Continua após publicidade

10 nomes de origem africana para celebrar a ancestralidade do bebê

Estas nomenclaturas têm raízes em diferentes partes do continente africano e prometem exaltar a história da família

Por Isabelle Aradzenka
14 nov 2022, 10h00

Se o objetivo dos pais por aí é homenagear a ancestralidade africana da família e criar uma conexão especial do bebezinho que está chegando à casa com suas origens, por que não apostar em nomes típicos da região?

Separamos algumas ideias de nomenclaturas originadas em diferentes línguas e partes do continente africano para auxiliar na escolha dos futuros cuidadores. Inspiração não vai faltar!

Anaya

Opção delicada, mas de pronúncia forte! É possível que tenha se originado na parte ocidental do continente africano e muitas pessoas o encaram como um nome típico da Nigéria. Seu belo significado remete a “aquela que olha e admira Deus”.

Kayin

Kayin deriva do iorubá, idioma falado principalmente na Nigéria e demais países da África ocidental. Pode ser atribuído a meninos e meninas, carregando a simbologia de “criança muito desejada e aguardada”.

Jamila

A sugestão está presente na região norte da África e, portanto, possui raízes árabes. Seu significado vem para representar uma bebezinha “bonita” e “formosa”. Um charme!

Continua após a publicidade

Daren

Daren é uma nomenclatura com múltiplas possibilidades de origem. A partir de suas raízes nigerianas, traz a simbologia de “nascido à noite” ou mesmo “filho da noite”. Intenso, não é mesmo?

Zuri

Bastante popular, origina-se na língua suaíli, falada desde a Somália, Quênia, Tanzânia e até Moçambique. É mais utilizado entre as meninas, mas também serve para os garotinhos. O significado faz alusão a “bonita” ou “linda”.

Ghedi

Opção menos comum, mas tão bonita quanto as demais para o menino! Acredita-se que suas raízes sejam somalianas. A nomenclatura remete a “viajante” – perfeito para famílias que adoram uma aventura!

Continua após a publicidade

Dandara

Trata-se, na verdade, do nome atribuído à guerreira que fazia parte do Quilombo dos Palmares, no período colonial brasileiro. Além de participar das batalhas contra o regime de escravidão no Brasil, ela era esposa do líder, Zumbi dos Palmares. Carrega o significado de “princesa guerreira”.

Zaki

Zaki é mais uma nomenclatura com origem na parte norte do continente africano. Dessa forma, suas raízes árabes trazem a linda ideia de “aquele que é puro” e “cheio de virtude”!

Luena

Único e muito atraente, acredita-se que o nome tenha se originado como menção à capital de Moxico, em Angola. Assim, significa  “rio”, atribuindo as simbologias de “renovação”, “fluidez” e “mudança” para a garotinha.

Akin

Curtinho e poderoso, Akin se origina no iorubá para representar um menino “corajoso” e “heroico”. Ideal para inspirar muita força e perseverança na caminhada do bebê!

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade