeiras pesquisas, mas vale pensar em vários aspectos possíveis na hora da decisão final – e checar inspirações de inúmeros tipos!

Há pais que amam nomenclaturas com “Y”, seja no começo, no meio ou no final. Já outros podem ter um pé atrás com essa letrinha, considerada um pouco “diferente”. No entanto, uma coisa é indiscutível: ela rouba a cena! Por aqui, reunimos 10 nomes de bebê para meninos e meninas que terminam em “Y”.  Quem sabe algum deles não se torna o escolhido para a criança que está chegando?

Chay

“Homem livre” e “vida”.

Uma sugestão autêntica e com diferentes origens! Chay é uma versão abreviada de Charles, nome alemão que remete a “homem livre. Além disso, pode ser uma variação do hebraico Caim, filho de Adão e Eva, na Bíblia. Chayyim, na língua hebraica, também representa “vida”.

Continua após a publicidade

Stefany

“Coroada”

Preparados para conviver com uma princesa em casa? Stefany, ou Stephany, trata-se de um nome grego clássico cujo significado é “coroa”.

Antony

“Valioso” e “como uma flor”

Um nome para celebrar a vida do bebê! Muito famoso na Roma antiga, Antony, variação de Anthony ou de Antônio, origina-se através das palavras gregas antónios, que quer dizer “valioso”, e anthos, “flor”.

Continua após a publicidade

Lily

“Lírio” e “pura”

Lily é um nome em latim que significa “pura”. Além disso, do inglês, o termo pode ser traduzido como “lírio”, uma flor que simboliza a pureza, a inocência e a paz.

Henry

“Príncipe do lar”

Continua após a publicidade

A ideia surge do nome alemão Heimeric, que também dá origem a Henrique. Sua tradução faz referência a “governante da casa” ou “príncipe”.

Kelly

“Guerreira” e “da floresta”

Forte e ousado! Kelly é um nome irlandês de gênero neutro que se popularizou entre as garotinhas aqui no Brasil. Pode significar “Ceallach”, termo entendido como “guerra”, ou Chenleie, que alude a “aquela que veio da floresta”.

Continua após a publicidade

Gregory

“Aquele que vigia”

Um nome para um pequeno líder – e um grande protetor! Gregory, ou Gregório, é uma nomenclatura de origem grega traduzida como “vigilante”.

Zoey

“Vida”

Uma promessa de luz para o caminho da bebê! Zoey, variação de Zoe, significa “vida”, através do termo grego Zoë. Além disso, é uma versão do nome hebraico Eva, que remete a “fonte de vida”.

Continua após a publicidade

Kay

“Puro” e “aquele que vem do mar”

Kay tem gênero neutro e, em sua origem grega, significa “puro”. Além de compor outras nomenclaturas, ele também pode ser registrado como Kaye ou Kai. No Havaí, Kai ganha a simbologia de “oceano”.

Bethany

“Casa dos figos”

Bethany, ou Betânia, é uma tradução do hebraico para “casa dos figos”. Aparece na Bíblia, como o nome do vilarejo onde Jesus passou a Semana Santa, antes de viajar para Jerusalém. A figueira também é símbolo de prosperidade e segurança!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade