Continua após publicidade

15 ideias de nome masculino para 2024 sugeridas pelo ChatGPT

Alô, você que está grávida! A Inteligência Artificial pode ser uma forte aliada no processo criativo de escolher como seu bebê se chamará!

Por Ligia Moraes
Atualizado em 14 nov 2023, 16h47 - Publicado em 14 nov 2023, 16h25

Escolher um nome para um bebê é uma jornada emocionante e significativa na vida dos pais, e a busca por inspiração pode assumir diversas formas.

Cada vez mais popular, o ChatGPT surge como uma ferramenta com o potencial de desempenhar inúmeras funções, como pesquisa e aprimoramento da criatividade. Usar essa tecnologia para decidir como a criança que está a caminho se chamará pode ser uma experiência interessante, proporcionando não apenas opções únicas, mas também uma riqueza de significados culturais.

Então, por que não contar com o auxílio da Inteligência Artificial nessa hora? Assim, selecionamos 15 nomes de bebê masculinos que vão ser tendência em 2024, de acordo com o ChatGPT:

Cauã

“Gavião”, “falcão”

Cauã é um nome de origem indígena que significa “gavião” . Era como os povos tupis chamavam todas as aves de rapina da família do falcão. Trata-se de uma escolha popular no Brasil, conectando-se à rica herança originária brasileira.

Continua após a publicidade

Liam 

“Aquele cuja vontade é proteger”

Uma variação do nome de origem germânica William, que, por sua vez, surgiu a partir de Willahelm, como resultado da união de wil, que significa “desejo” ou “vontade” e helm, que se refere a “proteção”. Liam é um nome moderno e popular em muitos países de língua inglesa.

Akio 

“Menino iluminado”

A sugestão tem origem japonesa e remete a “homem brilhante” ou “homem lúcido”. Reflete a valorização da inteligência e da clareza.

Sebastian

“Venerável”, “reverenciado”

Continua após a publicidade

É a variante inglesa de Sebastião, que vem do nome grego Sebastianós, derivado de sebastós, quer dizer “sagrado” ou “nobre”. É um nome clássico com uma aura de elegância.

Aryan

 “Nobre” ou “corajoso”

Surge como abreviação do hebraico Aryeh, que significa “leão”, carregando o simbolismo de poder e coragem. Além disso, Leão de Judá é uma das formas como Jesus é chamado entre os cristãos. Assim sendo, Aryan reflete ainda valores culturais e religiosos. 

Nolan 

“Notável”, “famoso”

Trata-se de um nome inglês masculino que se originou a partir do gaélico Ó Nualláin, que pode ser traduzido como “descendente do campeão” ou simplesmente “famoso e nobre”

Continua após a publicidade

Nikolai 

“Vitorioso”, “o que conduz o povo à vitória”

Uma versão russa e búlgara de Nicolas, que vem do grego Nikólaos. É o resultado da junção dos elementos níke, que significa “vitória”, e laos (“povo”). Um nome robusto com forte tradição entre os povos eslavos.

Dante 

“Eterno”

Embora apresente raízes latinas, Dante tem sido adotado em várias culturas africanas. Vem de Durante Durans e carrega simbologias como “constante”, “duradouro”, “estável” e “permanente”.

Continua após a publicidade

Tariq 

“Estrela do amanhã”, “o que vem de noite”

Nome árabe que significa “aquele que bate à porta durante a noite”, mas pode ser interpretado como “o que vem de noite”. É um nome que representa a esperança de um novo começo por ser, ainda, uma referência a “estrela da manhã”. Usa-se bastante a grafia Tarik também.

Aiden

“Pequeno fogo”

Tem origem celta, a partir do nome irlândes Aodhán, derivado de Áedán, diminutivo de Áed. Faz alusão a “pequeno fogo”, “breve chama”. É um nome alegre e vibrante, que remete ao calor e ao aconchego proporcionado pelo fogo.

Kai

“Aquele que vem do mar”

Continua após a publicidade

Kai tem origem havaiana e é especialmente popular em países asiático. Simboliza “mar” ou “oceano” e, por extensão, “aquele ou aquela que vem do mar”. O nome reflete uma conexão com a natureza, mais especificamente com a vida marinha. 

Luka

“Luminoso”, “da Lucânia”

Uma variação do nome Lucas, que, por sua vez, se originou a partir do grego Loukanos, uma referência a “da Lucânia”, região que hoje se compreende como a Basilicata, na Itália. A partir da raiz lyke, luk e luc, quer dizer “luz”. Portanto, Luka ainda teria o significado de “luminoso” ou “brilhante”.

Leon

“Valente como um leão”

Vem do vocábulo grego leon, que quer dizer “leão”, figura tradicionalmente associada à força e poder. Foi um nome muito comum entre os judeus na Inglaterra durante a Idade Média. 

Gustavo 

“Protegido por Deus”

O nome tem raiz alemã e surge através Gustaf, que, a partir do germânico latinizado Chustaffus, pode ser traduzido como “protegido por Deus”. Gustavo carrega a ideia de força e liderança.

Joaquim

“Jeová estabeleceu”, “Deus estabeleceu”

Sugestão muito tradicional em Portugal, mas de origem hebraica, com fortes reízes religiosas. Surge de Jehoiachim, que significa “Jeová estabeleceu” ou “Deus estabeleceu”. De acordo com a tradição cristã, Joaquim também era o nome do avô de Jesus Cristo.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade